terça-feira, 6 de outubro de 2009

Editorial do Portal Movimento Cidadãos por Góis

Estamos a menos de uma semana do acto eleitoral autárquico. Perfilam-se os partidos, perfilam-se os candidatos.

Olhando, em Góis, os programas eleitorais dos dois partidos encontramos praticamente as mesmas rubricas, embora com designações diferentes, mas conteúdos muito semelhantes.

Neles não vimos qualquer opção estratégica para o concelho. Expliquemos melhor. Há certas funções básicas que são exercidas pelas câmaras municipais e sobre as quais uma boa administração procura maximizar os resultados envolvendo o mínimo de recursos materiais e humanos. Nelas estão aquelas que dizendo respeito ao normal funcionamento das instituições como, a título de exemplo, "apoiar a comunidade escolar, promover a formação de acordo com as necessidades…" dizem tudo e não dizem nada.

O que pode ser decisivo para um concelho como o nosso é saber aquilo em que se aposta a médio e a longo prazo dentro das potencialidades do concelho.

O futuro é o turismo? O futuro é captar indústrias? O futuro é a floresta? O futuro é um mix de algumas destas ou outras possibilidades?

Eleito que futuro pretendemos prosseguir há que identificar os constrangimentos para a aposta escolhida.

São as acessibilidades? Vamos lutar por elas.

São as condições que temos que oferecer aos investidores? Vamos investigá-las e criar as condições para que o investimento se torne atraente.

São as infra-estruturas? Quais? E como as vamos calendarizar num todo consequente.

Evidentemente que o desenvolvimento de um concelho como o nosso não passará nunca por tentarmos seguir todos os caminhos de desenvolvimento que possam ser considerados. Há que, repetimos, estrategicamente escolhermos qual a nossa vocação para o desenvolvimento.

Sem isto, os chamados programas eleitorais, não passarão de uma declaração de boas intenções relativa à administração corrente camarária.
in www.portaldomovimento.com

Etiquetas: ,

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É um pouco verdade o que dizem. Só tem um problema: Acham que se eu soubesse os nºs do totoloto, ia partilhar essa informação? Melhor: Como se consegue saber quais os nºs certos em que apostar?
ora bem, não se consegue. Por isso há que ser-se pragmático, isto é, deixar correr o futuro e ir melhorando o que se pode. Fazer doutra forma é vender só banha da cobra e mentir descaradamente...
Mas se houver por aí algum "iluminado" que "saiba" mais, faz favor, tem acesso a passadeira vermelha...

06 outubro, 2009 23:20  
Anonymous Anónimo said...

Ainda são vivos!
Eu até acreditei que voces seriam uma alternativa,mas enganei-me.E vejo que alguns dos que mandavam no movimento já arranjaram lugar nestas listas.

07 outubro, 2009 00:21  
Anonymous Anónimo said...

Pois. É o que se esperava, estava mais que visto: 1º Movimento Cívico e afins; 2º listas partidárias e apoios aflitos; 3º subsídios e tacho; 4º + tacho; 5º + tacho; 6º + tacho...etc e tal...
Ou pensam que é pelos vossos lindos olhos...
Ainda a procissão vai no adro.

07 outubro, 2009 01:03  
Anonymous Anónimo said...

Está um belo texto literário, aliás nem podia ser de outra maneira,dado o autor mas... há sempre um mas....onde está uma proposta concreta do rumo a seguir ?

07 outubro, 2009 08:51  
Anonymous Anónimo said...

Qual proposta concreta? pois se nem os partidos a apresentaram... os estudos que se fizeram, e que guardaram na gaveta, podem e devem ser aproveitados. Que seja eleito/a quem melhor souber implementar alguns projectos válidos. E já agora, que responsabilizem quem não soube captar fundos de apoio/investimento que muita falta fizeram ao concelho nestes últimos anos.

07 outubro, 2009 12:26  
Anonymous Anónimo said...

É evidente que o editorial só aponta para a forma de encarar uma metodologia para enfrentar o problema da promoção do desenvolvimento. Há iluminados que são capazes de nele ler outras e diferentes coisas...

07 outubro, 2009 17:50  
Anonymous Anónimo said...

Sorte e estratégia são praticamente opostas. É óbvio que desenvolvimento implica estratégia e não sorte.

Saber ou não saber captar fundos, podiam dar um curso sobre isso: Como Captar Fundos; Como Melhor Captar Furos; Fundos Directamente para o seu Bolso.

07 outubro, 2009 20:24  
Anonymous Anónimo said...

Este Movimento acaba logo se a Sra.Lurdes Castanheira e seu companheiro perder as eleições de Góis.
Mas não tenham pena porque o tacho está preparado.

07 outubro, 2009 20:46  
Anonymous Anónimo said...

O Movimento acaba porquê? depreende-se que não são de Góis, e portanto o Diamantino acaba com todos?

08 outubro, 2009 17:56  

Enviar um comentário

<< Home