domingo, 21 de outubro de 2007

Notícias do Cadafaz

O Cadafaz, uma aldeia de xisto, que não reconhecida e acarinhada pelo nosso Munícipio, mas digna de ser visitada por quem aprecia. Pois também ela poderia ser um ponto de turismo a ser integrado nessa rota.
Encostada às serras do Rabadão e da Mata (Lousã), que nascem na serra da Estrela numa encosta virada a norte sem protecção natural (o que noutros tempos a condenou aos castigos do isolamento), dista 16 km da Vila de Góis. Está distribuída pelos lugares de Cadafaz, Corterredor, Tarrastal, Cabreira, Sandinha, Capelo, Candosa e Relvas, esta totalmente desabitada.
O Cadafaz é uma aldeia muito antiga. Conquanto seja impossível datas que permitam situar o seu aparecimento em qualquer tempo, não há duvidas, pelo menos, é de há muitos séculos. Algumas minas existentes na freguesia provavelmente resultantes de explorações Árabes ou Romanas, muito antes portante da chegada de D. Henrique e da fundação de Portugal.
Claro que hoje existem muito mais minas na freguesia devido à época do volfrâmio no tempo da 2.ª guerra mundial 1939 a 1945.
O Cadafaz e por conseguinte a freguesia foi criada em 1950 e os lugares que a compunham de início eram: Sandinha, Capelo, Relvas e Corterredor. Não existiam ainda Cabreira, Candosa e Tarrastal.
Os paroquianos da freguesia de Cadafaz, uma vez que, como se viu, a nova Freguesia, era sufrajânia da matriz de Góis eram obrigados a ir àquela, pelo menos três vezes por ano: na festa da Nossa Senhora da Assunção, na do Corpo de Deus e na do Espírito Santo. O não cumprimento desta imposição era unido com um "arrátel" de cera para a matriz de Góis e por pessoa em falta.

FESTAS E ROMARIAS
Nossa Senhora das Neves (1.º domingo de Agosto)
Nossa Senhora da Conceição (8 de Dezembro em Corterredor)
Santo António (13 de Junho em Cadafaz)
Santo Amaro (15 de Janeiro em Cabreira)
São Dominguos (4 de Agosto em Sandinha)
São Caetano (29 de Agosto em Capelo)
Nossa Senhora dos Remédios (2.º domingo de Julho em Candosa)
Santa Luzia (13 de Dezembro nas Relvas)
Mártir São Sebastião (20 de Janeiro em Cadafaz)

Ficam então os nossos leitores e amigos, a poderem visitar as aldeias da freguesia, escolhendo para isso os seus dias de festas anuais.
in Jornal de Arganil, de 18/10/2007

Etiquetas: