segunda-feira, 26 de maio de 2008

Inauguração do Ponto Municipal de Banda Larga de Góis

No âmbito do projecto Coimbra Região Digital, foi inaugurado na sexta-feira o Ponto Municipal de Banda Larga de Góis, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, zona de acesso à internet sem fios [Wi-Fi] que a partir de agora permite que qualquer pessoa aceda gratuitamente à internet naquele espaço, bastando ter um portátil e utilizar o username coimbradigital@ptwifi.pt e a password hotspot. O ponto de banda larga – hotspot de Góis pertence a uma rede de 22 pontos de acesso público à internet em toda a área geográfica abrangida pelo projecto Coimbra Região Digital, e com esta iniciativa pretende-se “contribuir para massificar o acesso à internet e demonstrar ao cidadão as vantagens da banda larga”, assim como “diminuir as assimetrias regionais ao nível da utilização das tecnologias de comunicação e informação”.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Associação Coimbra Região Digital, Horácio Pina Prata, e do presidente da Câmara Municipal de Góis, José Vitorino, recebendo Góis ao longo do dia a visita da viatura multimédia do Roadshow Coimbra Região Digital, equipada com oito computadores portáteis ligados em rede, na qual os visitantes poderam ter um contacto mais directo com a utilização da internet e com o projecto apresentado. Refira-se que esta viatura vai percorrendo os dezasseis concelhos abrangidos no projecto, consoante a realização de determinados eventos, prevendo-se que volte a passar em Góis durante o Góis’arte 2008.
Nesta ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Góis, José Girão Vitorino, frisou a importância deste projecto para o concelho e para todos os munícipes, que passam agora a ter acesso à internet gratuita na principal praça do concelho. “Não só os cidadão do concelho mas toda a gente pode aceder à internet neste local”, reforçou, alegando que este projecto é uma “mais valia”, não só para o concelho de Góis mas para todo o distrito.
Por sua vez, Horácio Pina Prata reforçou a importância das novas tecnologias para combater as assimetrias regionais, tendo destacado também o breve lançamento dos novos portais do projecto Coimbra Região Digital, dedicados às áreas do Turismo, Empresarial, Logística e Regional. Para o dirigente do Conselho de Administração da ACRD, este espaço vem permitir às pessoas “aceder ao mundo por via da banda larga”, recordando que já foram inaugurados alguns pontos municipais, nomeadamente em Montemor-o-Velho e na Mealhada, seguindo-se a Góis, a Figueira da Foz, Condeixa e Cantanhede.
Realçando a parceria existente com “os parceiros estratégicos” da Microsoft, HP e PT, Horácio Pina Prata referiu que com esta rede de banda larga pretende-se também “fazer sentir ao Governo e às entidades oficiais que tanto deve ter direito à banda larga Lisboa e Porto como Góis, Pampilhosa da Serra, e outros sítios deste país”. Segundo o presidente do Conselho de Administração da ACRD, o objectivo primordial é “cortarmos as assimetrias regionais que ainda existem”, anunciado que, embora numa primeira fase estejam previstos 22 postos de banda larga, “já estamos a preparar que no futuro esta região tenha 60 e tal postos municipais”.
No final da sua intervenção, o presidente do Conselho de Administração da ACRD apelou também às escolas presentes para que adiram ao Concurso de Ideias que está a decorrer, organizado pela Associação, em parceria com a Direcção Geral de Educação, sobre a temática da Região Criativa da Sociedade de Informação e Conhecimento, com atribuição de prémios às escolas e aos próprios alunos. Horácio Pina Prata convidou ainda a população de Góis a participar na Lan Party Coimbra Digital, que se realizará de 29 de Maio a 1 de Junho, em Coimbra, no Pavilhão da Portugal Telecom, uma “festa regional” e “uma iniciativa inovadora” que tem o intuito de “fazer sentir às entidades oficiais que cada vez mais é necessário dotar as escolas, entidades associativas e câmaras de ferramentas para a sociedade de informação e conhecimento”. “Este QREN tem de ter uma cotação específica porque esta é a aposta para o futuro”, finalizou.
Refira-se que a Coimbra Região Digital vai promover o acesso universal à internet através de uma rede de 22 postos municipais de banda larga [hot spots] e vai instalá-los em espaços públicos de cada um dos 16 concelhos abrangidos no projecto, tais como Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure e Vila Nova de Poiares. A Associação Coimbra Região Digital é constituída por Câmaras Municipais, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, do Sistema de Ensino Superior e Politécnico, Associações Empresariais, Associações Tecnológicas e de Juventude, bem como empresas e pessoas de renome no âmbito da Sociedade de Informação. De forma a combater a info-exclusão, a associação estabeleceu vários sub-projectos, nos quais se incluem os pontos municipais de banda larga que são instalados “em locais de grande visibilidade e de fácil e frequente acesso pelos cidadãos e com horários alargados de abertura ao público”.
in www.rcarganil.com

Etiquetas: