quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Geógrafo Henrique Tigo, lança novo livro de Geografia

Após o enorme sucesso, do 1º lançamento do livro “Um pequeno retrato de Colmeias” do Dr. Henrique Tigo, que se realizou no passado dia 19 de Julho em Colmeias, houve a necessidade de se realizar um segundo lançamento, o que aconteceu no dia 19 de Setembro, no Museu da República e Resistência – Espaço Grandella em Lisboa.
Este lançamento foi feito num ambiente muito cultural, contudo quase familiar, encontramos lá varias “caras” conhecidas da nossa praça, entre os quais destacamos: Os Escritores Altino do Tojal, Henrique Madeira, Luís Graça, Hugo Beja, os artistas plásticos Bajouca e Infante do Carmo, o Mestre Manuel Antunes o maior especialista em Analise Demográfica em Portugal, o Juiz Conselheiro Prof. Dr. António Santos Carvalho, Jornalistas, músicos e actores, além de familiares e amigos, entre outros VIP’s.
Infelizmente os Pais do Autor não puderam estar presentes, pois a mãe de Henrique Tigo, partiu uma perna, poucas horas antes deste lançamento e teve de ser acompanhado ao hospital pelo Mestre H. Mourato, que também fez a capa desta obra de grande importância para a Geografia em Portugal.
Estiveram na mesa a fazer a apresentação deste Livro Joaquim Santos (Director do Noticias de Colmeias e Editor da Obra) Dr. Joaquim Evónio (Poeta e Fundador da Protecção Civil em Portugal) Eduardo Perestrello (Pintor e autor de BD) e o autor.
Joaquim Santos, fez um breve resumo da basta Biografia do autor, falou-nos da Freguesia de Colmeias e salientou a importância desta obra:
“…O autor dedicou-se com muito sentimento à escrita, ao levantamento de dados, levando a todos os leitores a essência da alma de uma gente, ora residente na freguesia de Colmeias, ora espalhada por esse mundo fora…” “…Por ser um facto tão significativo na vida da sociedade Colmeense, apresento publicamente um voto de louvor ao Dr. Henrique Tigo, que sem hesitar e de forma desinteressada, tornou real este "Um Pequeno Retrato de Colmeias". Só não concordo mesmo com o título que o autor fez questão de colocar em estampa. Deveria ser mesmo "Um Grande Retrato de Colmeias…”
O Dr. Joaquim Evónio falou na importância deste livro sobre um ponto de vista Geográfico, Sociológico e Demográfico, disse-nos entre outras coisas que:
“…A Demografia corresponde à descrição das populações humanas, Epistemologicamente, demografia deriva de demos (população ou povo) e grafia (escrever).
Mas na realidade a Demografia ultrapassa essa definição pois é uma ciência social que conta com um estatuto próprio com os seus métodos e as suas técnicas específicos…” “… E que este livro é um misto de Estudo e de Saber e que todos devíamos estar agradecidos por está obra…”

Eduardo Perestrelo falou-nos do autor, da longa amizade que os une e de todo o que já caminhavam juntos e sobre esta obra disse-nos:
“…Já li “Um pequeno retrato de Colmeias”, e tal como Joaquim Santos, não estou de acordo com o título da obra. Os livros não se medem aos palmos. Se assim fosse, uma pequena quadra ou um soneto de Fernando Pessoa, ficariam a empoeirar-se na penumbra de uma estante…” “…Para não me alongar demasiado, direi apenas que fico à espera de mais, e que um dia possa ver estes trabalhos, alinhados numa colecção, que seria como uma toalha de linho estendida sobre este belíssimo rectângulo que se chama Portugal. PORQUE NÃO? Quem foi que disse que o Sonho comanda a Vida ou que o Homem sonha, a Obra nasce…
Obrigado, Henrique!...”

O Autor disse-mos:
“Caros amigos, é com muita alegria e alguma emoção que vejo uma sala tão cheia de caras amigas, enquanto crescia foi ao lançamento de muitos livros de alguns que hoje, estão aqui…” “… Quero ainda agradecer a presença da minha antiga professora do ciclo que me fez apaixonar, por História e ainda ao meu antigo professor o Mestre Manuel Antunes, para mim o “Pai” da Analise Demográfica em Portugal e que sem os seus ensinamentos nunca teria podido escrever estes livros…”
“…Finalmente uma ultima palavra a todos presentes, o que me comove bastante, obrigado a todos…”

Findas estas palavras, passou-se para um belíssimo beberete convívio que se arrastou pela noite fora.
Já aqui foi dito, mas nunca é demais, salientar Obrigado Henrique Tigo!
SBM

Etiquetas:

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E lá andamos nós a dar importancia a este cromo....desculpemmm DR

26 setembro, 2008 19:43  
Anonymous Anónimo said...

E ainda por cima é a mulher que escreve sobre o livro do marido.
Será que ele ainda não viu que ninguém gosta dele.... só mesmo a mulher.

26 setembro, 2008 20:42  
Anonymous Anónimo said...

Para não dar importância, não se comenta e passa-se à frente. A fórmula é simples.

26 setembro, 2008 21:10  
Anonymous Anónimo said...

eu acho que estamos perante um grande artista da nossa praça, do melhor que há por Portugal, culto, sabe de tudo, escritor, pintor(vejam o site dele e vejam as belas pinturas que ele tem, de facto algo tipo...picassso, enfim temos de reconhecer que o homem até se esforça, agora gostos não se discutem.

28 setembro, 2008 20:18  
Anonymous Anónimo said...

Antes a mulher a escrever sobre ele do que por exemplo o Adriano Pacheco que escreve sobre ele proprio isso é que é triste.
Gostos não se discutem, isso é verdade, mas já estamos fartos de tanto Adriano Pacheco, que ainda por cima escreve mal, mas mal.

29 setembro, 2008 12:36  
Blogger Carrasco Morgado said...

Bom, eu Carrasco Morgado, Eng, pois porque para comentar Henrique Tigo só com grau académico( ele próprio exige que seja tratado por Dr.), gostaria de deixar umas palavras de apreço ao meu caro colega das andanças universitárias, porque de facto sua exªa é cá um artista.....ora bolas, continue assim nem que seja para aparecer nos blogs, porque senão eu não tenho mais nada para fazer e comentar depois de jantar....continue a pintar mais e a escrever ainda melhor :)

29 setembro, 2008 23:40  
Anonymous Anónimo said...

A verdade é que os cães ladram e ele avança...Parabéns Henrique Tigo.
E desculpa o anonimo que é sempre o mesmo... Mas nós sabemos tão BEM quem É...
Se quiseres eu depois ligo-te a dizer quem é...
Aquele Abraço

30 setembro, 2008 12:18  
Anonymous Anónimo said...

eles querem é beberetes pla noite fora. Como o Girao acabou com essa mama e a Lena moniz tb nao está pra sustentar pançudos, la vem a revolta dos tristes

03 outubro, 2008 15:35  
Anonymous Anónimo said...

Acabaram os beberetes pois o Girão bebe tudo... Ele bebe tudo e não deixa nada! e o Eng Mama, tudo ele mama tudo e não deixa nada!
Aí na CM Gois são tantos a mamar...
Aí são tantos a mamar.Até deviam mudar o nome para Camara da Mama pública de Góis.

07 outubro, 2008 15:01  

Enviar um comentário

<< Home