sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"Dez Réis de Gente" cumpriu a sua missão

A partir do momento em que um livro é dado à estampa deixou de ser pertença exclusiva do autor, passando a ser objecto de observação e apreciação de alguém que o adquira, o qual pode formar sobre ele o entendimento que lhe aprouver, sem que isso represente qualquer incómodo ou desconforto. Quem se expõe através da escrita, fá-lo no único propósito de vir a ser lido e entendido, pois só assim o livro cumpre a sua missão.
O valor literário de qualquer obra deste tipo, ou a falta dele, nunca pode ser medido pelo número de exemplares editados e vendidos; esse é apenas um indicador do seu hipotético êxito comercial. O valor dum livro mede-se pelo número de pessoas que teve a curiosidade de o ler, indicativo esse que passa sempre ao lado do autor, o que lhe acarreta uma enorme inquietação. Não sabemos quais são os nossos leitores, nem nunca o saberemos. É sempre com espanto quando ouvimos alguém dizer: "olhe, eu tenho a colecção completa dos seus livros"! Nesta simples e agradável surpresa reside toda a recompensa do nosso trabalho.
Sem falsas modéstias, temos a ideia de que o "Dez Réis de Gente" teve boa aceitação no seio das gentes da Beira-Serra, pelo modo como formos recebidos em cerimónia festiva no espaço em que esteve presente, a convite das mais variadas entidades:
- Foi lançado no ano passado em Vila Nova do Ceira com a presença da Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira, representante da ADIBER, entidade patrocinadora, e várias individualidades do Concelho perante uma assistência de casa cheia;
- Seguiu-se a Casa do Concelho de Góis, em Lisboa, onde encontrou uma enorme assistência. Esteve depois, a convite do presidente Dr. João Marques no salão nobre da Câmara Municipal de Pedrogão Grande, a qual adquiriu uma boa quantidade de exemplares.
- Este ano, foi convidado pelo Sr. Jaime presidente da Junta de Freguesia do Machio, terra escolhida para palco dos desenvolvimentos deste conto, onde foi muito bem acolhido pela boa gente e apreciado pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.
- Por último, esteve presente no Pavilhão da Chã de Cabeça, em Cepos, a convite da Sr.ª Presidente da Junta de Freguesia D.ª Etelvina de Almeida, acompanhada do presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng.º Ricardo Pereira Alves, que muito nos honrou com a sua presença.
Cabe aqui referir que, tal como temos vindo a informar, as verbas resultantes destas vendas têm sido entregues à entidade patrocinadora (ADIBER), que por sua vez as faz encaminhar para a Santa Casa da Misericórdia de Góis, instituição a que fazemos a doação.
Em jeito de conclusão e sem nos termos dado conta, o "Dez Réis de Gente" já percorreu os Concelhos de Góis, Pedrogão Grande, Pampilhosa da Serra e Arganil, tendo sido bem recebido em cerimónia festiva em todos eles, o que muito nos apraz registar.
Contudo, os livros só cumprem a sua missão quando são lidos.
Adriano Pacheco
in Jornal de Arganil, de 25/09/2008

Etiquetas: ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Lá andamos nós com este cromo... Outra vez já chega. Isto já cheira mal...

29 setembro, 2008 12:33  
Anonymous Anónimo said...

Oh Sr. Adriano não tem vergonha de escrever sobre si proprio, um pouco de modestia nunca fez mal a ninguém, será que aina não viu que já ninguém pode consigo... Eu dez reis de gente.

29 setembro, 2008 12:37  
Anonymous Anónimo said...

CLARO QUE A ADIBER ENTREGA À MISERICORDIA E A MISERICORDIA ENTREGA AOS NECESSITADOS, SÓ O CABEÇAS LEVA 3000 EUROS POR MES PARA VIR AO LAR DE VILA NOVA DO CEIRA UMA VEZ POR SEMANA. TADINHOS DOS POBREZINHOS

01 outubro, 2008 15:21  
Blogger Carrasco Morgado II said...

deixem os poetas piar, como se num galho estivessem, mesmo que se por ele passa-se uma suave brisa vindoura de de um nicho de esperança....F..-se estou um poeta aarrrreeeee!!!!

01 outubro, 2008 20:32  
Anonymous Anónimo said...

Oh Carraco Morgado! tu és mesmo im grande filho da P...
As tuas opiniões são como tu... uma caca!
Vai matar-te com a brisa

10 outubro, 2008 12:54  

Enviar um comentário

<< Home