quinta-feira, 19 de abril de 2007

Grupo da Amizade nos Açores

Um grupo de cerca de setenta pessoas da freguesia de Góis e Vila Nova do Ceira, viaja pelo país duas vezes por ano, com o objectivo de conhecer melhor o seu Portugal e ao mesmo tempo conviver durante dois dias e dar a conhecer também o nome da sua terra por onde passa.
Esta iniciativa e organização é da autoria da Maria de Lourdes Barata, de Góis, que iniciou esta aventura em 1999 com 50 pessoas e a sua primeira viajem foi ao Norte de Espanha (Lugo e Corunha).
Após esta viagem, decidiu-se conhecer em primeiro lugar as terras portuguesas o que tem acontecido de norte a sul do país.
Ao Grupo, foi dado o nome de "O Grupo de Amizade" e as regras existentes são a pontualidade e a boa disposição.
Desta vez foram 48 as pessoas que viajaram até aos Açores, à Ilha de S. Miguel, nos passados dias 30, 31 de Março, 1 e 2 de Abril, ficando instalados no Hotel "Holiday", onde tiveram o privilégio de conviver com alguns dos actores portugueses que estão nas gravações da nova telenovela, da TVI, intitulada por "A Ilha dos Amores".
Todos vieram encantados com tanta beleza açoreana.
Para que o nome de Góis não passasse despercebido na Ilha de S. Miguel, o grupo foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que a todos recebeu com muito agrado e simpatia. Houve troca de lembranças das respectivas terras. Lembranças que a Câmara Municipal de Góis gentilmente cedeu e que muito agradecemos.
Foi cantado pelo grupo o "Ceira Corre", considerado para os goienses o hino de Góis e por fim houve uma saudação académica com o eférriá, que foi do agrado da presidente. Não faltaram também os repórteres de Ponta Delgada, tirando muitas fotos aos goienses.
Foram quatro maravilhosos dias de lazer, naquela ilha encantadora e que se recomenda a quem a poder visitar e que será recordada com muita alegria e satisfação para todos aqueles que participaram nesta maravilhosa viagem, onde tudo decorreu em verdadeira harmonia.
Por vérias razões, nem todos os elementos do Grupo puderam participar nesta visita maravilhosa e, assim vão entrando elementos novos, os quais passam a pertencer ao Grupo da Amizade e aumentando o seu número, lamentando-se que alguns dos seus elementos já não estejam entre nós, restando-nos recordá-los com muita saudade e tê-los no coração e a satisfação de podermos contar com a presença das suas famílias sempre que nos queiram acompanhar, o que é um motivo de orgulho.
Maria de Lourdes Barata
in A Comarca de Arganil, de 17/04/2007

Etiquetas: