domingo, 26 de julho de 2009

Góis - 219.º concelho com melhor qualidade de vida

Arganil é o concelho da Beira Serra com melhor qualidade de vida, revela um estudo elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social (ODES) da Universidade da Beira Interior (UBI).

Entre 278 concelhos, no continente português, Arganil situa-se na posição 116, à frente de concelhos como Oliveira do Hospital (138), Lousã (140), Vila Nova de Poiares (199), Góis (219), Pampilhosa da Serra (231).

Segundo Pires Manso professor catedrático da UBI, responsável pelo ODES, autor do trabalho juntamente com Nuno Simões, o índice tem em conta “centenas de variáveis quantitativas”, como o Produto Interno Bruto (PIB) ou o consumo, e “variáveis qualitativas como a disponibilidade de bens culturais e outros de difícil medição”, em áreas como a educação, saúde, segurança, população, cultura/lazer, ambiente, dinamismo económico, mercado de trabalho, mercado de habitação, rendimento/consumo.

Num estudo em que Lisboa encabeça a lista de concelho com melhor qualidade de vida, Pires Manso conclui que “não se pode considerar animador o cenário do país em termos de desenvolvimento económico e social ou de qualidade de vida no sentido mais amplo”. Ainda, que

“o país vai a duas velocidades: uma, de nível europeu, a que correm os concelhos litoral e do Algarve e outra a que se desloca (ou não corre) a grande maioria dos concelhos do interior Norte, Centro e Alentejo de Portugal”. Refere, negativamente, também, “a má colocação dos principais municípios da Beira Interior”.

A base de dados “fundamental” foi o Anuário Estatístico, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, referente ao ano de 2006 (publicado em 2009) e a informação recolhida, explica no documento, “foi depois trabalhada com o objectivo de proceder à criação de um sistema de indicadores estatísticos de monitorização do nível de desenvolvimento e da qualidade de vida dos concelhos de portugueses”.
in www.jornaldearganil.net

Etiquetas: ,

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Linda posição. Só ficaram seis dezenas atrás de nós. E o estudo refere-se a 2006.
Provavelmente em 2009 "ganharemos" alguns lugares e estaremos mais próximos do fim da lista.
Espectacular! Simplesmente espectacular!
E os políticos melhoraram? Certamente que sim. Se não já tinham mudado de vida.

27 julho, 2009 12:47  
Anonymous Anónimo said...

desviavam uns fundos europeus?

27 julho, 2009 16:11  
Anonymous OBSERVADOR said...

Continuam as "bocas foleiras". Assim vai ser difícil melhorar a qualidade de vida. Desta qualidade o relacionamento humano também faz parte. Infelizmente em Góis existe muita, mas muita hipocrisia. Saudações.

28 julho, 2009 13:00  
Anonymous Anónimo said...

São 30 anos de poder Socialista

03 agosto, 2009 16:22  
Anonymous Anónimo said...

Os municipios social-democratas não estão melhor.

03 agosto, 2009 16:38  
Anonymous Anónimo said...

Até que enfim apareceu 30 anos do poder socialista em Gois ATRAZO TENHAM PACIENCIA

04 agosto, 2009 14:54  

Enviar um comentário

<< Home