quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Modos de vida

Como outros na Beira Serra, o concelho de Góis é um concelho de forte tradição rural, influenciado pelo relevo. Se parte do concelho é mais aplanado e, estando na superfície de inundação do rio Ceira, é mais fértil, a outra inicia um percurso de maiores elevações. A primeira é mais propensa à agricultura e a segunda em geral aproveitada na exploração agropecuária e florestal.
No entanto, e porque a vida serrana assim exigia, as populações de outrora foram-se adaptando ao terreno, criando paredes de sustentação de terras, redes de distribuição de água para rega e estruturas de apoio como os lagares, os moinhos, as pontes, sendo muitos deles ainda hoje utilizados.
No século XX, a exploração mineira tornou-se actividade importante e interessante, com a busca de volfrâmio no monte do Rabadão, sobretudo na década de 1940, e de ouro, nas importantes minas da Roda, freguesia de Alvares, até à década de 1950. A (e)migração iniciou o preocupante recuo demográfico, do qual começa agora a recuperar.
Fonte: Carta de Lazer da Beira Serra, ADIBER

Etiquetas: , ,