quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Amioso Fundeiro: Festas em Honra de S. Pedro

Tiveram lugar, nos dias 2, 3 e 4 de Agosto, as festas em honra de S. Pedro. O primeiro dia foi animado pela aparelhagem local. No segundo dia decorreram as cerimónias religiosas com missa cantada por um grupo de músicos, celebrada pelo Padre Ramiro; seguiu-se a procissão ao ritmo da música e cânticos religiosos que honraram não só o nosso Padroeiro como os nossos antepassados que, enfrentando grandes dificuldades conseguiram deixar-nos esta herança que nós assumimos como tradição bem vincada. Depois das cerimónias começou a Festa abrilhantada pelo grupo musical de sempre.
Amioso Fundeiro é uma terra pequenina e muito despovoada mas com alguns valores e acolhedora dos seus filhos. A festa anual é motivo do grande chamamento às origens, ao berço que nos viu nascer, depois embalou. É nela que podemos reencontrar o amigo da nossa infância desaparecido há muitos anos, viver a confraternização familiar cheia de amizade e matar saudades de um longínquo tempo ou de uma separação de longa distância.
Terminadas as festas consideramos que a aldeia está de parabéns pela forma como se desenrolou. Para isso contribuíram dirigentes e ajudantes. Todo o povo contribuiu durante o ano eu diria "dentro e para lá do possível", com a permanência no bar, almoços, lanches e outras ofertas que foram leiloadas. Foi com a participação de todos que se conseguiu uma festa digna e se adquiriram objectos de primeira necessidade como máquinas para lavar louça, salamandra para conforto no Inverno.

Nova imagem de S. Pedro
Também quero aqui destacar os casais Daniel Tomé e esposa e Henrique Tomé e esposa que tiveram a amabilidade de oferecer uma nova imagem de S. Pedro e eles próprios fizeram o andor para a transportar na procissão. Quando há união, e sobretudo compreensão, não existe o impossível e o difícil também se torna fácil de concretizar.
Quanto a receitas, o saldo final ainda não foi apurado pois até ao último minuto apareceram dividas que têm que ser pagas e não é da minha competência divulgá-las. Há uma vitrina no Bar de S. Pedro onde, habitualmente, se afixam as contas para que todos os habitantes tenham delas conhecimento e se dêem conta do esforço feito durante todo o ano.
Parabéns e felicidades para a nova gerência.
João Alves
in Jornal de Arganil, de 25/09/2008

Etiquetas: