quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Encontro "Arqueologia e Autarquias"

No próximo dia 27 de Setembro a Câmara Municipal de Góis irá estar presente em Cascais, no Encontro Arqueologia e Autarquias, através da apresentação "Antigo Hospital de Góis: resultados preliminares da intervenção arqueológica e perspectivas de musealização" pela Arqueóloga Ana Marques de Sá.

"Arqueologia e Autarquias" é o tema do encontro que a Câmara Municipal de Cascais e a Associação Profissional de Arqueólogos( APA) promovem entre os dias 25 e 27 de Setembro de 2008, no Centro Cultural de Cascais.
A iniciativa destina-se a dirigentes e técnicos de autarquias com competências de gestão e execução de acções de âmbito municipal nas áreas da Cultura, Planeamento e Ordenamento do Território e Obras.
Em debate estará o papel dos órgãos de poder local no estudo, salvaguarda e divulgação do património arqueológico, praticamente tão antigo quanto a afirmação da arqueologia em Portugal.
O papel das autarquias tem vindo a consolidar-se progressivamente, sobretudo a partir da década de 80 do séc. XX, sendo neste momento o exercício da actividade arqueológica nos municípios um dos mais significativos no conjunto das diferentes entidades públicas e privadas que a ela se dedicam.
No momento em que se assiste à transformação do modelo de gestão do património cultural na administração central, as autarquias assumem cada vez mais a responsabilidade executiva da gestão do património arqueológico nas suas múltiplas vertentes. Neste contexto, a promoção deste encontro assume-se como espaço reflexão e debate sobre o exercício da arqueologia nas autarquias.
Pretende-se que o encontro “Arqueologia e Autarquias” permita a quadros técnicos e dirigentes da área partilharem as experiências globalmente positivas que, um pouco por todo o país, tem levado a que os municípios se afirmem, cada vez mais, como um dos parceiros mais credíveis na gestão do património arqueológico.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Essa estrutura já pedia um museu a sério!
Toca a pensar nisso.

26 setembro, 2008 16:57  

Enviar um comentário

<< Home