domingo, 24 de maio de 2009

Governo lança Concessão Pinhal Interior em Condeixa-a-Nova

O ministro das Obras Públicas e o primeiro-ministro estarão no lançamento da Concessão do Pinhal Interior, que prevê a conclusão dos IC8 e IC3

O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, preside sábado (14 de Junho) ao lançamento da Concessão do Pinhal Interior. A iniciativa, onde estará presente também o primeiro-ministro, José Sócrates, insere-se no programa “Coimbra Governo Presente” e terá lugar no Auditório das Ruínas de Conímbriga, em Condeixa, pelas 15 horas.

A Concessão do Pinhal Interior terá uma extensão total de 567 km, entre lanços para construção (173 km), para requalificação (135 km) e para exploração (229 km), a que corresponde um investimento de 772 M €. A extensão da via e o respectivo investimento transformam a nona concessão lançada por este Governo no empreendimento rodoviário mais ambicioso deste mandato. A “Concessão Pinhal Interior” permitirá ainda que as sedes de concelho da Região Centro fiquem mais próximas das redes de qualidade elevada (IC3 e IC8), com níveis superiores de comodidade e segurança.

Esta concessão abrange os distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém. Os concelhos directamente beneficiados são: Tomar, Ferreira do Zêzere, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Alvaiázere, Ansião, Penela, Castanheira de Pêra, Condeixa-a-Nova, Figueiró dos Vinhos, Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Arganil, Coimbra, Pombal, Vila de Rei, Pampilhosa, Pedrógão e Sardoal, servindo mais de 400 mil habitantes.

A requalificação das vias existentes de acesso ao IC3 e IC8 trará uma redução significativa do tempo de percurso entre as sedes de concelho e a rede de alta capacidade, que ultrapassará os 40%.

Prevê-se que a adjudicação da Concessão do Pinhal Interior ocorra no primeiro trimestre de 2009, devendo estar concluída no primeiro trimestre de 2012.
in O Ribeira de Pena

Etiquetas: ,

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

(...) vamos propor um programa integrado de requalificação de cidades, com prioridade para centros históricos e para aquela malha suburbana onde surgem problemas como os que vimos na Grécia e agora aqui também em Portugal. Na Bela Vista houve uns ameaços. A União Europeia não tem um programa de requalificação de cidades- Paulo Rangel em entrevista ao i.

É daquelas ideias que buscam o consenso, que quase imaginamos subscritas por gente das mais diversas famílias partidárias. No entanto, uma leitura mais atenta confronta-nos com uma estratégia política que nos condena- a todos os que não vivem, nem querem viver em cidades- a ficar à porta da Europa, ignorados nas propostas dos candidatos. Historicamente, a cidade sempre foi o centro de um território que garantia toda a variedade de serviços que a sustentavam. Cidade pressupunha, então, uma envolvente rural. Hoje, fala-se de cidade limitando-a ao maior aglomerado populacional e de consumo (e de votos!). O resto é a paisagem que... somos nós.

24 maio, 2009 23:49  
Anonymous Anónimo said...

Já era tempo de inserirem a requalificação da estrada da beira neste pacote. Para servir directamente Lousã, Gois, Poiares, Arganil, etc,. Isso é que era.

25 maio, 2009 09:26  
Blogger Anaia Vestrares said...

Ora ai está mais uma campanha.
Fico orgulhoso por Góis receber Suas Excelências o Sr. Primeiro-ministro e o Sr. Ministro da Economia.
Em boa verdade é por estas duas figuras que pode passar o desenvolvimento de Góis e da Região.
Mas devemos reconhecer toda a dedicação com que nos têm presenteado, uma terra que não sabe agradecer é uma terra de ingratos.
Por isso para agradecer a estes senhores o nada que têm feito por nós:
VAMOS FICAR ESCONDIDOS, QUE NINGUÉM LÁ PONHA OS PÉS A BAJULAR QUEM NADA FAZ POR NÓS.
Ou iremos agradecer a ausência de médicos, a deficiente rede viária, etc…

25 maio, 2009 17:09  
Anonymous Anónimo said...

Apoiado, eles deviam ver as ruas e praças vazias tal como a politica que têm feito.
Politica vazia de bolsos cheios . . .
comigo não contem.

25 maio, 2009 19:05  
Anonymous Anónimo said...

Se lerem bem a notícia talvez não vejam onde se diz que eles passam por Góis.
É a prova provada que se diz mal só por dizer.
É uma tristeza.
E ainda falta o poeta emplastro vir aqui colocar a sua excelente poesia...

25 maio, 2009 20:50  
Anonymous Anónimo said...

Que não seja por isso, caro Senhor:
Cá estou com muito prazer,
Está-me a fazer um favor,
Ao dar-me oportunidade de aparecer.

A poesia não é excelente,
Nem tão pouco sou Poeta.
Emplastro também é Gente,
Gente que também é correcta.

Sobre o artigo em questão,
Se a Paisagem mal tratarem
Esta é a minha opinião,
Empobrece os que cá ficarem.

VIVA O POVO LIVRE!

26 maio, 2009 19:04  
Anonymous Anónimo said...

Outra vez o Povo livre poeta IRRA

28 maio, 2009 14:09  
Anonymous Anónimo said...

Senhor "14:09":
-O comentário já lá estava há, quase, dois dias.

Um grande abraço para si e muita saúde.

VIVA O POVO LIVRE!

28 maio, 2009 16:38  

Enviar um comentário

<< Home