sábado, 31 de outubro de 2009
Final do Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura nas Aldeias do Xisto
De 5 a 15 de Novembro as Aldeias do Xisto presenciam emoções fortes. As Aldeias do Xisto são um dos principais patrocinadores deste mega-evento, que promete atrair muito público e encantar os participantes.
A maior parte da Prova disputa-se assim neste magnífico território, que para além de ser excelente para este tipo de desporto, possui boas infra estruturas de apoio. O que, aliado a paisagens deslumbrantes, se torna o cenário ideal para uma disputa em que rivalizam os melhores atletas e as melhores equipas a nível mundial. Parques Naturais, Áreas de Protecção Especial, Monumentos Classificados e um vasto Património Cultural serão alguns dos segredos que os atletas irão descobrir ao longo dos seis dias do ARWC Portugal 2009!
Este será um desafio onde a técnica dos atletas e o trabalho de equipa é levado ao extremo, sendo certos os momentos em que a adrenalina andará ao rubro. Sempre com muita acção. A 7ª edição do Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura será seguramente a mais disputada de sempre com a presença confirmada de praticamente todos os podiums de todas as provas de qualificação da Liga Mundial.
Programa
Dia 9 de Novembro
10h30 - Partida, no Castelo da Lousã
9h às 11h - Gondramaz
10h às 13h - Candal
10h30 às 13h30 - Cerdeira
11h30 às 16h30 - Aigra Velha
12h às 18h30 - Pena
18h às 5h - Fajão
21h às 8h - Benfeita
Dia 10 de Novembro
00h às 8h - Benfeita (cont. do dia anterior)
9h à 1h - Barroca
14h às 7h - Martim Branco
11 de Novembro
00h às 7h - Martim Branco (cont. do dia anterior)
17 às 10h - Sarzedas
12 de Novembro
00h às 10h - Sarzedas (cont. do dia anterior)
5h às 8h - Foz do Cobrão
7h às 11h - Figueira
9h às 2h - Água Formosa
Informações
ADXTUR
Tel.: (+ 351) 275 647 700 / Tlm: 960 101 873
info@aldeiasdoxisto.pt
Bruno Ramos / Miguel Geraldes
ARWC
Tel.: (+ 351) 214 862 163
Tlm.: (+351) 919 804 493
info@portugalxpdrace.com
www.arwc2009.com/pt
Etiquetas: aigra velha, aldeias do xisto, desporto, pena
Lurdes Castanheira presidiu à sua primeira reunião como Presidente da Câmara Municipal de Góis
Lurdes Castanheira sublinhou, aliás, ao Diário de Coimbra, "toda a disponibilidade para colaborar", por parte dos dois vereadores eleitos pelo PSD, "em prol do desenvolvimento do concelho". A presidente confessa que "não esperava outra atitude" e considera essa colaboração muito importante, uma vez que se trata de elementos que "transitam do executivo cessante" e, como tal, também possuem um conhecimento mais aprofundado de todos os processos em curso. Uma posição que deixa a autarca socialista satisfeita, uma vez que é "fundamental uma convivência sã" e todos nós temos em perspectiva trabalhar para fazer crescer o concelho de Góis".
A autarca, que ontem presidiu à sua primeira reunião camarária, reitera o compromisso assumido, por si e pela sua equipa, no sentido de dar cumprimento ao projecto autárquico apresentado e que o povo de Góis sufragou. "Tudo faremos para cumprir as propostas que fizemos", disse, sublinhando que, quatro dias após a tomada de posse, "ainda não foi possível inteirarmo-nos de todos os dossiers, quer em termos de obras, quer da própria situação financeira da autarquia. Todavia, "o que nos move é pugnar pelo desenvolvimento do concelho de Góis". Lurdes Castanheira ressalva, desde já, a necessidade de "resolver problemas que persistem nesta comunidade; e que se prendem, nomeadamente, com questões de saneamento e, também algumas questões com a qualidade da água".
A par destas, destaca em especial a vontade de avançar com um conjunto de projectos em curso, como é o caso da "Casa Municipal da Cultura, do campo relvado ainda da requalificação do quartel dos Bombeiros Voluntários", quer ao nível da sede, em Góis, quer na secção de Alvares. "São projectos relativamente a alguns dos quais há empréstimos bancários feitos e vamos pegar neles e levá-los para a frente". A presidente sublinha ainda que se trata de investimentos que envolvem "mais meios financeiros", o que não significa que a autarquia não continue a empenhar-se na realização de outras pequenas obras.
Por outro lado, Lurdes Castanheira quer avançar com uma reestruturação dos Serviços Municipais, quer relativamente ao "espaço físico", quer na componente de "maior qualidade do serviço prestado aos munícipes",
"O que espero da minha equipa e de todo o executivo é que consigamos melhorar os índices de desenvolvimento de Góis e devolver a Góis a centralidade que já teve e merece", remata Lurdes Castanheira.
Pelouros entregues aos vereadores da maioria
A distribuição de pelouros, feito ontem na primeira reunião do executivo atribui à presidente da Câmara, como é natural, o maior peso em termos de responsabilidades. Com efeito, Lurdes Castanheira chamou a si as pastas da Educação, Acção Social, Cultura, Desporto, Turismo, Património e Desenvolvimento Local. De acordo com a lei, a área de Recursos Humanos também deveria ser de sua responsabilidade, mas delegou-a no vice-presidente e e vereador em regime de permanência, José Rodrigues, que também fica com a Divisão Administrativa e Financeira sob sua tutela.
O terceiro vereador do PS, Mário Garcia, assume os pelouros das Obras, Urbanismo e Ambiente.
in Diário de Coimbra, de 30/10/2009
Etiquetas: câmara municipal
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Danças de Salão vão reiniciar no Centro Cívico de Góis
Esta actividade destina-se a todas pessoas interessadas em ocupar os seus tempos livres de uma maneira dinâmica e divertida, contemplando todas as faixas etárias de ambos os géneros, sendo dinamizada pelo monitor João Silva.
Informam-se todos os interessados que o reinicio desta actividade tem data prevista para o dia 14 de Novembro, pelas 21h, devendo para o efeito dirigir-se ao Centro Cívico e Cultural de Góis das 9H às 12h30 e das 14h às 17h30, ou através do telefone n.º 235778065 ou via email: progride.gois@gmail.com., para efectuar a sua inscrição.
in www.rcarganil.com
Etiquetas: góis
ZIF Ribeira do Sinhel - Informe-se e adira
A ZIF apresenta uma área de 5348.59 ha estando delimitada a Norte pelo Concelho de Castanheira de Pera e Freguesia de Góis, a Sul pelo Rio Unhais, a Oeste pela Ribeira de Mega e a Este pela Ribeira do Sinhel.
Contamos actualmente com 59 proprietários e 860,86 ha de área aderente, no entanto para que a gestão dos espaços florestais aconteça é fundamental a adesão de todos os proprietários e/ou produtores florestais detentores de prédios rústicos inseridos na área da ZIF. Trabalhando todos em conjunto será possível ordenar o território e obter maiores rendimentos da floresta, aumentar a defesa da floresta contra incêndios, e promover, com apoios públicos, o investimento e manutenção dos espaços florestais.
Carla Duarte
in Jornal de Arganil, de 29/10/2009
Etiquetas: alvares, casa do concelho, zif
Desemprego no concelho de Góis - estatísticas do mês de Setembro/09
- Desemprego registado segundo o género
Homens: 52
Mulheres: 86
- Desemprego registado segundo o tempo de inscrição
Até 1 ano: 94
1 ano e mais: 44
- Desemprego registado segundo a situação face ao emprego
1.º emprego: 10
Novo emprego: 128
- Desemprego registado segundo o grupo etário
Menos de 25 anos: 26
25-34 anos: 28
35-54 anos: 56
55 e mais anos: 28
- Desemprego registado segundo os níveis de escolaridade
Inferior ao 1.º Ciclo EB: 13
1.º Ciclo EB: 35
2.º Ciclo EB: 15
3.º Ciclo EB: 51
Secundário: 13
Superior: 11
- Desempregados inscritos (movimento ao longo do mês)
Homens: 14
Mulheres: 17
- Ofertas de emprego recebidas para o concelho de Góis (movimento ao longo do mês)
Número de ofertas: 6
- Colocações efectuadas durante o mês de Setembro
Homens: 3
Mulheres: 6
- Desempregados inscritos por motivos de inscrição (movimento ao longo do mês)
Ex-inactivos: 14
Despedido: 2
Despediu-se: 1
Despedimento por mútuo acordo: 1
Fim trabalho não permanente: 7
Trabalho por conta própria: 0
Outros motivos: 6
Fonte: IEFP,I.P.
Etiquetas: desemprego, estatísticas
Amiosinho - reunião da direcção da CM
Etiquetas: amiosinho
30 de Outubro
Chã de Alvares - café Miguelia
Etiquetas: chã de alvares
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Efeméride
É inaugurado em Góis o posto da Guarda Nacional Republicana, constituído por um cabo e seis soldados. Fica instalado ao fundo da Rua da Ponte.
in http://cultura.portaldomovimento.com
Etiquetas: fotografia, góis
Final do Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura nas Aldeias do Xisto
As Aldeias do Xisto são um dos principais patrocinadores deste mega-evento. Tratando-se da final do Campeonato Mundial das Corridas de Aventura. Estando presentes os melhores atletas mundiais da modalidade, que trazem muitos momentos de emoção e adrenalina.
Este é um desafio onde a técnica dos atletas e o trabalho de equipa é levado ao extremo.
A maior parte da prova disputa-se assim num magnífico território, que para além de ser excelente para este tipo de desporto, possui boas infra-estruturas de apoio, que se aliam a paisagens deslumbrantes.
A duração máxima da prova será de 127 horas para uma distancia máxima na melhor opção de cerca de 910km. A prova será composta de 5 etapas com 21 secções, tendo a maior etapa 242 km e a menor 60 km.
A 7ª edição do Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura será seguramente a mais disputada de sempre com a presença confirmada de praticamente todos os podiums de todas as provas de qualificação da Liga Mundial.
Organização
ADXTUR
(+351) 275 647 700 / 960 101 873
info@aldeiasdoxisto.pt
http://www.arwc2009.com/pt
in www.aldeiasdoxisto.pt
O "Campeonato do Mundo", vai ter a sua Base de apoio logística situada no Campo de Futebol "Cassiano Antunes Bandeira" no Esporão, já no próximo dia 10 de Novembro de 2009.
Tendo a nossa Comissão de Melhoramentos autorizado já a utilização do nosso Campo de futebol para esse fim.
in http://terrasdoesporao.blogspot.com
Etiquetas: aldeias do xisto, desporto, esporão
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Tomada de posse - Lurdes Castanheira promete afirmar Góis
No seu discurso de posse, a autarca recordou e elogiou os seus antecessores no cargo, desde Augusto Nogueira Pereira a Girão Vitorino, passando por José Cabeças, «em cujos mandatos o concelho deu um extraordinário salto qualitativo», e ocasião em que «beneficiei dos frutuosos ensinamentos com que me valorizei em termos pessoais e profissionais», referiu.
Falando do futuro, Maria de Lurdes Castanheira disse que «a partir do dia de hoje, estamos ao serviço de todos os goienses, sem excepção», explicando que «o futuro faz-se com o contributo de todos os que mostrarem disponibilidade e interesse pelo bem comum».
Lembrando que o programa eleitoral apresentado a sufrágio «será a base da nossa acção na Câmara Municipal de Góis», reflectindo «anseios e preocupações» dos goienses, a autarca elencou algumas das linhas que pretende seguir para, como referiu, «dar mais um passo em direcção ao futuro, no sentido de perspectivarmos um concelho virado para o século XXI».
Questões sociais
são prioritárias
Lurdes Castanheira coloca à cabeça a questão social, tendo como objectivo aumentar a qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos. «Não temos complexos em assumir que as pessoas são e serão sempre a nossa principal preocupação e prioridade», afirmou perante uma audiência que ultrapassou claramente a capacidade da sala da biblioteca onde decorreu a cerimónia.
A autarca disse que «pugnaremos pela implementação de verdadeiras políticas integradoras, que respondam com celeridade e eficiência às novas dinâmicas sociais», explicando que pretende trabalhar em parceria com a Rede Social e as IPSS do concelho.
«O nosso compromisso é que estamos disponíveis para apoiar a instalação de mais e, sobretudo, de melhores equipamentos sociais», disse ainda, explicando que «desde que se justifiquem num quadro de indicadores sociais, culturais e geográficos».
Maria de Lurdes Castanheira prometeu ainda uma consolidação da acção em termos do apoio que é concedido ao Agrupamento de Escolas, garantindo ainda mais condições para que os jovens «possam colocar ao serviço do concelho e dos seus concidadãos todas as suas capacidades.
Por outro lado, o executivo pretende criar condições para motivar a fixação de pessoas no território, e, «a partir daqui possam desenvolver o seu projecto de vida, com qualidade e, fundamentalmente, com ambição».
Tendo sempre em linha de conta as pessoas, Lurdes Castanheira preconiza a criação de equipamentos de uso colectivo, mas também criar condições para «desenvolver o espírito empreendedor, inovação e criatividade».
Nesta matéria, o turismo surge como «uma janela de oportunidade», considerando a autarca que a Câmara Municipal «deve assumir a sua dimensão estratégica de estimular o investimento através da criação de infra-estruturas de interesse colectivo».
É neste sentido que surge o projecto de um Plano Municipal de Qualificação, instrumento para «ajudar a criar cidadãos activos, preparados para competir e, por essa via, alcançar e desenvolver novas oportunidades».
Em nome de uma melhor coesão territorial, Lurdes Castanheira considera urgente a revisão do Plano Director Municipal, «tornando-o mais eficiente nas respostas que é necessário encontrar para as novas necessidade e problemáticas das sociedades actuais».
A nova autarca abordou ainda a resolução definitiva dos problemas de saneamento, abastecimento de água com qualidade, melhoria dos serviços de recolha de lixo e implementação de recolha selectiva de resíduos.
Prometendo cooperação e colaboração com todos os membros dos diferentes órgãos, para Góis alcançar «os índices de desenvolvimento que os outros municípios alcançaram e aos quais também temos direito», Lurdes Castanheira terminou referindo que «o que os goienses esperam de todos nós é trabalho, muito trabalho».
in Diário de Coimbra, de 27/10/2009
Etiquetas: câmara municipal, góis
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Góis por Jorge Santos
1ª DIVISÃO SÉRIE A - JORNADA 5
Resultados:
Agrário Lamas 0-1 Atl. Arganil
Eirense 5-1 Arouce-Praia
Ademia 2-2 Pampilhosense
Góis (Serra e Ricardo) 2-0 São Pedro Alva
São Mamede 2-4 Lagares Beira
Lorvanense 0-3 Mocidade FC
Classificação:
Próxima Jornada:
Arouce Praia - Adémia
S. Pedro Alva- Eirense
Lagares da Beira - Góis
Atl. Arganil - S. Mamede
Mocidade FC - Agrário Lamas
Esperança - Lorvanense
in http://futeboldistritalcoimbra.blogspot.com
Vila de Góis vai acolher Feira dos Santos do Mel e da Castanha
Este certame visa promover os produtos locais e regionais, com destaque para o Mel com DOP [Denominação de Origem Protegida] - Mel da Serra da Lousã e os frutos secos, sendo que a organização irá promover durante este dia o concurso de Doces/Bolos [confeccionados à base de mel e ou frutos secos], bem como o II Concurso de “Mel da Serra da Lousã”.
A Feira contará com a animação dos Ranchos Folclóricos “As Sachadeiras da Várzea” e “Rancho Folclórico Serra do Ceira”, o “Grupo de Concertinas de Góis” e a realização do VII Torneio da Malha Inter-Colectividades, culminando com o Tradicional Magusto.
in www.rcarganil.com
Etiquetas: góis
João Nogueira Ramos e o seu novo livro sobre Góis
Ensaio de reconstituição da sua História
(do século XII ao século XXI)
Cronologia do poder e da sociedade
A súmula da História de Góis, nos seus principais acontecimentos e personalidades.
Análise das características que deram coesão às terras de Góis, durante os seus nove séculos.
