quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Atletismo - André Paiva representou Portugal

André Paiva representou Portugal na modalidade de atletismo, nos Jogos Olímpicos, na China. A prova decorreu em Taipé, Taiwan, nos dias 7 e 11 de Setembro e a principal dificuldade encontrada pelo atleta foi o clima, "estava muito calor, com 34 graus e um clima muito seco", referiu André Paiva ao nosso jornal.
O atleta varzeense, apenas com 16 anos, sendo um dos mais jovens concorrentes, e apesar de se ter debatido com atletas com muito mais anos de experiência, conseguiu elevar o nome de Portugal bem alto.
Consciente das dificuldades que iria encontrar e sempre com o desejo de conseguir melhor, André Paiva conseguiu superar o seu objectivo e defendeu a sua bandeira, com um tempo de apenas 12,04sg em 100 metros.
Portugal esteve representado por 15 atletas, donde se destacou o atleta varzeense, que apenas a praticar há 3 anos tem conseguido uma sucessão de vitórias, e com muito empenho e treinos, tem vindo a melhorar o seu tempo.
De regresso a Portugal, no final de 15 dias, o atleta foi recebido no aeroporto pelos seus pais (António Joaquim Santos Paiva e Paula Maria Soares Carvalho Paiva), que o surpreenderam com camisolas onde se podia ler: "André és o nosso orgulho".
O atleta varzeense foi também recebido por um grupo de cerca de 160 pessoas, que o presentearam com uma festa convívio, realizada na Associação dos Amigos da Várzea Pequena onde o André encontrou familiares, amigos e vizinhos que o receberam com palavras de ânimo e reconhecimento.
Comovido e reconhecido, o jovem agradeceu a calorosa recepção que teve, tanto dos pais como dos vizinhos, amigos e restantes familiares e frisou ainda a incondicional ajuda dos seus pais, que se empenharam em improvisar uma pista, perto da sua residência para que possa treinar. André realçou ainda o esforço feito pelo seu pai, que nos últimos três anos, desde que o atleta se encontra federado no atletismo nacional, se desloca a Coimbra, duas vezes por semana, sempre disponível para o acompanhar e auxiliar nos treinos.
Quando lhe falam em apoios, o atleta confessa que seriam bem-vindos mas compreende que no meio em que vive não há muitas possibilidades de o apoiarem e no que se refere à própria autarquia compreende que mais facilmente ajudam e oferecem transporte aos desportos que integram vários jovens em detrimento do atletismo em que é o único participante. No entanto, deixa um repto aos jovens com aptidões para correrem que integrem também a modalidade.
Recorde-se que André Paiva é um excelente aluno e não esconde que a sua principal prioridade são os estudos e o seu desejo de tirar um curso de economia, mas afirma que também tem que tentar dar o seu melhor no atletismo, e que agora já tem o compromisso acrescido, de deixar bem representada a sua região e o seu país.
Com as primeiras provas marcadas já para Dezembro, André Paiva espera ir aos Surdolímpicos, a realizar em Atenas, daqui a quatro anos e integrar o campeonato do mundo, no Canadá, daqui a três anos.
Também deseja concentrar-se nas provas nacionais e subir ao pódio nos campeonatos distritais.
in O Varzeense, de 30/09/2009

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Força André Paiva
Tenho fé que vais longe,porque trabalhas para isso,e não só e toda a tua familia são 5 estrelas.
Agora só falta o teu Benfica ser Campeão este ano.

Um abraço amigo

do
Fibra optica

19 outubro, 2009 23:33  

Enviar um comentário

<< Home