sábado, 31 de outubro de 2009

Lurdes Castanheira presidiu à sua primeira reunião como Presidente da Câmara Municipal de Góis

O novo executivo municipal de Góis, presidido por Lurdes Castanheira, efectuou ontem a sua primeira reunião, onde se procedeu à "distribuição dos pelouros pelos vereadores. A presidente sublinha que os critérios seguidos respeitaram o que tem sido prática no município, ou seja, "os pelouros são distribuídos pelos vereadores da maioria". Significa que Diamantino Garcia e Maria Helena Moniz estão "fora dos pelouros", mas nem por isso com um espírito menos colaborante.
Lurdes Castanheira sublinhou, aliás, ao Diário de Coimbra, "toda a disponibilidade para colaborar", por parte dos dois vereadores eleitos pelo PSD, "em prol do desenvolvimento do concelho". A presidente confessa que "não esperava outra atitude" e considera essa colaboração muito importante, uma vez que se trata de elementos que "transitam do executivo cessante" e, como tal, também possuem um conhecimento mais aprofundado de todos os processos em curso. Uma posição que deixa a autarca socialista satisfeita, uma vez que é "fundamental uma convivência sã" e todos nós temos em perspectiva trabalhar para fazer crescer o concelho de Góis".
A autarca, que ontem presidiu à sua primeira reunião camarária, reitera o compromisso assumido, por si e pela sua equipa, no sentido de dar cumprimento ao projecto autárquico apresentado e que o povo de Góis sufragou. "Tudo faremos para cumprir as propostas que fizemos", disse, sublinhando que, quatro dias após a tomada de posse, "ainda não foi possível inteirarmo-nos de todos os dossiers, quer em termos de obras, quer da própria situação financeira da autarquia. Todavia, "o que nos move é pugnar pelo desenvolvimento do concelho de Góis". Lurdes Castanheira ressalva, desde já, a necessidade de "resolver problemas que persistem nesta comunidade; e que se prendem, nomeadamente, com questões de saneamento e, também algumas questões com a qualidade da água".
A par destas, destaca em especial a vontade de avançar com um conjunto de projectos em curso, como é o caso da "Casa Municipal da Cultura, do campo relvado ainda da requalificação do quartel dos Bombeiros Voluntários", quer ao nível da sede, em Góis, quer na secção de Alvares. "São projectos relativamente a alguns dos quais há empréstimos bancários feitos e vamos pegar neles e levá-los para a frente". A presidente sublinha ainda que se trata de investimentos que envolvem "mais meios financeiros", o que não significa que a autarquia não continue a empenhar-se na realização de outras pequenas obras.
Por outro lado, Lurdes Castanheira quer avançar com uma reestruturação dos Serviços Municipais, quer relativamente ao "espaço físico", quer na componente de "maior qualidade do serviço prestado aos munícipes",
"O que espero da minha equipa e de todo o executivo é que consigamos melhorar os índices de desenvolvimento de Góis e devolver a Góis a centralidade que já teve e merece", remata Lurdes Castanheira.

Pelouros entregues aos vereadores da maioria

A distribuição de pelouros, feito ontem na primeira reunião do executivo atribui à presidente da Câmara, como é natural, o maior peso em termos de responsabilidades. Com efeito, Lurdes Castanheira chamou a si as pastas da Educação, Acção Social, Cultura, Desporto, Turismo, Património e Desenvolvimento Local. De acordo com a lei, a área de Recursos Humanos também deveria ser de sua responsabilidade, mas delegou-a no vice-presidente e e vereador em regime de permanência, José Rodrigues, que também fica com a Divisão Administrativa e Financeira sob sua tutela.
O terceiro vereador do PS, Mário Garcia, assume os pelouros das Obras, Urbanismo e Ambiente.
in Diário de Coimbra, de 30/10/2009

Etiquetas:

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nem mais!
A Presidente = 5 pastas
Os vereadores = 2 pastas cada um.
E as pastas do vice ainda ficam sob a sua tutela!
Aí Zé Beto,aí Mário,isto não vai correr bem,aí não não!

31 outubro, 2009 16:46  
Anonymous Anónimo said...

“O terceiro e indesejado vereador do PS, Mário Garcia, assume os pelouros das Obras Obscuras, Cinismo e Ambiente Intrujão.”

31 outubro, 2009 21:13  
Anonymous Anónimo said...

Mário tenho pena de ti, será que não vês que não existe uma única pessoa que te ache alguém de jeito!!! Eu digo-te sinceramente, se soubesses as conversas que havia entre os funcionários da câmara a teu respeito, envergonhavas-te da pessoa que és, ninguém te queria como responsável por os sectores onde cada um trabalha!!! Como pessoa sei à muitos anos que não és grande merda, mas até tinha ideia que eras bom profissional, pelos vistos ninguém te quer ver à frente, parece que ganhaste a fama que tramas todos com quem trabalhas, só pensas no teu dinheiro no fim do mês, os outros que se lixem, é só venha a mim… Tem vergonha de ti, porque eu tenho muita vergonha quando dizem que és de VNCeira.

01 novembro, 2009 01:40  
Anonymous SOFISTA said...

Concordo que isto não vai dar certo. Eu ofereceria o mais difícil pelouro a um vereador da oposição. Se este , por esperteza, não aceitasse poderia sempre dizer que se desejou fazer uma administração democrática mas a oposição não aceitou. Se por acaso ele aceitasse e as coisas corressem mal nesse pelouro difícil, poderia sempre argumentar que a oposição fez boicote. Se nesse pelouro as coisas corressem bem argumentaria que se deveu á orientação da presidência.Já viram que todos ficavam contentes? A oposição tinha um pelouro e a maioria continuava a ser maioria.

01 novembro, 2009 18:19  
Anonymous Anónimo said...

Sra Presidente chama o si o poder ABSOLUTO!

01 novembro, 2009 20:43  
Anonymous Anónimo said...

a democracia está em asfixia em Góis ?

02 novembro, 2009 03:21  
Anonymous Anónimo said...

Nã... o oxigénio é que falha em alguns cérebros…

02 novembro, 2009 12:47  
Anonymous Anónimo said...

Ainda não foi desta que o Movimento Cidadãos por Góis assumiu o seu apoio à candidata hoje Presidente da Câmara ou é esta que não “deixa”.
.

03 novembro, 2009 11:49  
Anonymous Anónimo said...

so por isso fazem alarido

13 abril, 2010 15:52  

Enviar um comentário

<< Home