sexta-feira, 27 de junho de 2008

Houve arraial no Esporão

Quando aqui há tempo ouvi dizer que este ano não iria haver arraial de S. António no Esporão, confesso que fiquei triste. Nos últimos anos tinha-se realizado e achávamos uma ideia muito boa. Felizmente houve alguém que pôs mão à obra e puxou aqueles que estavam mais desmotivados, e a “coisa” deu-se.

Organizaram, trabalharam, enfeitaram e assim se passaram duas noites bem agradáveis nas ruas antigas do Esporão, onde os nossos antepassados se instalaram pela primeira vez, já lá vão algumas centenas de anos.

No pequeno largo rodeado de casas de xisto, com a imagem de S. António num improvisado altar instalado na janela da casa do saudoso Cassiano Antunes Bandeira (onde nasceu, viveu e nasceram os seus filhos). Ali se brincou, dançou e marchou, ao som da boa música popular.

O momento alto, foi sem dúvida a marcha trapalhona, que divertiu os intervenientes e muito mais os espectadores, que riram até doer a barriga, tal era a categoria dos arcos e a perfeição das coreografias!...

Não apareceram as concertinas (o que foi pena), mas nem por isso as noites deixaram de ser bem animadas e de bom convívio, saboreando a sardinha assada, a bifana, as broas de carne e bacalhau, etc.

De salientar a “Esplanada do Inglês”, um excelente espaço, assim chamado, porque os seu proprietário, um cidadão britânico, pôs a sua casa e o terraço à disposição para que o que fosse preciso a bem da comunidade local.

É particularmente grato, ver a boa disposição dos jovens, que dançaram e brincaram, alegrando todos os presentes.

Um bem-haja a todos os que colaboraram.
Ilda Ferreira
in http://comissaoesporao.blogspot.com

Etiquetas: