sexta-feira, 27 de junho de 2008

Acessibilidades a Góis melhoradas com Concessão do Pinhal Interior

O Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, deslocou-se ontem à tarde a Arganil para dar a conhecer as principais vantagens, em matéria de acessibilidades, que a Concessão Pinhal Interior vai trazer aos habitantes deste concelho. Esta Concessão, lançada a 14 de Junho deste ano, contempla a construção do IC3 Tomar/Coimbra, incluindo a ligação a Condeixa, do IC8 Proença-a-Nova/Perdigão [A23], da EN236-1 variante do Troviscal, da ER238 Cernache do Bonjardim/Sertã [IC8], da EN 238 Sertã/Oleiros, da EN 342 Lousã/Góis/Arganil/Côja, acrescida da ligação ao IC6. No âmbito desta concessão serão ainda requalificados o IC3 na variante de Tomar, o IC8 entre Pombal e Ansião e entre Pedrógão Grande e a Sertã, a EN 2 desde a Sertã até Vila de Rei e entre Góis e a Portela do Vento. Para além disso, algumas estradas regionais vão beneficiar de melhoramentos.
No que concerne à EN 342 Lousã/Góis/Arganil/Côja, a construção desta via, com uma extensão de 34 Kms, que vai ligar o interior do distrito de Coimbra “às vias de elevada qualidade”, tais como o IC3, está em fase de estudo prévio, sendo posteriormente submetida a uma avaliação de impacte ambiental, e vai beneficiar os concelhos da Lousã, Góis e Arganil. Já a exploração dos 13,3 Kms da EN2 entre Góis e Portela do Vento vai permitir melhorar as acessibilidades da Pampilhosa da Serra ao eixo da EN 342 e ao IC3, trazendo sobretudo vantagens aos munícipes da Pampilhosa da Serra e de Góis.
Na sua totalidade, a Concessão do Pinhal Interior compreende uma extensão de 576 Kms, um investimento que rondará os 772 milhões de euros, e que inclui a construção de uma nova auto-estrada que vai ligar Coimbra a Tomar e ao IC3. Com a construção destas novas acessibilidades, o tempo de percurso vai diminuir em cerca de 32 por cento, enquanto a sinistralidade rodoviária vai também diminuir na ordem dos 40 por cento.
O presidente da Câmara Municipal de Arganil, durante a cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Autarquia, e que contou também com a presença do Governador Civil de Coimbra, um representante da Assembleia Municipal de Arganil, entre inúmeros autarcas, considerou este um “momento de particular alegria”, uma vez que o Governo anunciou a concretização de alguns investimentos “considerados absolutamente estruturantes para Arganil e toda esta região”. “A recente adjudicação do troço do IC6, entre Catraia dos Poços e o Nó de Tábua constitui um passo importante de aproximação entre Arganil e Tábua”, referiu Ricardo Pereira Alves, acrescentando que “assumirá ainda maior relevância com a sua continuidade até Oliveira do Hospital, e a partir daí, com o IC6 até à Covilhã, com o IC7 até à A25, em Fornos de Algodres, e com o IC37 até Viseu, cujo estudo prévio está em elaboração”.
Quanto à nova EN342, entre Lousã/Góis/Arganil/Côja, integrada no lançamento do concurso público da Concessão do Pinhal Interior, o autarca destacou que esta via vai permitir fazer a ligação de Côja ao IC6, potenciando “um eixo de desenvolvimento em toda a região” e “contribuindo para o reforço da coesão económica e social do nosso território, abrindo uma nova janela de oportunidades para os nossos agentes económicos”. A ligação da vila de Côja, em particular, ao IC6, “potencia a ligação entre itinerários complemantares estratégicos para o país, como sejam o IC8, o novo IC3 e o IC6”, reforçou, agradecendo ao Secretário de Estado que “através do seu trabalho, empenhamento pessoal e espírito beirão, soube compreender os problemas da nossa região, dar voz aos seus anseios e concretizar as suas expectativas”. Nesta ocasião, o edil anunciou que futuramente são obras prioritárias a beneficiação integral da EN17, conhecida pela Estrada da Beira, desde a Catraia dos Poços ao limite do distrito, e a repavimentação da actual EN342, entre Arganil e Côja.
Segundo Santoínho Faísca, da Estradas de Portugal, a Concessão do Pinhal Interior é uma das “mais ambiciosas, não só em termos de extensão mas de custos, dada a panóplia de trabalhos que serão envolvidos”, permitindo resolver também “vários problemas dos concelhos abrangidos”. Relativamente à EN342 é “uma das obras fundamentais para Arganil”, considerou, realçando que o estudo prévio foi prolongado até ao IC6.
Alegando que o Governo defende que “é necessário investir mais para assegurar a coesão social, promover o desenvolvimneto económico e melhorar o conforto dos portugueses”, o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas afirmou que com esta concessão estão a ser “solidários com aqueles que aspiraram a ter melhores acessibilidades”, sendo esta uma forma de “trazer justiça a esta região”. De acordo com Paulo Campos, “estamos certos que vamos fazer estes investimentos nos timings previstos”, assegurando que “estamos a dar conta do cumprimento das nossas promessas” e adiantando que “nos primeiros meses de 2009 a concessão será adjudicada”.
“É uma concessão de justiça, de solidariedade, sendo a maior do pacote em área territorial”, afirmou o governante, enaltecendo que a construção da nova auto-estrada que vai ligar Coimbra a Tomar vai beneficiar Arganil ao nível do acesso ao futuro aeroporto de Alcochete. No que respeita à EN342, Paulo Campos esclareceu que “agora já demos o primeiro passo”, com o lançamento do concurso para a obra, defendendo que se trata de “um eixo de ligação importante para o alto distrito de Coimbra”. “Vamos terminar 2009 com Coimbra com uma taxa de execução superior à nacional”, concluiu, garantindo que no próximo ano “estarão em obra estes itinerários”.
in www.rcarganil.com

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