domingo, 31 de dezembro de 2006

Notícias de "As Sachadeiras"

Com o final do ano de 2006 é chegada a hora de fazer o balanço deste ano folclórico, e o balanço é sem dúvida positivo, contra "marés e tempestades", contra opiniões e maledicência e contra alguns percalços, que fomos encontrando e contornando, chegámos ao final do ano com a certeza do dever cumprido, dever esse que assumimos ao ganhar as eleições no dia 11 de Fevereiro de 2006.
Recordando um pouco o que foi a nossa actividade depois das eleições:
- Começamos com o desfile de Carnaval dia 28 de Fevereiro, um desfile muito divertido e onde não faltou o concurso de máscaras e os prémios (verdadeiros Óscares). Em Abril fizemos um serão cultural para crianças de Montemor-o-Novo e Sintra a convite do departamento de Turismo de Góis para a divulgação das nossas tradições, usos e costumes.
- Em Maio, no Adro da Igreja recriámos uma festa do início do Séc. XX, com as famosas barracas do chá, e as sardinhas e filhós lapeiras, assim como a boa música e animação que ficou a cargo de uma Tuna Coimbrã de seu nome Kapa e Batuna e que foi um êxito estrondoso.
- Em 3 de Junho actuámos no Festival Regional, em Vilarinho do Alva.
- Em 10 de Junho, a convite do Tiago Soares, com o apoio da empresa Lusitânea, e o som cedido gratuitamente pela Discosom Rosa Pedroso, animámos o encontro de jovens de III Idade dos concelhos de: Castanheira de Pêra e Góis, onde todos mostraram a sua verdadeira "raça", entre marés de recordações, nunca antes navegadas e com toda a certeza, Camões ficou orgulhoso destas "gentes" Lusitanas.
- Em Junho, mais propriamente no dia 24, depois de algumas confusões ocorridas pela manhã, devido ao atraso do autocarro, rumámos a Espanha, para actuarmos num Festival de Folclore Internacional, no concelho de Oroso, em Galiza, Espanha. Foi uma viagem deveras apressada para conseguirmos chegar atempadamente, mas tudo correu a contento, fomos recebidos pelo Sr. Adido Cultural, D. Pedro Vilaverde, com todas as honras de embaixadores culturais, em representação do concelho de Góis, mais tarde, durante a actuação fomos cumprimentados e agraciados pelo Sr. Alcaide de Oroso, D. Manuel Fanqueira. Fomos aplaudidos retumbantemente, tanto durante as danças, como na apresentação dos usos e costumes. Depois de servido o jantar fomos convidados a animar o serão ao som de música popular portuguesa, tal como fizeram questão. Os "nuestros hermanos" foram uns verdadeiros anfitriões à boa maneira Lusa, pois para além do jantar tivemos ainda direito a visita guiada pela vila feita pelo próprio Adido Cultural, ao alojamento e ainda fizeram questão de nos ser servido o pequeno almoço antes da partida, na volta passámos em Santiago de Compostela, onde fizemos uma paragem turística, não faltando a viajem de comboio. Seguimos para a ilha de Atocha, onde almoçámos, visitámos a ilha e aproveitámos para comprar algumas recordações. Pela tarde, com muita pena nossa, havia que regressar, foi então o que fizemos. Resumindo: foi uma viagem calma, alegre e divertida, que vai ficar na lembrança de todos por muitos e muitos anos...
- A 28 de Junho animámos a noite de S. Pedro, tendo como convidados o Grupo de Músicas e Cantares Tradicionais da Várzea.
- A 5 de Agosto participámos na Festa de Vilarinho do Alva.
- A 6 de Agosto animámos as festas em Troviscal, Sertã.
- A 15 de Agosto participámos nas festas de N.ª Sr.ª da Candosa, em Vila Nova do Ceira
- A 17 de Agosto, a convite do Jornal O Varzeense, animámos o seu lanche.
- A 26 de Agosto, fomos convidados por Ermelindo Alves, do Juncal, a animar a festa de Santa Bárbara, no Barreiro.
- Em 3 de Setembro, foi na Festa da Rainha Santa Isabel, na Várzea Pequena, que o nosso rancho animou a noite de Domingo.
- Em 9 de Setembro, participámos num Festival de Folclore em S. João da Talha, do distrito de Lisboa.
- Dia 16 de Setembro, foi a homenagem à secretária Cristina Ferreira, no seu casamento.
- Dia 17 de Setembro, voltámos a participar nas Festas de Vilarinho do Alva.
- A 24 de Setembro, inserido num intercâmbio cultural, fomos retribuir a presença do Rancho Folclórico a Chafé, Viana do Castelo.
- No dia 28 de Outubro, modoficando um pouco a tradição do Folclore, e para que não fosse sempre um festival, promovemos uma escapelada à boa maneira antiga, onde não faltaram nem os figos, nem a águardente.
- Dia 1 de Novembro, a convite do pelouro da Cultura, da Cãmara Municipal de Góis, animámos a feira do dia de Todos os Santos, em Góis. É costume dizer que "santos da casa não fazem milagres", mas nós conseguimos fazer o milagre de animar todos os presentes.
Para finalizar o ano em beleza recebemos o II volume da enciclopédia de Folclore, onde estamos também inseridos.
in O Varzeense, de 30/12/2006

Etiquetas: