sábado, 23 de maio de 2009

Convívio dos Fernando's

No passado dia 25 de Abril, decorreu no Restaurante Beira Rio, em Góis, o habitual encontro dos Fernando's, que contou com 33 presenças.
Um convívio que se repete há mais de duas décadas, e que, Fernando Barata, mais conhecido por "Fernando do Beira Rio", prima em continuar a organizar, dando continuidade a um evento organizado pelo seu falecido pai (também de nome Fernando Barata).
Os participantes vieram não só do concelho de Góis, mas também de terras vizinhas, para participarem num almoço delicioso e num convívio, que se prolongou até ao final da tarde, revendo rostos amigos, recordando factos passados e contando histórias, vivendo assim momentos gratificantes.
Em nome dos presentes, Fernando Ribeiro, deu as boas-vindas a todos, homenageando, em especial, o Dr. Fernando Barata, a quem dirigiu as seguintes palavras: "o Fernandito, como era conhecido, fez todo o seu percurso de criança e jovem, nesta terra - goiense de coração e médico de profissão foi recentemente nomeado director dos serviços de pneumonologia do Centro Hospitalar de Coimbra, mais conhecido por Hospital dos Covões."
Fernando Ribeiro continuou a enaltecer as qualidades do Dr. Fernando Barata e virando-se para o homenageado referiu também: "foi um dos fundadores do Grupo de Juventude de Góis, animou as cerimónias religiosas, fazendo parte do grupo coral da Igreja, onde acompanhava os cânticos, tocando viola."
Mas o seu historial contempla ainda o seu lado humanitário, pelo que, o orador acrescentou: "como médico, sem vaidade, nem alarde, tem conseguido subir na carreira, granjeando o respeito e a admiração dos que com ele convivem ou que dele necessitam. Muitos são os goienses que têm contado com a sua ajuda, a sua sabedoria e o seu grande coração", terminou Fernando Ribeiro, pedindo a todos uma salva de palmas, para o homenageado Dr. Fernando Barata.
Comovido e grato pelas palavras que lhe foram dirigidas, o Dr. Fernando Barata agradeceu a homenagem, disponibilizando-se para ajudar sempre que possível. Considerou que o faz por amor ao próximo e não para ser homenageado.
No que se refere a curiosidades, e porque o convívio é também aberto ao género feminino, do mesmo agregado familiar marcaram presença no almoço marido, esposa e filho. Desta forma, Fernando Nunes Novais, sua esposa Fernanda Maria Novais e o seu filho Fernando Miguel Novais voltaram a participar no encontro, demonstrando o grande carinho que nutrem pelo nome que partilham.
Para perpetuar o momento, este ano, também voltaram a oferecer uma lembrança, contemplando todos os convivas com um porta-chaves.
in O Varzeense, de 15/05/2009

Etiquetas: