domingo, 25 de maio de 2008

Jovem goiense editou o seu primeiro livro


Foi na passada quarta-feira 14, no auditório da Biblioteca Municipal de Góis, que Tânia Neves, na presença de muitos familiares, autarcas e amigos, lançou o seu primeiro livro que aborda os direitos e deveres dos pais e mães, subordinado ao tema “Maternidade e Paternidade – regime legal e aplicação prática”.
Natural de Góis, formada em Direito na Universidade de Coimbra e com uma pós-graduação em Direito do Ordenamento do Urbanismo e do Ambiente, Tânia Neves, com apenas 26 anos, vê agora realizado um “sonho antigo”, o qual dedicou sobretudo aos pais, aos avós, namorado e irmão, bem como aos seus “amigos de vida”. A concretização deste projecto surgiu de um convite levado a efeito pela editora Verlag Dashofer, oportunidade que a jovem agarrou desde logo, e pretende ser um “instrumento de consulta permanente para esclarecer duvidas” que vão surgindo diariamente na vida de “mães, pais, avós e entidades patronais”, uma obra que já se encontra à venda, na dita editora.

"O rigor, a prudência e a sensibilidade"

Na sessão de apresentação do livro, que esteve a cargo do José Joaquim Silva, economista e responsável pela escrita do prefácio, começou por destacar o vasto curriculum da autora, assim como referiu alguns traços particulares da sua personalidade, nomeadamente "o rigor, a prudência e a sensibilidade", características que estão bem expressas na redacção e na elaboração dos textos. Dos requisitos da personalidade evidenciados, o economista realçou a sensibilidade da autora, dado que o próprio tema do livro está ligado a valores como "a família, apela aos valores humanos". Além destas características, segundo José Silva, a advogada apresenta também um carácter "multifacetado", que se expressa bem nas actividades que desenvolve paralelamente à actividade profissional, dedicando-se a várias áreas distintas, como a escrita, fotografia, dança, pintura e leitura. A materialização do livro, tal como lembrou José Silva, é "uma das suas aspirações há longa data", deixando o seu louvor à autora pela "dedicação, empenho e cuidado que pôs na elaboração deste trabalho".
Quanto ao conteúdo do livro propriamente dito, o responsável falou tratar-se de um trabalho direccionado para o público em geral, uma vez que está escrito numa "linguagem fluída e clara com exemplos práticos esclarecedores", que se "complementam e ajudam a perceber o conteúdo". Após a sua leitura, o autor do prefácio da obra, disse ser perceptível o carácter "completo do livro", no qual a autora tem a preocupação de iniciá-lo com "um enquadramento mais geral" partindo posteriormente para casos concretos. Deste modo, acrescentou ser um livro com uma componente prática, retratando "exemplos práticos bastante esclarecedores" e tendo na sua parte final um indíce de minutas, com o mapa de direitos e deveres dos trabalhadores que poderá ser utilizado num "sem número de situações", tornando-se "numa ajuda preciosa" à disposição das entidades empregadoras, bem como pais e mães trabalhadores por conta de outrém, funcionários da administração pública, entre outros. "No fundo é um livro para todos os cidadãos", sintetiza José Joaquim, a ser utilizado no esclarecimento de dúvidas sobre o tema, em cada situação concreta "à luz do direito e de uma forma simples e directa".
Por sua vez, a autora do livro, Tânia Neves, começou por referir que a criação do livro, se traduz na "realização de um sonho" pelo qual aspirava desde muito "pequenina" manifestando-se "extremamente feliz" pela sua concretização.

Uma obra especialmente dedicada a seus pais

Emocionada, Tânia Neves dedicou em especial a obra aos pais, Armindo Neves e Isabel Palácio, aos quais disse dever o seu "dom" da maternidade é a eles que "eu devo a minha existência", estendendo a dedicatória aos três avós presentes, namorado, irmão e amigos.
"Este livro é uma obra modesta", disse, referindo que não pretende qualquer "tipo de protagonismo com ela. Escrevi para vos servir", continuou, recordando a forma "clara e simples" que procurou de apresentar e explicar a lei e acrescentando que, quando escrevia o livro colocava-se no papel de cada um de vós, exemplificando "como uma mãe que precisa de tirar a licença de maternidade e não sabe, como um pai e não sabe como proceder", no fundo foi para "estas pessoas e para as mais diversas eventualidades que o livro foca, que o escrevi".
Tânia Neves, que exerce actualmente advocacia em Coimbra e Góis, finalizou a sua intervenção referindo ser este o seu "gesto de carinho e gratidão" para os presentes e agradecendo a todos quantos colaboraram na realização do projecto.
Encerrando a sessão, a vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, Helena Moniz, falou em nome do concelho, revelando "Góis está orgulhoso de ter entre as suas gentes uma jovem que já tem este vasto currículo e uma obra publicada", disse, almejando que "mais se seguirão". Agradecendo a Tânia Neves por ter escolhido o espaço para a apresentação pública do seu livro, assim como pela oferta de uma obra para a Biblioteca Municipal, a vereadora terminou a intervenção desejando-lhes as maiores felicidades profissionais e pessoais, ao longo da vida.
Susana Duarte
in A Comarca de Arganil, de 22/05/2008

Etiquetas: ,