sábado, 10 de outubro de 2009

XXII aniversário do Rancho "As Sachadeiras da Várzea"

O Rancho Folcórico "As Sachadeiras da Várzea" comemorou, no passado dia 20 de Setembro, no Adro da Igreja de Vila Nova do Ceira, o seu XXII aniversário, com um espectáculo musical que integrou também a participação de alguns grupos convidados e o recordar de algumas tradições varzeenses.
Com o bom tempo a ajudar, o programa iniciou com o Grupo de Violas e Cantares de Vila Nova do Ceira, seguindo-se a actuação do Rancho aniversariante e do Grupo Folclórico Cantares de Santiago, terminando com o Grupo de Danças e Cantares Tradicionais de S. Miguel d'Acha.
A tarde continuou com muito convívio e uma escapelada à moda antiga, com música a acompanhar. Também os jogos tradicionais fizeram recordar os tempos de outrora e trouxeram até ao Adro um pouco das tradições varzeenses.
Chegou o momento de recordar o tempo da fundação do rancho aniversariante e, por isso, foi entregue uma lembrança a Lurdes Alvarinhas. A muito bem conseguida lembrança, elaborada artesanalmente por Filipa Reis, foi também entregue a todos os grupos intervenientes.
Almerinda Gonçalves, presidente do Rancho "As Sachadeiras da Várzea" da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira responsável por apresentar todo o programa chamou também as individualidades presentes, iniciando por citar a ausência do presidente da Casa do Povo, que por motivo de apoio a familiar não pode comparecer, a quem Almerinda desejou rápidas melhoras.
No uso da palavra, a vereadora da Câmara Municipal de Góis, D. Helena Moniz, frisou ser com muito gosto que em seu nome pessoal e da Câmara Municipal "participava nestes eventos, que são sem dúvida de realçar e de louvar", disse, reconhecendo neles a promoção e divulgação dos usos e costumes do concelho de Góis. A vereadora felicitou todos os elementos do Rancho e os seus dirigentes, não esquecendo também os que "ao longo dos 22 anos de existência fizeram parte deste rancho", salientando o trabalho da actual presidente do Rancho.
O presidente da junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, António Monteiro também usou da palavra para referir a importância do evento e da divulgação das tradições, comprometendo-se a continuar a apoiar, tanto o Rancho "As Sachadeiras", como "Os Mensageiros da Alegria" e todos os grupos culturais existentes em Vila Nova do Ceira. Saudou e agradeceu a presença dos grupos convidados sugerindo-lhes que voltem sempre a Vila Nova do Ceira. Consciente que as eleições estão "à porta" mostrou-se crente que seja quem for que fique a dirigir os destinos da freguesia irá certamente continuar a apoiar os grupos culturais da freguesia, que tão bem representam a cultura varzeense, concluiu.
José António Pereira de Carvalho, presidente da Assembleia Municipal de Góis, também saudou o rancho aniversariante a quem disse ter feito referência na sua última visita a Espanha. Na sua opinião própria realçou que de entre todas as freguesias é a de Vila Nova do Ceira que mais tem contribuído "neste tipo de arte" e terminou afirmando: "continuem que estão no bom caminho".
A presidente do Rancho terminou agradecendo à Câmara Municipal de Góis os apoios recebidos, nomeadamente o transporte e o subsídio e à Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, que também sempre tem apoiado. Agradeceu ainda ao presidente da FILVAR que tem disponibilizado as suas instalações, ao presidente da Cooperativa Silvo Agro Pecuária pala ajuda que tem prestado, ao jornal O VARZEENSE pela divulgação dos eventos, ao GeraldesPeixe a oferta de pólos novos, à Maria das Balsas com os seus bolos, ao Salgueiro pelo seu feijão, ao João do Talho pela sua carne, à Aida Cabeleireira e à Ilda Cabeleireira pelos seus penteados e a todos os varzeenses, sem excepção, pela ajuda moral e material que têm prestado ao rancho, ao longo dos seus 22 anos de existência. Almerinda Gonçalves terminou agradecendo também a ajuda da ADIBER, onde referiu encontrar sempre uma porta aberta e do pároco local que para além de ceder o Adro tem dado o seu apoio moral.
in O Varzeense, de 30/09/2009

Etiquetas: