segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Cortense de gema

Assembleia Municipal de Góis - 28 de Setembro 2007

Estive na última Assembleia Municipal de Góis tendo na minha intervenção e na qualidade de Presidente da Comissão de Melhoramentos de Cortes agradecido à Câmara Municipal pelo facto de ter dado sequência ao concurso para a obra de reparação do muro de sustentação de terras que caiu na traseira da escola primária. É nestes terrenos que irá ser construído o polidesportivo.
Lembrei mais uma vez o facto de Cortes ainda não dispor de nenhum Ecoponto, mesmo sendo a localidade com mais habitantes e com mais visitantes da freguesia de Alvares, e uma das maiores do concelho de Góis.
Lembrei ainda que o ofício entregue na Câmara Municipal em Novembro de 2005 pela Comissão de Melhoramentos de Cortes, ainda não tinha sido respondido e que tem originado os últimos "sim, não, nim" por parte da Câmara Municipal de Góis.
Lamentei que a reunião agendada com o sr. Presidente da Câmara para Março do ano corrente ainda não tivesse sido remarcada.
Falei ainda sobre o fecho da escola primária de Cortes e a "trapalhada" que tem sido: o transporte das crianças; as condições de segurança da escola de Alvares, bem como as instalações do ATL e refeições das crianças serem servidas em instalações destinadas a Garagem. Referi também que o ensino primário deveria funcionar em Cortes até estar construída a nova escola, na sede de freguesia, uma vez que uma delas teria de ser encerrada.
Ao terminar a minha intervenção o Exmo Sr. Presidente da Assembleia disse que não seria a melhor forma e modos de me dirigir à Câmara. Que as Comissões de Melhoramentos se deviam entender com a Junta de Freguesia e a Junta resolverá com a dita Câmara. "???...!!!"
O comentário que faço (e que não pude fazer no momento, por não ser possível) é que a Comissão de Melhoramentos de Cortes não é nenhum objecto descartável, de usar e deitar fora. Penso que a intenção não seria essa, mas também não quero pensar que me (nos) querem calar.
Alguns assuntos em questão, por serem demasiado sensíveis e demorarem tanto tempo a ser resolvidos, mesmo com custo zero para a Câmara, como os Ecopontos, por exemplo, deixam qualquer pessoa sem compreensão possível.
Longe da minha ideia, pensar que a Junta de Freguesia a ver e sentir todas as situações lembradas, não tivesse tido oportunidade para as já ter resolvido em tempo útil.
Claro..., Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas...
Mas o Pólo industrial da freguesia de Alvares demorou quinze anos a concretizar-se, apesar das muitas horas, períodos telefónicos, desentendimentos e algum mal-estar familiar dos dirigentes da Comissão de Melhoramentos de Cortes responsáveis pelo departamento em causa.
A regularização do abastecimento de água demorou o que se sabe, com a solução encontrada, já há muito, muito tempo, ventilada por esta Comissão de Melhoramentos e por dirigentes de outras colectividades de localidades abrangidas pela captação da Candeia, na Ribeira de Mega.
O Saneamento básico ainda não está concluído.
Não existe qualquer política de habitação...
Etc. Etc. Etc.
Mas também sou dos que sabem dizer quando está bem, como já o tenho feito por mais que uma vez... E até sei (sabemos) agradecer...
De seguida o Sr. Presidente da Assembleia, Sr. José Carvalho, deu a palavra ao Exmo Sr. Presidente da Câmara, Sr. José Girão Vitorino, para responder à minha intervenção, e do Sr. Gonçalo que falara anteriormente.
Como resposta e ao dirigir-se à minha pessoa de forma bastante comovida lamentou o facto de eu não ter respeitado a doença de que foi acometido nos últimos meses, tendo ainda referido de que teve recentemente a notícia que se encontra completamente curado.
... ... ... Sr. Presidente, José Girão Vitorino, nunca pensei que depois do que o Sr. acompanhou ao longo dos últimos seis meses, com mensagens enviadas desejando-lhe rápido restabelecimento; pessoalmente, quer no GóisArte, quer na Sessão de Câmara pública de Julho, em que acertámos deixar passar o mês de Agosto e durante o mês de Setembro marcaríamos novamente a reunião desmarcada por V. Exia. em Março. Mesmo na sessão de Câmara de Agosto lá estive, e não me dirigiu uma única palavra sobre a reunião. Logicamente que quando vejo na imprensa uma campanha de marketing na comunicação social, exactamente na semana em que se encerra a escola em Cortes, pensei que felizmente o Sr. Presidente estaria de saúde totalmente restabelecida, positivamente estabilizada, como afinal estava certo.
Qual o interesse do timing da Campanha?
Mas... Sr. Presidente..., "Quem não se sente, não é filho de boa gente".
Sinto-me ferido nos meus sentimentos por se ter aproveitado de uma qualquer lacuna, ao ter-me vaiado em plena Assembleia Municipal, sem qualquer razão, pelo que atrás referi e provo. Quem me conhece sabe que não guardo rancor a quem quer se seja, muito menos a V. Exa.
Também cometo os meus erros, mas logo que os reconheço sou o primeiro a dar a mão à "palmatória".
A vida continua e sou dos que não desistem porque o interesse do colectivo está em primeiro lugar.
O Sr. Presidente também respondeu com boas notícias como a de que a verba para o polidesportivo vai ser já orçamentada para a obra ser realizada no princípio do próximo ano de 2008. Os custos serão integralmente assumidos pela Câmara Municipal e servirá o jardim-de-infância (a instalar, posteriormente, na escola primária de Cortes) e a população. Aguardamos ansiosamente tal benefício para o bem-estar das crianças, dos jovens e dos menos jovens.
Quando for realidade, as palavras "desporto", "lazer" e "saúde" vão começar a fazer mais sentido na freguesia de Alvares.
Considero ainda, que o caso "Escola Primária de Cortes" foi, é e continua a ser um assunto que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia terão que dar explicações aos habitantes com filhos, em Cortes e não só...
Em nome da verdade é bom que tal venha a acontecer.
À Comissão de Pais foi "proposto" que ou ficava a funcionar a escola primária de Alvares ou fechavam as duas escolas da freguesia.
Porquê tal solução se o parque escolar em Cortes está dotado de melhores condições logísticas, espaço, segurança e de acessos? E também com melhores condições no ATL. E dentro em breve também com Polidesportivo.
Quem gosta de Imposição, Arrogância e Prepotência???...
João Reis Antão, 12 de Outubro de 2007
in Jornal de Arganil, de 18/10/2007

Etiquetas: , ,