quarta-feira, 28 de maio de 2008

Tocadores de concertinas conviveram em Chã de Alvares

Pelo 5º ano consecutivo, uma comissão organizadora, constituída por oito elementos, organizou em Chã de Alvares, freguesia de Alvares, concelho de Góis, um encontro de concertinas que contou com a participação de cerca de 20 tocadores vindos de vários pontos do país, na sua maioria provenientes do Minho, embora sediados em Lisboa. Após um almoço convívio, os participantes subiram ao palco para apresentar os seus dotes perante uma inúmera assistência que habitualmente marca presença neste evento, que se realiza nesta aldeia porque bem próximo localiza-se a Carrasqueira, localidade que tem “uma forte tradição” de tocadores de concertinas.
De acordo com Marcelo Francisco, um dos elementos da comissão organizadora, “eles cada vez tocam melhor”, congratulando-se com o facto de haver “mais gente a aprender”. Embora houvesse muitos interessados em participar nesta iniciativa, “em detrimento da quantidade optámos pela qualidade”, realçou, referindo que “temos aqui um grande encontro de concertinas”. O objectivo é sobretudo “divulgar a concertina”, um instrumento que “estava em vias de extinção”, disse ao RCA NOTICIAS Marcelo Francisco, acrescentando que este enconto de concertinas serviu também para “incentivar a juventude a pegar nas concertinas e começar a tocar”.
“Meti os adultos à frente e a juventude ficou para trás porque a qualidade tinha de ser guardada para o final”, esclareceu o organizador, mostrando-se bastante satisfeito com o número de pessoas que se deslocou a Chã de Alvares para assistir a este evento. Segundo Marcelo Francisco, não se realiza qualquer concurso, uma vez que “aqui não há vencidos nem vencedores, é tudo por amor à camisola”, e aos participantes é apenas entregue uma lembrança do encontro. Aos presentes, o elemento da comissão organizadora apelou para que “voltem sempre”, deixando também uma mensagem aqueles que não participaram para que “venham para o ano” porque neste convívio “estão presentes os melhores tocadores de concertinas do país” e “daremos sempre oportunidade de participar aqueles que não vieram”.
Questinado pelo RCA NOTICIAS acerca da possibilidade de vir a realizar este encontro de concertinas noutra aldeia da freguesia, Marcelo Francisco explicou que “a comissão já teve a ideia de ser numa aldeia próxima”, contudo “a Carrasqueira tem grandes concertinistas”. “Os autarcas entendem que faz sentido isto ser onde as concertinas começaram a ter algum relevo”, acrescentou, contando que, ao contrário do que acontecia inicialmente, “cada vez há mais concertinistas”, e garantindo que “para o ano teremos novamente este evento”.
Já José dos Anjos, um dos concertinistas de Castanheira de Pera presente nesta iniciativa, e que pertence ao grupo “Os Alegres”, juntamente com Fernando Henriques e Jorge Neves, disse ao RCA NOTICIAS que as concertinas “atraiem muito povo e nestas zonas do Interior são a alegria destas gentes”. Segundo o concertinista, que é tocador há cerca de oito anos, a concertina “é apreciada ao nível nacional”, uma vez que participa em diversos encontros, desde o Algarve ao Minho, e “tenho encontrado muita gente a apreciar os tocadores de concertinas e também muita gente a querer aprender”. Com o grupo “Os Alegres” participa essencialmente, para além destes encontros, “em festas de cariz popular e social”, contando inclusivé com a participação em alguns programas televisivos, tais como o “Preço Certo”, mais recentemente. Entretanto, “vamos estar no Dia do Idoso no Hotel Ritz, em Lisboa”, anunciou, revelando ainda que no Dia Mundial da Criança, dia 1 de Junho, vão participar num programa televisivo transmitido pela SIC para “fazer uma ponte entre as pessoas de idade e os jovens que andam a aprender a tocar concertina”.
O presidente da junta de freguesia de Alvares, que também marcou presença neste 5º encontro de concertinas, uma vez que em conjunto com a Câmara Municipal também apoia a sua realização, realçou que esta é uma forma de “valorizar a nossa cultura local”, sendo este um “acontecimento regional”. “Tornou-se um ponto de encontro dos alvarenses e seus amigos”, considerou, destacando que a Carrasqueira é “um lugar simbólico que materializa esta tradição de saber tocar concertina” mas “em toda a freguesia há gente que toque”. Para o autarca, este encontro visa também promover e desenvolver a freguesia, de forma a que não hajam “territórios mortos e terras esquecidas”.
Nesta ocasião, Vítor Duarte anunciou que “vamos inaugurar no dia 12 de Julho uma estátua ao resineiro, uma profissão que marcou várias gerações e uma actividade económica da freguesia”. Tendo em conta que já não há resineiros na freguesia a exercer a profissão, mas havendo “resineiros vivos”, a inauguração desta estátua, que vai ficar perpetuada em Alvares e que está neste momento a ser esculpida, pretende ser também uma homenagem a esses resineiros”. “Ainda temos uma das poucas fábricas de resina que existe no país”, finalizou o presidente da junta.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: