sexta-feira, 27 de junho de 2008

Concessão do Pinhal Interior revoluciona acessibilidades

O secretário de Estado das Obras Publicas efectuou ontem um périplo que começou na Sertã, passou por Castanheira de Pêra e Pampilhosa da Serra e terminou em Arganil para a apresentação da concessão de Estradas do Pinhal Interior. São cerca de 576 kms e 762 milhões de investimento, tratando-se, no entender de Paulo Campos, «da maior concessão de estradas já efectuada pelo Governo em termos territoriais e de investimento» e que envolve os distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém, e 22 municípios. A concessão, lançada a 14 de Junho, contempla a construção do IC3 Tomar/Coimbra, incluindo a ligação a Condeixa, do IC8 Proença-a-nova/Perdigão A23, da EN 236-1 variante do Troviscal, da ER 238 Cernache do Bonjardim/Sertã (IC8), da EN 238 Sertã/Oleiros, da EN 342 Lousa/Góis/Arganil/Coja acrescida da ligação ao IC2. A construção desta via de 34 kms que irá ligar o interior do distrito de Coimbra ao IC3, está em fase de estudo prévio.
“Aproximar Arganil” foi o slogan utilizado na apresentação, a cargo de Santinho Faísca, da Estradas de Portugal. Prevê-se que a obra, que servirá mais de 400 mil habitantes, esteja concluída no primeiro trimestre de 2012.
Segundo Paulo Campos, «acreditamos que é necessário investir mais para promover o desenvolvimento económico, combater a sinistralidade rodoviária e o isolamento», para «sermos solidários com aqueles que, durante anos, aspiraram a melhores acessos».
Assim, declarou o governante, «estamos a favor deste investimento, estamos a executá-lo e vamos fazê-lo nos “timings” previstos, trazendo justiça a esta região», acrescentando que «estamos a dar conta das promessas que fizemos». O concurso público está decorrer e esta concessão será adjudicada no ano de 2009, informou Paulo Campos reputando-a como a «concessão da justiça e da solidariedade». O concelho de Arganil esta inserido nesta concessão no que respeita à EN 342, «fazendo parte do pacote de promessas de que todas as sedes de concelho ficassem ligadas ao IC3 e IC8», referiu o secretário de Estado, acrescentando que a EN 342 «é uma promessa que tinha feito, a beneficiação está feita e o concurso também já foi lançado», disse.
Em causa, está segundo Paulo Campos «um eixo importante do alto distrito de Coimbra com a ligação ao IC6, com acesso directo a Arganil e a Coja, correspondendo ao apelo do presidente da autarquia arganilene».
Autarca satisfeito
Ricardo Alves regozijou-se pelo cumprimento do compromisso que o Governo assumiu «de concretizar, num prazo máximo de três anos, investimentos considerados absolutamente estruturantes para Arganil e toda esta região». Para o edil, a EN 342 entre Lousa, Góis, Arganil e Coja e «particularmente com a ligação desta vila ao IC6, assume ainda maior importância, uma vez que potencia a ligação entre itinerários complementares estratégicos para o país, como sejam o IC8, o novo IC3 e o IC6». Em causa estão investimentos que o autarca reputa da «maior importância para valorizar esta região, que apesar dos seus problemas tem nas pessoas a sua maior riqueza», pessoas que «não cruzam os braços, são determinadas, teimosas, persistentes e por isso vencem as dificuldades».

Arganil agradece, mas pede mais

Por tudo isto, afirmou Pereira Alves, «estamos gratos ao Governo, mas sobretudo ao senhor Secretario de Estado, que, através do seu trabalho, empenhamento pessoal e espírito de beirão que o distingue, soube compreender os problemas da região, dar voz aos seus anseios e concretizar as suas expectativas».
Expectativas que de acordo como autarca, «não ficam por aqui», uma vez que «um concelho que aspira a ter futuro deve e tem de querer mais, razão pela qual a beneficiação integral da EN 17, desde a Catraia dos Poços ao limite do distrito, e a repavimentação da actual EN 342, entre Arganil e Coja são obras importantes que melhoram as acessibilidades e consequentemente a qualidade de vida dos cidadãos e das cidades da Beira Serra», defendeu.
in Diário de Coimbra, de 27/06/2008

Etiquetas: ,