quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Henrique Tigo lança novo livro de Geografia

No passado dia 19 de Setembro, no Grupo Recreativo Apelaçonense foi lançado mais um livro do Geógrafo Dr. Henrique Tigo, a apresentação do Livro foi feita pelo Dr. José Verdasca Presidente da Ordem Nacional de escritores, que veio despropósito do Brasil para este lançamento; José Carneiro Presidente do Grupo Recreativo Apelaçonense e ilustre Varzeense; pelo Eng. Demétrio Alves antigo Presidente da Câmara Municipal de Loures e ainda pela Prof.ª Dr. ª Margarida Santos Carvalho e finalmente pelo autor.
O livro tem como titulo Apelação “no tempo” e é um retrato histórico ou geográfico da freguesia da Apelação e ainda faz um breve resumo dos 100 anos do Grupo Recreativo Apelaçonense.
José Verdasca disse: “Tem o leitor entre mãos o trabalho do Henrique Tigo, um artista historiador, que, naturalmente enxerga a história com a sensibilidade própria da estética e da poesia da vida. Assim sendo, a história da Apelação é mais uma obra de arte onde a “paisagem geográfica” nos mostra os contornos físicos de uma freguesia quase rural e a “paisagem humana” é retratada com pinceladas de varias cores e matize s revelando as linhas da alma do seu Povo, Guiado por uma cultura ancestral rica e variada, a produzir comportamentos singulares e únicos que merecem ser conhecidos, pela sua riqueza e particularidade, onde podemos retirar ensinamentos além de lições de humanismo que o leitor inteligente sensibilizará.”
O Eng. Demétrio Alves disse-nos que "A actividade monográfica é muito meritória porque contribui para fixar registos das terras portuguesas, neste caso de uma freguesia do Concelho de Loures e da Área Metropolitana de Lisboa. Apelação, antiga terra de caça, agricultura e veraneio de gentes variadas, vê nos dias que correm multiplicarem-se os sinais da urbanização e um sinal disso está no crescimento demográfico. Uma das maiores riquezas desta freguesia é exactamente o potencial social dos moradores que sempre tiveram uma notável capacidade associativa e colectiva. Por tudo isto parabéns ao Henrique Tigo".
A Prof.ª Margarida Santos Carvalho falou-nos, um pouco do crescimento do Henrique Tigo e quanto tinha orgulho em ter sido professora dele e de quanto ele cresceu enquanto pessoa, geógrafo e artista.
O Presidente do GRA José Carneiro salientou que esta iniciativa teve uma grande adesão e proporcionou agradáveis momentos, junto da comunidade apelaçonense e da população em geral, fez ainda um balanço final muito positivo, tanto na afluência como nas vendas, que ultrapassou todas as expectativas.
Queremos terminar dando os nossos sinceros parabéns ao Henrique Tigo, pelo seu terceiro livro geográfico.

Orlando Fernandes
Jornalista

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O livro será pago pela Adiber ?

08 outubro, 2009 12:30  
Anonymous Anónimo said...

Não foi pago pelo Eng...

09 outubro, 2009 00:26  
Anonymous Anónimo said...

Tens dúvidas!!! A Adiber só para alguns é que é madrasta.

09 outubro, 2009 12:33  

Enviar um comentário

<< Home