Relação dos senhores do príncipe poder, desde o seu primeiro donatário, em 1114, ao último Presidente da Câmara Municipal, eleito em 2009.
No Prólogo, uma entrevista com o Professor Doutor João de Castro Nunes.
O livro estará disponível, a partir do próximo dia 30 de Outubro, nos seguintes locais:
Em Góis - Papelaria Radical
Av. Eng. A. Nogueira Pereira, Bl. 1, Lj. D 3330-333 Góis
Em Lisboa - Livraria Ferin, Lda
Rua Nova de Almada, 70/4 1200 Lisboa
in www.portaldomovimento.com
Etiquetas: livro
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Os Talentos da Região de Góis
Sempre nos aceitámos como oriundos duma região culturalmente pouco desenvolvida face à escassez de autores conhecidos na nossa praça, apesar, destes poucos, nos merecerem o maior apreço e consideração. Por outro lado, em jeito de recompensa, temos a generosidade da natureza que nos brinda, todos os dias, com os seus encantos. Acontece que os talentos populares nem sempre se levantam do seu recatado lugar, nem são muito dados a emergirem do seu cómodo anonimato. Atitude que mal podemos compreender, já que o belo só passa a sê-lo quando se é dado a conhecer, contudo respeitamos tal posição. 'pois é da condição humana.
Ainda mal refeitos da surpresa que fomos acometidos, não queremos nem podemos ficar reféns da ocultação das grandes potencialidades dum poeta popular da nossa região, pouco ou nada conhecido, que cultiva não só a arte de rimar, como ainda tem a capacidade de transformar qualquer história em poesia, dentro do seu alto e refinado gosto seguindo o seu entendimento. Esta faceta já muito rara, não é comum, nem está ao alcance de qualquer mortal. Trata-se duma aptidão própria de alguém que, durante a sua vida, cultivou este género literário.
Estamos a falar do nosso amigo Ernesto Rosa do Corterredor, que ainda há bem pouco tempo nos obsequiou com um poemário concebido e extraído da história do livro de "O Rasto dos Barrões", do qual não resistimos a transcrever apenas uma estrofe dos dezoito poemas que escreveu: " Nas Mestras ao fundão, a norte/ era há muito venerada/ senhora da Boa Morte/ deixou de ser festejada/ a lenda foi praticada/ mas com um pouco de
sorte/ creio não foi esborratada/ contudo menosprezada/ a nova causou desnorte". E em jeito de esclarecimento e afirmação remata:
"Jamais alguém pode ter/ a mesma visão do que eu/ donde me encontro a ver/o ângulo é tão-só meu."
Para que se conste, aqui deixamos este pequeno lamiré das capacidades do ainda pouco conhecido, António Aleixo" do Corterredor de Góis, cujo versejar contém alguns dos seus ingredientes - remoques e insinuações mordazes -, cultivadas, com toda a maestria, pelo célebre poeta popular algarvio. O nossa estupefacto, mal se pôde conter, quando nos dermos conta que buscávamos noutras paragens aquilo que tínhamos à nossa porta, um poeta com o valor do Ernesto Rosa, nosso conterrâneo. Ele há coisas! ...
Adriano Pacheco
in Jornal de Arganil, de 22/10/2009
Etiquetas: adriano pacheco, corterredor, poema
Povorais - Magusto
Teremos castanha da nossa terra e não faltará a gostosa Água-pé. Contamos consigo e com os vossos amigos para um belo convívio.
in Jornal de Arganil, de 22/10/2009
Etiquetas: povorais
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Milreu - Magusto
Agradece-se desde já a comparência de todos, a fim de podermos confraternizar e divertir-nos com os bons costumes da nossa aldeia.
Apareçam, quantos mais melhor, porque a "União Faz a Força" e Milreu necessita da "união entre todos", para se evoluir e engrandecer a terra que nos viu nascer.
in Jornal de Arganil, de 22/10/2009
Etiquetas: milreu
Soito - Convívio dos "Santos"
A Direcção
in Jornal de Arganil, de 22/10/2009
Etiquetas: soito
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Magusto no Colmeal
Castanhas, torresmos, água-pé e jeropiga estarão à espera de todos os Colmealenses que se queiram associar a esta antiga e tradicional manifestação que já vem do tempo dos nossos pais e avós.
Esperamos por si no Largo D. Josefa das Neves Alves Caetano.
in http://upfc-colmeal-gois.blogspot.com
Etiquetas: colmeal
Órgãos autárquicos do concelho de Góis tomam posse na próxima segunda-feira
in www.rcarganil.com
Etiquetas: assembleia municipal, câmara municipal
Feira dos Santos 2009 - Regulamento do Concurso de Doces/Bolos com mel e castanha
2. O concurso está aberto a todos os interessados.
3. Serão admitidos a concurso todo o tipo de doces que incluam mel, castanha e/ou nozes.
4. A(s) inscrição(ões) do(s) Doce(s) deve(rão) ser efectuada(s) até ao dia 31 de Outubro de 2009 por correio, ou entregues pessoalmente na:
CÂMARA MUNICIPAL DE GÓIS – Largo do Pombal, 3330 310 Góis
5. A entrega do(s) Doce(s) deve(rão) ser efectuada(s) no ao dia 1 de Novembro de 2009, a partir das 9.00h, na:
TENDA DOS APICULTORES – Feira dos Santos, no Parque do Baião.
6. Cada concorrente poderá entregar até 3 Doces sendo obrigatoriamente acondionados em embalagens descartáveis e devidamente identificadas.
7. O(s) Doces deverão ser acompanhados das respectivas receitas.
8. Os júris de Admissão e Classificação serão nomeados pela organização do Concurso e serão constituídos por um Presidente e Vogais e em número ímpar.
9. Compete ao Júri de Admissão,
9.1. Verificar se foram cumpridas as condições exigidas nos números 3, 6 e 7.
9.2. Codificar a origem de cada Doce, de forma a garantir o anonimato do produtor ao Júri de Classificação.
9.3. Disponibilizar à Organização, depois de realizada a Classificação, a Identificação dos concorrentes para atribuição dos prémios.
10. Serão admitidos a concurso Doces que serão classificados segundo os seguintes parâmetros, a saber:
- › Sabor
- › Textura
- › Originalidade
- › Aspecto
11. Compete ao Júri de Classificação classificar individualmente cada parâmetro, utilizando uma escala de 0 (zero) a 5 (cinco), resultando daí a ordem de classificação.
12. Será vencedor o mel que obtiver maior pontuação global. Em caso de empate, proceder-se-á a uma segunda classificação entre os Doces empatados.
13. As decisões do júri não serão passíveis de recurso.
14. Os Doces serão pertença da organização.
15. Os Prémios a atribuir no concurso serão:
- › 1º Prémio – a designar
- › 2º Prémio - a designar
- › 3º Prémio - a designar
16. Os Prémios serão entregues no dia 1 de Novembro de 2009 durante a Feira dos Santos.
17. Os casos omissos neste regulamento, serão resolvidos pela Organização, única entidade competente para o efeito.
18. A participação neste concurso implica a aceitação integral do presente regulamento.
in www.cm-gois.pt
Etiquetas: câmara municipal, góis
Homenagem ao Doutor Castro Nunes
Fazem parte do grupo de amigos as seguintes individualidades: Prof. Doutor Amadeu Carvalho Homem, Prof. Doutor Amílcar Guerra, Armando Gualter de Campos Nogueira, Prof. Doutor Carlos Fabião, Clarisse Barata Sanches, Fernando Carvalho Ribeiro, Professora Doutora Helena Buescu, Doutora Inês Vaz Pinto, Mestre João Alves Simões, Dr. João Castro Nunes (filho), em nome da sua família, Comendador João Estrada, Eng. João Nogueira Ramos, Prof. Doutor João Senna-Martinez, Prof. José Dias Coimbra, Eng. José da Rocha Barros, Doutor Luís Raposo e Arquitecta Maria Margarida Santos Coelho.
Esta homenagem justifica-a a sua actividade profissional e intelectual, de professor e humanista, nomeadamente em benefício do concelho de Góis e concelhos limítrofes.
A homenagem terá lugar no próximo dia 31 pelas 15H30 no Anfiteatro da Adiber.
in www.portaldomovimento.com
Etiquetas: adiber, câmara municipal, góis, joão de castro nunes, movimento
Editorial do Portal Movimento Cidadãos por Góis
Esperamos que seja um virar de página e que a equipe que vai liderar os destinos do concelho pelos próximos quatro anos seja capaz de realizar uma administração eficiente e com a maior largueza de vistas, que um orçamento não muito generoso possa permitir.
Também uma oposição, que reiteradamente se tem afirmado pelo seu amor a Góis, saiba fazer uma oposição esclarecida e batalhadora, mas não sectária.
Se estes dois desideratos forem perseguidos espera-se um futuro mais promissor para o concelho quando as boas vontades se dão as mãos.
Todos nós, os eleitores, estaremos certamente muito atentos ao que se irá passar nos próximos tempos, pois as expectativas criadas são razoavelmente elevadas.
in www.portaldomovimento.com
Etiquetas: câmara municipal, movimento
Caros Amigos Goienses:
Góis, 14 de Outubro de 2009.
in O Varzeense, de 15/10/2009
Etiquetas: autárquicas
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Limpar Portugal
No dia 20 de Março iremos todos Limpar Portugal recolhendo os resíduos ilegalmente depositados!
O PLP (Projecto Limpar Portugal) é um projecto cívico que cresce a cada dia que passa. Já está divulgado na TV, nos Jornais, nas Rádios, nas Revistas, já tem imagens públicas a apoiar, Municípios, associações, empresas, etc.
Este é um movimento de voluntários que lutam por uma causa nobre, que vai Limpar Portugal com a ajuda de voluntários. Quer depender única e exclusivamente dos apoios em materiais e serviços.
Em 2008, na Estónia, conseguiram limpar todas as suas florestas num só dia, nós em Portugal também vamos o fazer!
Para se inscreverem e conhecerem melhor o Projecto Limpar Portugal (PLP) num só dia, visitem os seguintes espaços:
Página oficial,
www.limparportugal.org
Forum,
www.limparportugal.ning.com
Grupo de Góis,
http://limparportugal.ning.com/group/gois
Etiquetas: góis
1ª DIVISÃO SÉRIE A - JORNADA 4
Lagares Beira 2-1 Agrário Lamas
Pampilhosense 3-2 Eirense
São Pedro Alva 2-0 São Mamede
Arganil 6-0 Lorvanense
Arouce-Praia 0-5 Góis Ricardo (2), Tantan, Chico e Moita
Mocidade FC 2-0 Esperança
Folgou: Adémia
Classificação
Adémia – Pampilhosense
Eirense – Arouce Praia
Góis – S. Pedro Alva
S. Mamede – Lagares da Beira
Lamas – Atl. Arganil
Lorvanense – Mocidade
in http://futeboldistritalcoimbra.blogspot.com
CAMINHADA “Ascensão aos Penedos de Góis”
Os Penedos de Góis são uma serra escarpada, em plena Serra da Lousã, que formou desníveis únicos, com quedas de água e ribeiras impetuosas. Um local deslumbrante com miradouros sobre a paisagem beirã. Trata-se portanto de um caminhada de ascensão, por encostas inóspitas e de declives acentuados, ao ponto mais alto do concelho de Góis (1048m), pelo que se exige alguma resistência por parte dos participantes.
Local de encontro: Esporão (Góis), junto às bombas de gasolina, às 9h30. Duração: cerca de 4/5h. Preço: 10€/pax Inclui guias e seguro.
Para inscrições e informações:
Bairro de S. Paulo, 2, 3330-304 GÓIS
tel / fax 235 778 938
telem 966 217 787
mail geral@transserrano.com
sábado, 17 de outubro de 2009
A História da Sociedade de M. de Roda Cimeira
Numa segunda e atenta leitura pode observar-se, com evidência, a obra ímpar que esta colectividade desenvolveu na sua aldeia ao longo de oito décadas. Obra materializada em equipamentos sociais visíveis, o culto do fervor regionalista desencadeado pela acção permanente que fez crescer e avivar o amor à terra natal. É um pouco o espelho das actas das reuniões e seus debates, seguidos de deliberações, os quais deixam o testemunho de quem esteve presente e viveu intensamente todos os momentos, não só de desânimo mas também de muita paixão regionalista.
Na vida dum ser humano, oitenta anos são preenchidos por muitos dias, por muitas vivências de vários tipos: de frustrações e de contentamento da obra realizada; de angústias e de euforias por mais um passo em frente. Numa colectividade, imagine-se, esses oitenta anos são vividos por muitas pessoas de temperamentos diferentes, de opiniões diversas que resultam num somatório duma riqueza humana incalculável, neste caso, irmanados no mesmo ideal que os trouxe até aqui. É neste aspecto que, para quem não entende, reside e se aviva a grande chama do regionalismo.
Essa é também a poderosa força dum povo que faz mover uma colectividade até ao limite das suas forças. Razão pela qual concluímos que, a Sociedade de Melhoramentos de Roda Cimeira tem hoje um historial que lhe confere o direito de se fazer ouvir dentro dos meandros do regionalismo serrano. Tem um legado fantástico para deixar aos vindouros, não se ficou por experiências esporádicas inconsequentes, nem por foguetes de pólvora seca que em nada resultam. Tem uma escola de militância feita, onde são observados os velhos cânones, os quais devem merecer o respeito de todos os regionalistas que trilham o mesmo caminho.
Seria, uma pena que, estas valorosas experiências humanas ficassem esquecidas, este esforço sobre-humano ficasse em cada um dos intervenientes, ou se vertesse apenas das memórias dos actores destas lutas. Hoje, porém, já tem a sua história escrita; um documento que pode ser consultado, criticado e melhorado. É um trabalho inacabado que pode sempre ser actualizado.
Não queremos terminar sem deixar uma palavra de apreço e admiração aos protagonistas desta história, desde os mais remotos aos actuais, bem como aos colaboradores que quiseram contribuíram com os seus testemunhos, para que este pequeno trabalho pudesse ser hoje uma realidade, para elevação desta distinta colectividade.
Adriano Pacheco
in Jornal de Arganil, de 15/10/2009
Etiquetas: adriano pacheco, livro, roda cimeira
CAMINHADA: "Rota das Tradições do Xisto – Penedos de Góis – Serra da Lousã”
Percorrendo as Aldeias do Xisto da Serra da Lousã no concelho de Góis Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena, com a companhia dos imponentes Penedos de Góis. O percurso passa por um conjunto de aldeias vivas do concelho de Góis onde os participantes podem desfrutar de características e tradições únicas do território do xisto: alambique, eira, forno e moinho comunitários, hortas e culturas serranas, visita à uma exploração de cabras, soutos, cozinhas e caniços tradicionais, gateiras, pocilga do porco, produtor artesanal de mel da Serra da Lousã. Momento único será a visita à aldeia de Aigra Velha que ainda dispõe de um sistema defensivo apenas visto nas aldeias e vilas medievais mais antigas do nosso país e a visita aos fósseis marinhos existentes no Penedo de Góis. Com alguma probabilidade será possível avistar uma rapina ou uma manada de veados neste percurso.
Tipo de percurso: Circular. Extensão: cerca de 12km. Duração: 5 a 6 horas. Declives: Moderados. Dificuldade: Média. Início e final de percurso: Aigra Nova. Ponto de encontro: na aldeia de Aigra Nova, na Loja do Xisto, pelas 9h30. Preço: 10€/pax – inclui guia, seguro.
Para inscrições e informações:
Bairro de S. Paulo, 2, 3330-304 GÓIS
tel / fax 235 778 938
telem 966 217 787
mail geral@transserrano.com
Etiquetas: desporto, penedos, serra da lousã
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Cabreira em Movimento
A reunião foi bastante concorrida e houve uma boa participação de sócios dos vários níveis etários.
A abrir a sessão o Presidente da Assembleia-geral pediu um minuto de silêncio em homenagem ao Adelino Veiga, facto que se prestou respeitosamente e de pé por todos.
Foram discutidos vários assuntos, relacionados com a gestão da Comissão, tendo a Direcção informado da situação financeira actual, comprometendo-se que em breve os sócios seriam informados das contas. A direcção ficará em gestão, sob a presidência do seu vice-presidente Sr. Serafim Antunes das Neves, até às novas eleições para os corpos sociais.
Falou-se ainda da situação financeira da Comissão face ao apoio dado e a ser dado ao futuro Lar da Freguesia. Foram esclarecidos os presentes do ponto de situação da obra, sua candidatura e contactos com a Instituição dona da obra, a Caritas Diocesana de Coimbra. Foi' ainda informado que a Câmara Municipal de Góis já tinha aprovado o projecto de arquitectura, estando neste momento em fase as especialidades. Em conclusão, tudo 'está no bom caminho para que o arranque da obra seja, para breve.
Foi apresentado e discutido que o Lar será uma mais valia para a Freguesia de Cadafaz e não só, porque irá melhorar as condições de vida humanas e sociais de todo o Vale do Ceira, como também irá criar cerca de 25 postos de trabalho, contribuindo assim para o combate à desertificação da região.
Deve fazer-se uma especial referência à participação dos jovens na referida reunião, facto que faz renovar a esperança de uma participação activa na vida desta Instituição e nomeadamente nos desígnios da Cabreira.
Com a experiência dos mais velhos e a dinâmica dos jovens será possível constituir listas muito válidas que irão dar à Cabreira um novo dinamismo.
Foram focados outros assuntos de interesse como o pagamento de quotas e outras estratégias a seguir no que respeita a outras obras a levar a efeito.
Foi marcada uma nova Assembleia para o dia 17 de Janeiro de 2010 pelas 10h30, que será na altura da Festa de St.º Amaro, nosso padroeiro, espera-se uma grande participação.
Todos pela Cabreira, todos somos precisos. Novos e velhos fazem uma boa liga.
DANIEL NEVES
in Jornal de Arganil, de 15/10/2009
Etiquetas: cabreira
PROGRAMA CULTURAL: “Rota do Azeite” – Góis
Através da ROTA DO AZEITE levamos os nossos clientes a visitar e participar no processo de fabrico artesanal do azeite no vale do rio Ceira, desde o processo de apanha da azeitona, transporte, selecção, até à prensagem num lagar de varas movido a água. O programa contém ainda uma tibornada e outras iguarias regionais, uma refeição que era servida num velho lagar de azeite (ou noutro local próximo). Haverá animação com música tradicional, um ponto de venda de artesanato e claro muito azeite.
Ponto de encontro: 10h30 – Bombeiros Voluntários de Góis. Duração: o dia todo. Preço: 43,5 Eur/pax. Descontos: Crianças até 6 anos – gratuito; jovens entre 7 e 12 anos – 50%; mais de 13 anos – preço normal. Desconto de grupo – mais 10 paxs, 5% por pessoa; mais 20 paxs, para além de 5%, o organizador não paga. Marcação noutras datas, com mínimo de 25 paxs.
Para inscrições e informações:
Bairro de S. Paulo, 2, 3330-304 GÓIS
tel / fax 235 778 938
telem 966 217 787
mail geral@transserrano.com
Etiquetas: turismo, vale do ceira
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Sociedade de Melhoramentos de Roda Cimeira
A nossa Colectividade está em festa, comemorando 80 anos de existência. Ao longo de um ano, 2008/2009, várias foram as iniciativas para perpetuar o trabalho feito nesses oitenta anos. Iniciativas próprias e iniciativas conjugadas com o Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis que em boa hora decidiu elevar alto as vozes do Regionalismo com a promoção de encontros de todas as Colectividades do Concelho de Góis.
Estivemos presentes, porque esse era o nosso dever como Colectividade mais antiga do Concelho de Góis. Pudemos comprovar o êxito desta iniciativa e a repercussão que ela teve no Concelho, só esperamos que, da constatação por parte das autarquias da força que temos enquanto movimento de aglutinação de vontades em prol das aldeias que representamos, não voltemos ao esquecimento a que tantas vezes temos sido votados.
Encerra-se este ciclo e abre-se outro, com pujança renovada e motivados para novos projectos. Vamos encerrar os 80 anos com o lançamento do livro, "Sociedade de Melhoramentos de Roda Cimeira - 80 anos ao Serviço do Regionalismo" e em seguida comemorar os 81 anos de existência.
O programa é aliciante e esperamos a vossa presença, em Roda Cimeira no dia 31/10/09 e em Lisboa no dia 08/11/09, para que estes momentos sejam uma exaltação da nossa história e ao mesmo tempo projecção para um futuro que todos desejamos seja cada vez melhor.
PROGRAMA - 31 de Outubro 2009 - RODA CIMEIRA 09H45 - Içar das Bandeiras; 10H00 - Missa por alma dos sócios falecidos, na Capela de Rosa Cimeira; 11H00 - Lançamento do Livro "Sociedade de Melhoramentos de Roda Cimeira - 80 anos ao Serviço do Regionalismo", na Sede da Colectividade, atribuição de Diplomas aos sócios Beneméritos e sócios Honorários; 13H00 - Almoço - nas instalações da antiga Escola; 16H00 - Lanche e Magusto; 18H00 - Baile Regional
1 Novembro 2009, Romagem ao Cemitério - Saída da Capela de Rosa Cimeira, Preço: € 15,00/Pessoa
8 Novembro 2009 - LISBOA. 12H00 - Apresentação do Livro "Sociedade de Melhoramentos de Roda Cimeira - 80 anos ao Serviço do Regionalismo", 13H00 - Almoço. Entrega de Diplomas de sócios Beneméritos e sócios Honorários por serviços prestados à Colectividade - (Restaurante A Horta, Rua dos Bombeiros Voluntários, 2 Loures - Telef. 219 833 804) Preço: € 25,00/Pessoa. Inscrições:
RODA CIMEIRA: - Mário Manuel Barata: 968 856 804. Libânio S. Oliveira: 235 58 75 65. LISBOA - Jaime do Carmo/Rui Ferreira, 214 10 65 84 / 968 015 054 Acácio Barata: 968 602 619.
A DIRECçÃO
in Jornal de Arganil, de 15/10/2009
Etiquetas: roda cimeira
Estevianas - festa convívio
Aqui os meus parabéns a quem organizou, e um grande aplauso para uma parte das senhoras da terra que se mobilizaram para servir à mesa toda aquela gente.
Estevianas é uma aldeia maravilhosa, desértica durante a maior parte do ano, com carências várias, mas já com algumas infra-estruturas que bem utilizadas podem ser um contributo para se conseguirem outros projectos, assim haja pessoas dinâmicas com espírito regionalista que não pensem só em divertir-se. Uma Comissão de Melhoramentos tem por objectivo fazer melhoramentos, as festas tem por objectivo diversão, convívio e angariação de fundos para os melhoramentos previamente planeados. Estou convencido que as pessoas que têm capacidade para organizar bem estes eventos, também têm capacidade para conseguir outros melhoramentos e gerir com ética os existentes.
Manuel Henriques
in Jornal de Arganil, de 15/10/2009
Etiquetas: estevianas
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Magusto da C. M. dos Povorais
in Hi5 Povorais
Etiquetas: povorais
PROGRAMA CULTURAL: “Rota do Azeite” – Góis
Através da ROTA DO AZEITE levamos os nossos clientes a visitar e participar no processo de fabrico artesanal do azeite no vale do rio Ceira, desde o processo de apanha da azeitona, transporte, selecção, até à prensagem num lagar de varas movido a água. O programa contém ainda uma tibornada e outras iguarias regionais, uma refeição que era servida num velho lagar de azeite (ou noutro local próximo). Haverá animação com música tradicional, um ponto de venda de artesanato e claro muito azeite.
Ponto de encontro: 10h30 – Bombeiros Voluntários de Góis. Duração: o dia todo. Preço: 43,5 Eur/pax. Descontos: Crianças até 6 anos – gratuito; jovens entre 7 e 12 anos – 50%; mais de 13 anos – preço normal. Desconto de grupo – mais 10 paxs, 5% por pessoa; mais 20 paxs, para além de 5%, o organizador não paga. Marcação noutras datas, com mínimo de 25 paxs.
Para inscrições e informações:
Bairro de S. Paulo, 2, 3330-304 GÓIS
tel / fax 235 778 938
telem 966 217 787
mail geral@transserrano.com
Etiquetas: turismo, vale do ceira
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Góis - Cabeças de lista comentam resultados
Em declarações ao JORNAL DE ARGANIL, Diamantino Garcia disse não estar “desiludido”, mas antes “surpreendido” com os resultados. “A democracia é assim, perdi, mas há que respeitar”. Questionado como fará oposição na Câmara Municipal, o autarca explicou que a sua “grande preocupação é Góis” e por isso sublinhou que vai “colaborar com os que ganharam” e que estará “atento”, tendo “impedir «desvios» que possam haver. “A minha oposição será construtiva, numa lógica de menos política e mais Góis”, concluiu.
Contactado pelo nosso jornal, o candidato da CDU a presidente da Câmara Municipal de Góis, António Tavares, comentou os resultados depois de o JORNAL DE ARGANIL o informar dos mesmos. Ao saber que o partido elegeu Ana Cristina Santos como deputada na Assembleia Municipal reagiu efusivamente, gracejando que a sua recuperação, em virtude de uma operação efectuada uma semana antes das eleições, até iria ser mais “rápida”. “Fico muito contente, era esse o objectivo, andamos há pelo menos três mandatos a tentar”.
Até à data não foi possível obter declarações de Lurdes Castanheira.
in www.jornaldearganil.net
Etiquetas: autárquicas
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Encapuzados roubaram Multibanco em Vila Nova do Ceira
O alerta à GNR de Góis foi dado cerca das 2h30 por três pessoas que iam a passar de automóvel e foram alertadas pelo alarme da Cooperativa Agrícola Vila Nova do Ceira. Segundo fonte do destacamento, as testemunhas oculares voltaram atrás e viram os três indivíduos, «encapuzados e de luvas» a fugirem na direcção oposta, a pé. Presume-se que terão depois fugido num automóvel, em direcção desconhecida. Mas chegada ao local, a patrulha da GNR de Góis já nada viu, a não ser a caixa arrombada e o dinheiro, cujo montante não foi divulgado, levado.
Segundo a mesma fonte, os homens entraram pela lateral do edifício, através do arrombamento da porta, rebentando, de seguida, uma outra, que dá acesso à caixa Multibanco. Aí, «cortaram a parte traseira da máquina e levaram a caixa com o dinheiro», revelou fonte da GNR.
O Destacamento accionou patrulhas da GNR de postos vizinhos, designadamente Lousã, Arganil e Vila Nova de Poiares, numa tentativa de localizar os indivíduos. As investigações do assalto passaram para a alçada da Polícia Judiciária.
in Diário de Coimbra, de 12/10/2009
Etiquetas: cooperativa, vila nova do ceira
BLOGÓIS
Aos que gostam e passam por cá, e aos que não gostam mas que também cá aparecem, muito obrigado.
Etiquetas: blogóis
domingo, 11 de outubro de 2009
Góis: Lurdes Castanheira eleita
Lurdes Castanheira passa a ser, assim, a segunda mulher presidente de Câmara no distrito de Coimbra, a outra é a social-democrata Fátima Ramos em Miranda do Corvo.
in http://campeaoprovincias.com
Etiquetas: autárquicas
Câmara Municipal de Góis
PPD/PSD - 43,55% - 1.340 votos - 2 mandatos
PCP-PEV 1,1% - 34 votos - 0 mandatos
EM BRANCO 2.34% - 72 votos
NULOS 1.56% - 48 votos
Votantes: 3.077
Inscritos: 4.214
Maria de Lurdes de Oliveira Castanheira – PS
Diamantino Jorge Simões Garcia – PSD
José Alberto Domingos Rodrigues – PS
Maria Helena Antunes Barata Moniz – PSD
Mário Barata Garcia – PS
Etiquetas: autárquicas, câmara municipal
Assembleia Municipal de Góis
PPD/PSD 40,95% - 1.260 votos - 6 mandatos
PCP-PEV 5,98% - 184 votos - 1 mandato
EM BRANCO 3.09% - 95 votos
NULOS 1.88% - 58 votos
José António Pereira de Carvalho – PS
Graça Maria Aleixo de Carvalho – PSD
Jaime Miguel Fernandes Garcia – PS
Abílio Manuel Bandeira Cardoso – PSD
Sílvia Maria Gonçalves Fernandes Nogueira Santos – PS
José Henriques Antunes – PSD
Paulo Miguel Lemos Fernandes Silva – PS
Vítor Manuel Nogueira Dias – PSD
José Rodrigues – PS
Fernando José Bandeira da Cunha – PSD
Maria de Lurdes da Costa Serôdio Barata – PS
Maria Dulce Monteiro Baeta Fernandes Gil Agostinho – PSD
Antonino dos Prazeres Antunes – PS
Manuel Martins dos Santos – PS
Ana Cristina Garcia Cunha e Santos – PCP/PEV
Presidente da Junta de Freguesia de Alvares - Vítor de Jesus Marques – PS
Presidente da Junta de Freguesia de Cadafaz - Casimiro Alves Vicente – PSD
Presidente da Junta de Freguesia de Colmeal - Carlos Conceição de Jesus – PS
Presidente da Junta de Freguesia de Góis - Alberto Jorge Alves dos Reis – PS
Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira - António José Madeira Gouveia – PSD
Etiquetas: assembleia municipal, autárquicas
Assembleia de Freguesia de Vila Nova do Ceira
PS 43,23% - 297 votos - 3 mandatos
PCP-PEV 0,87%- 6 votos - 0 mandatos
EM BRANCO 1.89% - 13 votos
NULOS 3.35% - 23 votos
António José Madeira Gouveia – PSD
António Alberto Ferreira Monteiro – PS
Jaime Manuel Assunção Rodrigues – PSD
Alcino Leal Martins – PS
Maria de Lurdes Paraíso Alvarinhas Martins – PSD
Patrícia Catarina Carvalho Garcia – PS
Almerinda Gonçalves Martins de Almeida – PSD
Etiquetas: autárquicas, junta de freguesia, vila nova do ceira
Assembleia de Freguesia de Góis
PPD/PSD 38,52% - 562 votos - 4 mandatos
PCP-PEV 3,56% - 52 votos - 0 mandatos
EM BRANCO 2.81% - 41 votos
NULOS 1.71% - 25 votos
Votantes: 1.459
Inscritos: 1.994
Alberto Jorge Alves dos Reis – PS
Maria Helena de Almeida Fernandes Câmara Sanches – PSD
Graciano Antunes Rodrigues – PS
João Manuel Rosa Simões – PSD
Ana Paula Rodrigues Gonçalves – PS
José Lopes Marques – PS
Américo Casimiro Moniz – PSD
Carla Sofia Gonçalves Moreira – PS
Manuel Enéscio de Almeida Gama – PSD
Etiquetas: autárquicas, góis, junta de freguesia
Assembleia de Freguesia de Alvares
PPD/PSD 45,73% - 268 votos - 3 mandatos
PCP-PEV 1,71%- 10 votos - 0 mandatos
EM BRANCO 2.39% - 14 votos
NULOS 2.39% - 14 votos
Votantes: 586
Inscritos: 825
Vítor de Jesus Marques – PS
Ana Paula Correia Henriques Barata Aleixo – PSD
Ramiro António Bandeira Antunes – PS
Isaura Maria Mendes de Abreu – PSD
Joaquim Manuel Fonseca Mateus – PS
João Filipe Antunes – PSD
Alzira Maria Dias Conde – PS
Etiquetas: alvares, autárquicas, junta de freguesia
Assembleia de Freguesia de Cadafaz
PS 32,12% - 62 votos - 2 mandatos
PCP-PEV 0% - 0 votos - 0 mandatos
EM BRANCO 0.52% - 1 votos
NULOS 1.04% - 2 votos
Votantes: 193
Inscritos: 269
Casimiro Alves Vicente – PSD
António Carlos Duarte Barata – PSD
José Martins Alves – PS
Armindo dos Anjos Neves – PSD
Mário Almeida Nunes – PSD
Jorge Manuel Nunes Alves – PS
Luís Miguel Nunes Martins – PSD
Etiquetas: autárquicas, cadafaz, junta de freguesia
Assembleia de Freguesia de Colmeal
PPD/PSD 32,89% - 50 votos - 2 mandatos
PCP-PEV 0,66% 1 votos - 0 mandatos
EM BRANCO 2.63%- 4 votos
NULOS 1.97% - 3 votos
Hermenegildo João da Silva – PSD
José Braz Vítor – PS
António Alcindo de Almeida – PS
Silvino Simões Martins – PSD
Lisete Paula de Almeida Matos – PS
António Jorge Henriques de Almeida – PS
Etiquetas: autárquicas, colmeal, junta de freguesia
1ª DIVISÃO SERIE A - JORNADA 3
São Mamede 0x2 Arouce-Praia
Esperança 2x1 Atl. Arganil
Eirense 2x1 Adémia
Góis 2x0 Pampilhosense - Serra e Pepe
Agrário Lamas 1x1 São Pedro Alva
Lorvanense 0x3 Lagares Beira
Classificação
Pampilhosense - Eirense
Arouce Praia - Góis
S. Pedro Alva - S. Mamede
Lagares Beira - Agrário Lamas
Arganil - Lorvanense
Mocidade - Esperança
sábado, 10 de outubro de 2009
Etiquetas: autárquicas
Esporão - Festa de S. Miguel... e não só
A noite de sexta-feira foi calma, com pouco movimento, embora a actuação do duo "Tema" fosse boa.
No sábado, pelas 11:30, celebrou-se a missa em honra de S. Miguel e por intenção dos naturais falecidos, tendo o padre Carlos ficado satisfeito com o número de presenças, estando o simples altar do nosso padroeiro, enfeitado com as sempre bonitas, varas de Sta. Rita. Seguiu-se o almoço de convívio. A Direcção achou melhor, este ano, entregar este trabalho a uma empresa e apesar dos maus presságios, tudo correu bem. É que os habituais voluntários vão tendo algumas rasteiras passadas pela saúde. É que já ninguém vai para novo...
Quanto a novos voluntários, cada vez são mais escassos. O que diriam os pioneiros do regionalismo, da falta de entusiasmo que hoje se vê nestas iniciativas? Às vezes questionamo-nos do porquê desta situação...
Será que foram os mais velhos, que não souberam transmitir os valores que presidiram ao início do regionalismo? Ou será destes tempos materialistas, em que "só se dá o presunto a quem der o porco"?
No final do almoço, foi efectuado um leilão das ofertas doadas à organização.
À tarde, o Rancho Juvenil da Casa do Povo de Arganil fez uma magnífica actuação, que a todos encantou. Durante uma das muitas danças executadas, uma dançarina de apenas 4 anos, escorregou e caiu (o piso não é adequado, aliás, temos de pensar em arranjar aquele chão). Rapidamente ajudada pelo seu par, levantou-se, recompôs-se e continuo a dançar. No entanto, no seu bonito rosto transpareceram traços de sofrimento, e esse sofrimento não era apenas dor física, mas principalmente a preocupação do desvirtuamento da exibição, que o seu grupo, num todo, estava a efectuar. Ao vermos a dedicação daquela menina, pensamos: aqueles jovens vão continuar a estudar, terão uma boa formação, poderão vir a ser altos dirigentes deste país, ou numa autarquia, quem sabe no pelouro da cultura!... Hão-se apoiar todas as vertentes das artes/cultura, trarão grandes nomes do espectáculo... mas uma coisa temos a certeza: seja qual for a cor política que sigam, o folclore jamais será tratado por eles, como um parente pobre, que fica à espera de um pequeno subsídio. Pelo menos, terão sempre um transporte à disposição, para a sua deslocação a uma qualquer terra, onde é aguardada a sua presença, esperando apenas o simples cachet dos aplausos e uma "bucha" no fim da exibição.
Obrigada por nos deixarem a certeza, de que as mais puras raízes de um povo, nunca irão desaparecer.
Realizaram-se também os jogos da malha e sueca, de que saíram vencedores José Cardoso e Vítor Ribeiro (malha) e Joaquim Carlos e Fernando Rodrigues (sueca).
À noite, a actuação do conjunto "Brinco'Baile" não desiludiu e trouxe à nossa casa muita gente que se divertiu até às 02:30 da madrugada. Fizemos bem em aceitar a sugestão que alguém nos vinha fazendo há muito tempo. Aqueles 4 elementos, animam na perfeição, qualquer festa. os dois elementos masculinos, apesar da sua deficiência (invisuais), executaram a parte musical e ainda montam, desmontam e carregam quase todo o material inerente ao seu espectáculo. Ao vê-los sempre bem dispostos, ficamos até envergonhados, por nos lamentarmos tanto com as nossas pequenas mazelas...
O sorteio das rifas ditou o seguinte: 1º-916, 2º-151, 3º-145. A quermesse, que estava bem composta, teve uma boa afluência.
A todos os que, de boa vontade, colaboraram para que a nossa festa se realizasse com brilhantismo, desde a mais alta à mais pequena oferta, passando por quem na C.M. Góis, disponibilizou o autocarro para transportar o Rancho de Arganil, até à boa vontade da jovem que foi colocar a flor no peito dos visitantes, e viu a boa vontade (dizemos nós...) com que um jovem depositou no cestinho as moedas mais escuras que estavam no bolso. Sim, porque as mais claras, ficam de reserva para o tabaco e umas "mines"...
Este ano, até tivemos a boa vontade do S. Pedro, que nos presenteou com um magnífico tempo.
O nosso obrigado, do coração. Como alguém dizia: "Estão cá dentro!"
Ilda Celeste Ferreira
in Jornal de Arganil, de 8/10/2009
Etiquetas: esporão
Grupo dos Amigos Sobral, Saião e Salgado - Almoço do 32.º aniversário dia 24 de Outubro de 2009
Foram muitos os anos em que o mesmo se realizou em estabelecimentos de restauração de Lisboa, mas este ano chegou a oportunidade de o podermos levar a efeito na nossa casa mãe, sendo assim também uma forma de dar mais vida à casa concelhia.
O almoço será servido por uma empresa, cujas referências em termos de qualidade do serviço são óptimas.
Não sendo a ementa o principal, não deixa de ser importante é a seguinte: aperitivos; Moscatel, sumo laranja, salgadinhos e canapés Sopa; Creme de legumes Peixe; Bacalhau lascado com broa e grelos Carne; Lombo de porco recheado com farinheira Sobremesas em Buffet; Arroz doce, pudim, mousses, frutas tropicais laminadas; Bebidas; Vinho branco e tinto, águas minerais, refrigerantes e café de saco.
Estamos convictos que será do agrado de todos. Assim a direcção do Grupo convida todos os associados/as, conterrâneos, amigos colectividades congéneres a estar connosco neste dia verdadeiramente especial para todos nós.
Gostaríamos de ter o maior número para que conjuntamente possamos viver esta jornada "mais uma da nossa vida colectiva".
A Direcção
in Jornal de Arganil, de 8/09/2009
Etiquetas: casa do concelho, saião, salgado, sobral
Casa de Concelho de Góis - Pagamento de quotas
Em Lisboa
Na Casa do Concelho de Góis - Rua de Santa Marta, n.º 47 - R/C Dt.º
1150 - 293 Lisboa.
Em Góis
No Pronto a Vestir "Barby" de Maria de Fátima Martins Correia, em Góis.
in O Varzeense, de 30/09/2009
Etiquetas: casa do concelho
Associação de Juventude de Góis - Balanço das actividades de Verão
- AJG ajuda Bombeiros Voluntários de Góis
Como foi de conhecimento geral, a Associação de Juventude de Góis organizou um baile, "Baile de Carnaval AJG", no quartel sede dos Bombeiros Voluntários de Góis, explorando o bar; tendo como objectivo comprar material para oferecer aos Bombeiros. Depois de contabilizada a receita, procurámos saber junto dos elementos de Comando alguns materiais que necessitavam para assim o adquirirmos. Acabámos então por comprar uma máquina de fumos. Fizemos a entrega da máquina no quartel sede dos Bombeiros, onde fomos recebidos pelos elementos de Comando. O Comandante agradeceu o nosso gesto, mostrando a sua disponibilidade para qualquer ocasião, e disse que a máquina de fumos iria ser utilizada para fazer instruções, simulando o fumo de supostos incêndios. Contamos fazer mais actividades como esta, ajudando quem nos ajuda.
- Hello Summer (Junho)
Mais uma actividade de Verão, o "Hello Summer 09". Começámos esta actividade com um jogo de Orintação, pela manhã, tendo tido a colaboração de apenas 4 equipas e algumas foram "repescadas" na Praia Fluvial da Peneda. Em primeiro lugar ficou a equipa formada por Tiago Bandeira (Galego), Sérgio (Sapo) e Bruno Duarte (Trator), em segundo a equipa formada por Mariana Serra, Ana Rita e Luís. Pela tarde tivemos um torneio de Futvolei, que se realizou na Praia Fluvial da Peneda, onde ficou em primeiro lugar João Barata (Carocho) e Tiago Bandeira (Galego) e em segundo Fábio Brito (Esquilo) e Alexandre Rodrigues. Este dia acabou com Música ao vivo, na Esplanada Fazenda da Avó Thomázia, com os "Orange Blue".
- Dia da Juventude
Passado um ano chega novamente o DIA DA JUVENTUDE. Iniciámos este dia na Praia Fluvial da Peneda, onde decorreram diversas actividades. Durante todo o dia tivemos actividades radicais proporcionadas pela Transerrano. Pela manhã houve Hidroginástica com a Patrícia Garcia, órgão da Associação de Juventude; "Addicted to Dance" com Paula Alves e Danças Latinas com João Ideias. A tarde começou com Danças de Salão, novamente, com João Ideias e de seguida foi o II Torneio de Voleibol AJG. Recebemos muitas inscrições neste torneio, onde ficou em primeiro lugar João Barata (Carocho) e António Nogueira (Tan Tan). À noite houve, mais uma vez, Festa da Espuma com a actuação da Banda Pearl Jam a Pontapé, seguida de Dj, onde reinou sempre a boa disposição e muita animação. Durante a noite a Associação teve um pequeno bar. Inserido na FACIG, a AJG proporcionou, com a ajuda do professor Lameiras, mais um Torneio de Ténis, tendo ficado Edgar Ferreira em primeiro lugar.
- Bar da XVI Concentração Motard
Depois de um convite por parte do Góis Moto Clube, a Associação de Juventude ficou responsável pelo bar da Tenda Electrónica na XVI Concentração Motard. Desde já o nosso forte agradecimento ao Góis Moto Clube por nos conceder a oportunidade de explorar o bar, tendo sido bastante proveitoso economicamente para nós. Agradecemos também o donativo presenteado à AJG por parte desta entidade.
Texto in Jornal de Arganil, de 8/10/2009
Fotografias in www.ajuventudegois.blogspot.com
Etiquetas: ajg, bombeiros voluntários, fotografia
XXII aniversário do Rancho "As Sachadeiras da Várzea"
Com o bom tempo a ajudar, o programa iniciou com o Grupo de Violas e Cantares de Vila Nova do Ceira, seguindo-se a actuação do Rancho aniversariante e do Grupo Folclórico Cantares de Santiago, terminando com o Grupo de Danças e Cantares Tradicionais de S. Miguel d'Acha.
A tarde continuou com muito convívio e uma escapelada à moda antiga, com música a acompanhar. Também os jogos tradicionais fizeram recordar os tempos de outrora e trouxeram até ao Adro um pouco das tradições varzeenses.
Chegou o momento de recordar o tempo da fundação do rancho aniversariante e, por isso, foi entregue uma lembrança a Lurdes Alvarinhas. A muito bem conseguida lembrança, elaborada artesanalmente por Filipa Reis, foi também entregue a todos os grupos intervenientes.
Almerinda Gonçalves, presidente do Rancho "As Sachadeiras da Várzea" da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira responsável por apresentar todo o programa chamou também as individualidades presentes, iniciando por citar a ausência do presidente da Casa do Povo, que por motivo de apoio a familiar não pode comparecer, a quem Almerinda desejou rápidas melhoras.
No uso da palavra, a vereadora da Câmara Municipal de Góis, D. Helena Moniz, frisou ser com muito gosto que em seu nome pessoal e da Câmara Municipal "participava nestes eventos, que são sem dúvida de realçar e de louvar", disse, reconhecendo neles a promoção e divulgação dos usos e costumes do concelho de Góis. A vereadora felicitou todos os elementos do Rancho e os seus dirigentes, não esquecendo também os que "ao longo dos 22 anos de existência fizeram parte deste rancho", salientando o trabalho da actual presidente do Rancho.
O presidente da junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, António Monteiro também usou da palavra para referir a importância do evento e da divulgação das tradições, comprometendo-se a continuar a apoiar, tanto o Rancho "As Sachadeiras", como "Os Mensageiros da Alegria" e todos os grupos culturais existentes em Vila Nova do Ceira. Saudou e agradeceu a presença dos grupos convidados sugerindo-lhes que voltem sempre a Vila Nova do Ceira. Consciente que as eleições estão "à porta" mostrou-se crente que seja quem for que fique a dirigir os destinos da freguesia irá certamente continuar a apoiar os grupos culturais da freguesia, que tão bem representam a cultura varzeense, concluiu.
José António Pereira de Carvalho, presidente da Assembleia Municipal de Góis, também saudou o rancho aniversariante a quem disse ter feito referência na sua última visita a Espanha. Na sua opinião própria realçou que de entre todas as freguesias é a de Vila Nova do Ceira que mais tem contribuído "neste tipo de arte" e terminou afirmando: "continuem que estão no bom caminho".
A presidente do Rancho terminou agradecendo à Câmara Municipal de Góis os apoios recebidos, nomeadamente o transporte e o subsídio e à Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, que também sempre tem apoiado. Agradeceu ainda ao presidente da FILVAR que tem disponibilizado as suas instalações, ao presidente da Cooperativa Silvo Agro Pecuária pala ajuda que tem prestado, ao jornal O VARZEENSE pela divulgação dos eventos, ao GeraldesPeixe a oferta de pólos novos, à Maria das Balsas com os seus bolos, ao Salgueiro pelo seu feijão, ao João do Talho pela sua carne, à Aida Cabeleireira e à Ilda Cabeleireira pelos seus penteados e a todos os varzeenses, sem excepção, pela ajuda moral e material que têm prestado ao rancho, ao longo dos seus 22 anos de existência. Almerinda Gonçalves terminou agradecendo também a ajuda da ADIBER, onde referiu encontrar sempre uma porta aberta e do pároco local que para além de ceder o Adro tem dado o seu apoio moral.
in O Varzeense, de 30/09/2009
Etiquetas: vila nova do ceira
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
2ª caminhada da FILVAR - 18.10.2009
Os principais objectivos desta caminhada são dar a conhecer os encantos naturais de Vila Nova do Ceira e também a promoção do convívio e da qualidade de vida.
Vem e traz um ou mais amigos.
As inscrições encontram-se abertas.
Para se increverem podem contactar:
Sr. Carvalho - telemóvel 964131353
Sr. Miguel - Telemóvel 914213676
in http://filvar.blogspot.com
Etiquetas: desporto, filarmónica, vila nova do ceira
Dia Mundial da Música assinalado através da AERG
"É importante assinalar a efeméride, não só para as pessoas se lembrarem, mas também pela importância que a música tem, porque este é uma casa que tem um grupo de música", justificou Rui Sampaio, presidente da AERG, aos jornalistas, sobre o evento. Este realizou-se nas instalações da Associação, espaço que dará lugar à Casa da Cultura. Segundo a vereadora da cultura da autarquia, Helena Moniz, a adjudicação da empreitada deverá acontecer mesmo antes do final do mandato do actual executivo.
O plano de actividades da banda para o próximo ano, será elaborado, por conseguinte, de acordo com o início da construção da Casa da Cultura. Usualmente a Filarmónica tem cerca de 10 concertos por ano, mais as festas, sendo que em 2010, de acordo com Rui Sampaio, a actividade poderá ser "um pouco restrita em relação àquilo que habitualmente poderia fazer em condições normais".
in Jornal de Arganil, de 8/10/2009
Etiquetas: aerg, filarmónica