terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tomada de posse - Lurdes Castanheira promete afirmar Góis

A Biblioteca de Góis foi ontem pequena para receber todos aqueles que quiseram assistir à cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos, com especial destaque para a nova presidente da Câmara Municipal, Maria de Lurdes Castanheira, que concorreu listas do Partido Socialista.
No seu discurso de posse, a autarca recordou e elogiou os seus antecessores no cargo, desde Augusto Nogueira Pereira a Girão Vitorino, passando por José Cabeças, «em cujos mandatos o concelho deu um extraordinário salto qualitativo», e ocasião em que «beneficiei dos frutuosos ensinamentos com que me valorizei em termos pessoais e profissionais», referiu.
Falando do futuro, Maria de Lurdes Castanheira disse que «a partir do dia de hoje, estamos ao serviço de todos os goienses, sem excepção», explicando que «o futuro faz-se com o contributo de todos os que mostrarem disponibilidade e interesse pelo bem comum».
Lembrando que o programa eleitoral apresentado a sufrágio «será a base da nossa acção na Câmara Municipal de Góis», reflectindo «anseios e preocupações» dos goienses, a autarca elencou algumas das linhas que pretende seguir para, como referiu, «dar mais um passo em direcção ao futuro, no sentido de perspectivarmos um concelho virado para o século XXI».

Questões sociais
são prioritárias
Lurdes Castanheira coloca à cabeça a questão social, tendo como objectivo aumentar a qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos. «Não temos complexos em assumir que as pessoas são e serão sempre a nossa principal preocupação e prioridade», afirmou perante uma audiência que ultrapassou claramente a capacidade da sala da biblioteca onde decorreu a cerimónia.
A autarca disse que «pugnaremos pela implementação de verdadeiras políticas integradoras, que respondam com celeridade e eficiência às novas dinâmicas sociais», explicando que pretende trabalhar em parceria com a Rede Social e as IPSS do concelho.
«O nosso compromisso é que estamos disponíveis para apoiar a instalação de mais e, sobretudo, de melhores equipamentos sociais», disse ainda, explicando que «desde que se justifiquem num quadro de indicadores sociais, culturais e geográficos».
Maria de Lurdes Castanheira prometeu ainda uma consolidação da acção em termos do apoio que é concedido ao Agrupamento de Escolas, garantindo ainda mais condições para que os jovens «possam colocar ao serviço do concelho e dos seus concidadãos todas as suas capacidades.
Por outro lado, o executivo pretende criar condições para motivar a fixação de pessoas no território, e, «a partir daqui possam desenvolver o seu projecto de vida, com qualidade e, fundamentalmente, com ambição».
Tendo sempre em linha de conta as pessoas, Lurdes Castanheira preconiza a criação de equipamentos de uso colectivo, mas também criar condições para «desenvolver o espírito empreendedor, inovação e criatividade».
Nesta matéria, o turismo surge como «uma janela de oportunidade», considerando a autarca que a Câmara Municipal «deve assumir a sua dimensão estratégica de estimular o investimento através da criação de infra-estruturas de interesse colectivo».
É neste sentido que surge o projecto de um Plano Municipal de Qualificação, instrumento para «ajudar a criar cidadãos activos, preparados para competir e, por essa via, alcançar e desenvolver novas oportunidades».
Em nome de uma melhor coesão territorial, Lurdes Castanheira considera urgente a revisão do Plano Director Municipal, «tornando-o mais eficiente nas respostas que é necessário encontrar para as novas necessidade e problemáticas das sociedades actuais».
A nova autarca abordou ainda a resolução definitiva dos problemas de saneamento, abastecimento de água com qualidade, melhoria dos serviços de recolha de lixo e implementação de recolha selectiva de resíduos.
Prometendo cooperação e colaboração com todos os membros dos diferentes órgãos, para Góis alcançar «os índices de desenvolvimento que os outros municípios alcançaram e aos quais também temos direito», Lurdes Castanheira terminou referindo que «o que os goienses esperam de todos nós é trabalho, muito trabalho».
in Diário de Coimbra, de 27/10/2009

Etiquetas: ,

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Promessas.... ´´Só promessas.
Ainda bem que realçou a passagem como Presidente da Câmara do C......, só foi pena não ter realçado o C....... que em substituição do Presidente da Assembleia Municipal, na mesma altura, esteve á frente da mesma A.M., par recordarmos "As mesmas promessas" feitas naquela data.

27 outubro, 2009 11:04  
Anonymous Anónimo said...

Grande intervenção de alguém que tem visão e ambição para este Concelho.

Parabéns Sra. Presidente Lurdes Castanheira.

27 outubro, 2009 11:39  
Anonymous Anónimo said...

Foi um discurso completamente vazio de ideias e medidas. Retórica e mais retórica.

27 outubro, 2009 12:29  
Anonymous Anónimo said...

Foi um discurso próprio para a ocasião nobre. E termina bem... "os goienses esperam de nós trabalho, muito trabalho."

Naturalmente os politólgos oposicionistas goienses, não esperavam já um calendário de actividades e orçamento... Ou esperavam?

27 outubro, 2009 13:21  
Anonymous Anónimo said...

"Politólgos oposicionistas"?!
Não me incluo nesse grupo,mas gostariamos de uma unica situaçãozinha concreta ou não!
Agora parcerias com concelhos vizinhos,turismo,fixação de jovens,ajuda aos jovens para mais hablitações,etc,etc,blá,blá,blá!

27 outubro, 2009 15:27  
Anonymous Anónimo said...

a Loulou está preocupado com outras coisas. tenham calma. ela não quer ir fazer companhia aos irmãos dalton. precisa de arranjar um plano manhoso para a fuga á justiça.

27 outubro, 2009 19:02  
Anonymous Anónimo said...

Sim! Sim!
"parcerias com concelhos vizinhos,turismo,fixação de jovens,ajuda aos jovens para mais habilitações"
Acham que isto não é importante?
Ou querem o Feudo só para os velhos tubarões? O resto da população do Concelho que se amanhe por esse mundo fora!
É o nosso cheiro que vos enoja?
Pois... quem não está bem, muda-se!
E, podem estar descansados que há-de haver terra suficiente para vos encher esse crânio que aloja agora esse vosso cérebro preguiçoso, invejoso e oco.

27 outubro, 2009 22:25  
Anonymous Anónimo said...

Fuga à justiça?
Mas em que mundo estamos?
Quem rouba é coitadinho... e sai limpinho junto com os amigalhaços.
Quem trabalha, é criminoso!
É melhor mesmo fazer como certos executivos: trabalhar tá quieto. é perigoso. Vale mais beber uns copos e esperar o fim do mês para arrecadar o ordenado. Góis que se lixe.
Quem não trabalha, não corre riscos. Isso é uma certeza.
É triste é que gostem de usufruir do trabalho e do arrojo dos outros, na sociedade onde tudo fazem (menos trabalhar á séria) para se evidenciar.

27 outubro, 2009 22:42  
Anonymous Anónimo said...

Já me contaram que Gois passou a ser Capital da Chanfana,será verdade.
Nós temoa a caçoila

27 outubro, 2009 23:46  
Anonymous Anónimo said...

A Dra.Lurdes tem que acabar com os leitões do José Nunes sem Nota Fiscal dá mau aspecto.
Com ao Sr. José Duilio verificar os arranjos dos motores entre arranjar e novos,tem sido uma mina ninguem controla ninguem.
O gasoleo outro problema

Dra é dificil mas se não fizer é caso preocupante

28 outubro, 2009 00:03  
Anonymous ANA Góis said...

É assim em todo o lado e em Góis não é excepção.
Aqueles trabalham, que lutam, que fazem pela vida, são invejados.
O comentário anterior das 00.03 é prova disso.
Quem não deve não teme.
Da Dra. Lurdes e a sua equipa esperamos medidas que ajudem o nosso Concelho a desenvolver-se e tornar-se mais acolhedor para todos.

28 outubro, 2009 14:16  
Anonymous Anónimo said...

O pior cara Ana Góis é que ela deve e muito.
Não sou eu que digo, é o ministério público que diz e que a constituiu arguida.
Esse é o problema de momento, não são as promessas.

28 outubro, 2009 16:05  
Anonymous Anónimo said...

Senhor Girão CRISTO também sofreu e passados tantos anos os "verdugos" ainda continuam a "martirizar" os Humildes pois aos Soberbos enchem os de Vaidade

28 outubro, 2009 17:44  
Anonymous Anónimo said...

Esta de Góis e mais a chanfana!... Não percebo!... Ah, será das cabras?!...

28 outubro, 2009 20:11  
Anonymous Anónimo said...

Peço que respeitem o Sr Girão, lembrem-se que a doença pode acontecer a qualquer um.Pensem no sofrimento dele,não brinquem. A vida é isto mesmo.Hoje ele que está muito doente amanhã poderá ser um de nós.Tenham respeito por quem sofre.

28 outubro, 2009 21:13  
Anonymous Anónimo said...

Ó sr 21.13h vamos-nos lá deixar de"coisas". Todos sabemos que o Sr Girão está muito doente e TODOS lamentamos a situação.
E também todos sabemos que quando menos esperamos bate-nos a porta!
E é de louvar a coragem que teve em não ir a tomada de posse.
Resguardou-se,não foi para lá para dar nas vistas,porque sabia que todos iam olhar para ele e não necessitava que tivessem pena dele.
Foi de uma grande coragem e dignidade!
Há alturas na vida que mais vale assim,não aparecer(não me refiro a nada politico).
E o comentador tem razão,a vida é isto mesmo!
Agora não pode vir impedir que falem nele e estar a tentar insinuar que não se tem respeito por quem sofre! Tenha dó,não está a passar pela cabeça de ninguém(a não ser pela SUA)desrespeitar o sofrimento de alguém!
E pesso a Deus que o ajude e a familia nesta fase dificil e que escolha o melhor para eles!

29 outubro, 2009 01:35  
Anonymous Anónimo said...

CRISTO não sofreu fisicamente mas com as traições humanas e com as tentativas de despreso que lhe lançaram.

29 outubro, 2009 09:58  
Anonymous Anónimo said...

Neste blogue os comentários quer contra quer a favor da Presidente só revelam bilis e ressabiamento, complexos de ambos os lados e um lavar de roupa suja das terras onde nada acontece,

29 outubro, 2009 11:53  
Anonymous João said...

É isso mesmo .Se aqui acontecesse alguma coisa digna de ser valorizada não havia lugar a esta guerra do alecrim e manjerona .

29 outubro, 2009 18:56  
Anonymous Anónimo said...

ao 11.53:
Então e o sr faz um comentário só para dizer isto?! Foi um grande assunto não haja duvidas!
Se estivesse calado valia mais!
Então voces andam a extremar os comentários e depois veem com este"corte"?
Ahahahah,tem muita piada! Ou fez o mesmo comentário onde atacam ferosmente as outras pessoas?
É que como deve ter visto há um post mais à frente onde são bem mais duros com a Helena Moniz e outros e não o vi fazer tal defesa,só se não foi publicado!

29 outubro, 2009 23:46  
Anonymous BERNARD SHAW said...

A DEMOCRACIA É APENAS A SUBSTITUIÇÃO DE ALGUNS CORRUPTOS POR MUITOS INCOMPETENTES

30 outubro, 2009 10:42  
Anonymous Anónimo said...

Então o pessoal das cortes já tem o seu posto médico? e os bombeiros de alvares parece que se vão mudar para o colmeal, será?????
Até lá vamos ver
promessas infundadas e baratas que não serão cumprindas

30 outubro, 2009 13:28  
Anonymous Anónimo said...

cortes é mesmo uma terra do catano! Está provado que quem se mete com eles, ao cedo ou ao tarde leva a resposta. cumprimentos ao povo das cortes e que esta camara olhe pelo vosso futuro, bem merecem.

30 outubro, 2009 14:14  
Anonymous Anónimo said...

Ó Bernard shaw,enganou-se na ordem das palavras.
No tempo que estamos a viver"A DEMOCRACIA É APENAS A SUBSTITUIÇÃO DE ALGUNS INCOMPETENTES POR MUITOS CORRUPTOS".
Olhando a minha volta é o que eu e muitos cidadãos sentimos!

30 outubro, 2009 14:41  
Anonymous Anónimo said...

"...do catano"ou do Mateus,ou do Antonino?

30 outubro, 2009 14:44  
Anonymous Anónimo said...

Já tenho fibra óptica
Já temos RX no Centro de Saude de Góis.
Tudo ficou mas barato .
Viva a d.Lurdes viva Gois.
O meu povo é esperto sinto orgulho
nele.
Corruptos para a cadeia JÁ

30 outubro, 2009 23:03  
Anonymous Anónimo said...

Trazes o miolinho meio avariado com a fibra optica,aí trazes trazes!
Olha que o RX já tens há 8 anos e não é no Centro Saude,mas sim no internamemto da Santa Casa,que é atrás do centro saude!
E quando chegou o camião com o equipamento no final da campanha autárquica e antes das eleições,o dr Cabeças fez questão de o vir receber ao pé do May-Tay.
Eu não tenho fibra optica,mas estava lá e vi!
E também já nesse tempo havia contrato de tv cabo para o centro saude Gois,contratado pela ARS(quando ele era o president)e o centro saude nem televisão tinha,diziam os jornais!
E não era por fibra optica!
Será que vamos voltar ao tempo dessas mordomias?!
Eu também quero!

01 novembro, 2009 21:09  
Anonymous Anónimo said...

Nota Fiscal???
Cá em Portugal dizemos factura!

03 novembro, 2009 01:32  

Enviar um comentário

<< Home