sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Entrevista a DIAMANTINO GARCIA, candidato pelo PSD a presidente da Câmara Municipal de Góis

JORNAL DE ARGANIL - Mudou do PS para o PSD "por Góis". Sente que a população entende realmente essa motivação?
DIAMANTINO GARCIA - O que está em causa é Góis e as suas gentes e não uma qualquer "partidarite" inconsequente. Vou ser como sempre fui um Presidente de todos os goienses. O contacto com as populações tem mostrado que as pessoas compreendem, respeitam e aceitam a minha opção.

JA -Uma vez que, a ser eleito presidente da Câmara Municipal de Góis, pretende pôr em prática um mandato de continuidade do actual executivo, o que os goienses podem esperar de novo?
DG - Tudo. A gestão camarária tem assentado, essencialmente, num grande presidencialismo. As minhas características enquanto gestor, sempre foram privilegiar o trabalho de equipa e ouvir toda a gente. Será um mandato participado, dialogante e aberto à Comunidade Goiense. O importante não sou eu, mas a equipa que me acompanha. E essa é, claramente superior às outras.

IA - O concelho tem condições para criar mais emprego?
DG - Claro que sim. Não defendemos grandes indústrias (que serão bem vindas se aparecerem ... ), mas pequenas unidades sustentáveis. Góis não pode competir, da mesma forma com os concelhos limítrofes, de características diferentes. Tem que se afirmar pela diferença. Actividades ligadas ao Turismo, ambiente, natureza, agricultura biológica, caça, pesca e tantas outras poderão criar postos de trabalho. Há que acabar com a "subsídio-dependência" de que alguma formação é um mau exemplo. Há que fornecer a cana de pesca e não o peixe ...

IA - Como enaltecer Góis no contexto da Beira-Serra?
DG - Exactamente privilegiando a diferença. Temos um Concelho verde (que não é por acaso ... ), águas incomparavelmente de melhor qualidade da dos concelhos vizinhos (o que também não é por acaso ... ) que atraem imensa gente durante o Verão. Temos uma paisagem rural difícil de encontrar noutras zonas do País, temos produtos regionais de muito boa qualidade que deverão ser divulgados e protegidos. Temos de ter orgulho naquilo que é nosso e naquilo que somos. Culturalmente, somos imensamente ricos, estamos no Centro Geográfico da Beira Serra e podemos fornecer um produto diferente, melhor e complementar ao dos nossos vizinhos.

IA - De acordo com as suas palavras, proferidas durante a apresentação da sua candidatura, a autarquia não deve enveredar por "aventuras" no que respeita a obras. Significa que o investimento seria controlado?
DG - Naturalmente que tem de ser. Não nos podemos esquecer que ainda atravessamos uma crise que não sabemos quando, nem como, termina; conhecemos, muito bem, as receitas do nosso município e temos várias obras estruturantes que vão desenvolver-se ainda durante o próximo mandato que irão consumir fortes recursos. Estou a referir-me, por exemplo, à Casa da Cultura, ao edifício dos Paços do Concelho, à requalificação do Campo de Futebol, ao Centro Escolar de Alvares. As despesas terão de ser fortemente controladas e tenho muito medo do regresso a tempos passados ( e que espero não voltem ... ) em que as obras eram de fachada, as festas de pompa e circunstância, mas que se esquecia o investimento naquilo que era essencial. O Saneamento Básico era caro, estava enterrado, logo... não era prioritário. Privilegiava-se o que era urgente e não o importante. Não queremos voltar ao tempo do meu primeiro mandato como Vereador da Câmara, em que os recursos foram gastos para cobrir dívidas deixas pela anterior gestão, em que os empreiteiros fugiam dos concursos com medo de não receber; em que os fornecedores nos viravam as costas, em que as Juntas de Freguesia emprestavam dinheiro à Câmara Municipal para pagar vencimentos aos funcionários como, aliás, infelizmente passa com algumas entidades do nosso concelho geridas de forma mais "arrojada".
in Jornal de Arganil, de 8/10/2009

Etiquetas:

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olha outro com medo de gastar dinheiro. Igual ao anterior mandato: é melhor não fazer nada que assim não nos comprometemos. Pergunte ao (agora) seu colega de Poiares como é que se faz.

09 outubro, 2009 11:41  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Engº. Diamantino Garcia.Só um político responsável pode responder desta forma,pois sabe o que pode prometer e com o que pode contar, montrando que respeita o eleitorado não andando a "mendigar" votos.

09 outubro, 2009 12:24  
Anonymous Anónimo said...

gois nao é poiares.
se gostas de poiares e do que o presidente de lá faz tens bom remedio, muda-te para lá.
alem disso mais vale nao fazer promessas e surpreender pela positiva do que prometer tudo e depois surpeender pela negativa. ou tambem acha que a Sr.Lurdes Castanheira vai arranjar medicos efectivos para as freguesias? e vai dar trabalho a tudo e todos. estamos em epoca de crise e o dinheiro nao cai do ceu

09 outubro, 2009 13:19  
Anonymous Anónimo said...

não que não mendiga...
Olhem só para a entrada de VNC. parece uma festa laranja. Não têm mais onde colar aventais "Vote PSD". Olhem que tudo o que é exagero, parece mal?
Tadinhos dos outros! onde vão colar os deles? por cima ou por baixo? é que ao lado, já não há mais suporte público onde pendurar alguma coisinha.
Que SALOIADA!

09 outubro, 2009 13:20  
Anonymous Anónimo said...

13:19 - os seus argumentos são tão baixinhos.. cada vez tenho menos dúvidas. Vou votar Lurdes Castanheira.

09 outubro, 2009 15:08  
Anonymous Anónimo said...

Baixinhos são as falcatruas da Lurdes e companhia!

09 outubro, 2009 15:44  
Anonymous Anónimo said...

Não se enerve. Segunda-feira cá estaremos!!

09 outubro, 2009 16:14  
Anonymous Anónimo said...

Diamantino preso pelo BIBI e VITO o resto e mais do mesmo muito cansados sem vontade de trabalhar umas cervejas e pouco mais 4 anos para isto

09 outubro, 2009 17:02  
Anonymous Anónimo said...

és burro,coitado!Estou aqui porque quero,mas consigo ir para outro sitio se quiser.Agora tu acho que não,porque tens essa gravada e não consegues ver mais nadinha!
Que tal saires do BLOGOIS e visitares outros?Ah,não és capaz porque ainda não te deram ordem!Tá bem,já tinha percebido!

09 outubro, 2009 17:29  
Anonymous Anónimo said...

Deito a toalha ao chão!!!!!!!!!
Os SUCIAS já não merecem resposta!E PSDs olhem o nivél!
...e dia 11 votem Eng Diamantino!

09 outubro, 2009 17:33  
Anonymous Anónimo said...

ESTOU CONTIGO DIAMANTINO!!

09 outubro, 2009 17:58  
Anonymous Anónimo said...

Lá está o Damião de Gois outra vez!

09 outubro, 2009 18:02  
Anonymous Anónimo said...

Para tua informaçao visito muitos e muitos blogues e leio do bom e do mau. e sim tenho direito de opiniar aqui ou em qualquer outro. E de certeza absoluta que tenho mais estudos e qualificaçoes literarias do que voce ai que esta a resmungar e nem sabe com quem. se nao gosta do que escrevo problema seu, deixe de ler, porque eu enquanto for quem sou nao vou deixar de escrever.
Atenciosamente meu caro, e nao se enerve que eu pelo menos so digo verdades

10 outubro, 2009 00:36  
Anonymous Anónimo said...

00.36h Não sei se te referes a mim,mas o meu comentário foi para o coment das 13.19h. Se de facto essa resposta é para mim,ou estás nervoso ou ainda és pior do que eu estava a pensar!Estás-me a dizer que visitas muitos blogs,estudos,qualificações literárias,etc.Mas não tens educação!Só estavas a falar no alcatrão e no alcatrão e eu simplesmente lhe disse que nos outros sitios era o mesmo(não que esteja bem)e o sr manda-me ir embora pra Poiares,que o presidente...etc,etc. E também tem toda a razão quando diz que não sei quem o sr é.É que nem sei e nem quero saber.Agora leia o que escreveu e reflita se for capaz e veja se não é um comentário arrogante e mal educado!E o sr não é o dono da verdade!Os outros cidadãos também dizem verdades!

11 outubro, 2009 02:50  

Enviar um comentário

<< Home