terça-feira, 28 de julho de 2009

A IV Jornada Cultural e o Livro "Memórias do Antigamente"

No seguimento das notícias vindas a público sobre a IV Jornada Cultural da Freguesia de Alvares, a qual veio a ter lugar em Cortes seguindo os parâmetros usuais, aliás dignos dum acto cultural merecedor do melhor registo. Tratou-se de um evento importante para a aldeia e para a região, onde estiveram representadas as forças vivas do Concelho de Góis.
Os pormenores da jornada são já do domínio público, entre os quais recuperamos a importante intervenção do Dr. Pedro Pita, Director Regional da Cultura do Centro, que destacou com toda a eloquência o acto cultural que vamos acrescentando no nosso dia-a-dia, acto esse que vai levando a presença enriquecedora da ideia em movimento, que, mais tarde, lhe chamamos história.
Outro pensamento que queríamos recuperar, lançado pelo Presidente da Comissão de M. Alvares António Rui Dias, está no mote que sacudiu as águas mornas, quando se referiu ao impacto positivo levado pelos "novos residentes'; duvidando seriamente que "a comunidade sitiada esteja preparada e receptiva para os receber". Dada a pertinência deste assunto baseado em experiências vividas, mais tarde, gostaríamos de voltar ao tema.
Da parte da tarde apresentou-se ao público o autor do livro "Memórias do Antigamente" - Monografia de Cortes, Dr. Samuel Mateus, Mestre em comunicação social, que nos revelou usos e costumes, hábitos e tradições, sabores e saberes, além duma versão inédita sobre o topónimo de Cortes. Fez também uma explanação dos trabalhos rudes e das canseiras, do rolar manso dos dias intervalado com as festividades, das grandezas e das misérias e da profunda religiosidade deste povo com características muito próprias onde se destaca o apego à sua terra-natal.
O Dr. Samuel Mateus expôs-se ao seu público de maneira simples e despretensiosa, dissertando sobre o valoroso povo de Cortes onde crescem as suas raízes, solo que faz brotar a fonte do seu saber e bebe o entusiasmo da inspiração que lhe aviva e refresca a memória da sua avó Maria Brilhantina Alves, temperada com pesquisas que foi fazendo ao longo dos dias verdes de menino e moço, envoltas duma paixão arreigada que foi crescendo através dos tempos. O sentimento e apreço revelados pela maneira como escreve' sobre este povo, é a forma mais eloquente de destacar a admiração que tem por ele. Trata-se duma revelação de afectos, própria de beirão, que só lhe ficam bem.
"Memórias do Antigamente" é uma monografia bem estruturada onde cabe o perfil sócio-profissional do homem comum, da mesma forma que nos fala do temperamento do trabalhador rural dentro dum colorido da ruralidade serrana, com as suas vestes típicas dos dias de festa religiosa, dos trajes domingueiros e das tradições pagãs que povoam o imaginário de qualquer criança. Abre, assim, espaço às estórias habituais que são tão do agrado de qualquer povo.
Fala-nos também do tipo de habitação e das habituais divisões, dos materiais utilizados na sua' construção. Não se esqueceu da alimentação daqueles tempos, (e que tempos!...) própria da época em que se vivia, algo de importante que marcava a tradição segundo um calendário religioso, ou as tradições pagãs que o homem comum tanto gosta de relembrar. São registos importantes que só tempo saberá falar deles.
Desta monografia levada ao pormenor, só podemos congratularmo-nos com o seu contributo para a cultura local e manifestarmos o nosso mais vivo contentamento por quem sabe o que significa escrever para que outros leiam.
Adriano Pacheco
in Jornal de Arganil, de 23/07/2009

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Adoro o facto desde gajo escrever sobre ele proprio!
Quando não tens cão caças com Gato...
Mas é triste não se ter vergonha na cara!

31 julho, 2009 09:12  
Anonymous pedro vasconcelos said...

os tristes como não têm cão nem gato apenas ladram

01 agosto, 2009 15:54  
Anonymous Anónimo said...

Realmente!?
O homem escreveu... é perceptível e informa, não estou a ver qual o problema!
Há gente muito mal resolvida.

03 agosto, 2009 13:55  
Anonymous Anónimo said...

São 30 anos do poder SOCIALISTA

03 agosto, 2009 16:18  

Enviar um comentário

<< Home