domingo, 29 de julho de 2007

RTC promove "Praias no coração de Portugal"

Praias da Região Centro com Bandeira Azul foram reunidas num folheto promocional. A ideia, partiu da Região de Turismo do Centro à qual se associou o Governo Civil de Coimbra.
A apresentação de “Praias no coração de Portugal” aconteceu sexta-feira em Góis.

O presidente da Região de Turismo do Centro (RTC), Pedro Machado e o governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, apresentaram esta sexta-feira, na praia das Canaveias, em Vila Nova do Ceira, em Góis o folheto promocional “Praias no coração de Portugal”.
A brochura tem a curiosidade de, dobrada, ficar do tamanho de um cartão de crédito. Tudo para que os turistas possam trazê-la no bolso e saber facilmente onde ficam e o que podem oferecer todas as praias de mar e fluviais da Região Centro que têm Bandeira Azul e são detentoras do galardão de praia acessível e praia dourada.
O folheto estará disponível nos postos de Turismo dos 24 municípios que fazem parte da RTC, bem como nas unidades de alojamento e restaurantes do Centro do país.
Ao todo, são dezasseis as praias que constam da brochura, distribuídas por nove municípios. Na Figueira da Foz surgem as praias de Buarcos, Costa Lavos, Cova Gala, Leirosa, Murtinheira e Quiaios; em Cantanhede, a Praia da Tocha; em Castanheira de Pêra, a praia fluvial Poço da Corga, enquanto que em Figueiró dos Vinhos, está em destaque a praia fluvial Ana de Aviz.
Em Mira estão contempladas duas praias, nomeadamente a de Mira e a praia de Poço da Cruz; já na Pampilhosa da Serra, a praia fluvial galardoada é a de Janeiro de Baixo. A praia fluvial Louçainha é a distinguida no concelho de Penela, enquanto que na Lousã o convite é para visitar a praia fluvial da Bougeira. Por último, em Góis, a praia fluvial das Canaveias ganha destaque.
Na capa do folheto aparece uma praia de mar enquanto que a contra capa conta com uma imagem de uma praia fluvial, neste caso a praia das Canaveias, local onde decorreu a sessão de apresentação do mesmo. Iniciativa que deixou «muito honrado» o presidente da Câmara Municipal de Góis, Girão Vitorino, que se congratulou por a brochura contemplar uma praia do concelho, aliás, recentemente reabilitada.
O autarca apenas lamentou o facto de «não se ter conseguido colocar a praia da Peneda em Góis como praia acessível», anunciando porém que, para o ano, é intenção da autarquia «candidatá-la a praia acessível e praia bandeira azul». Outra praia que «tem uma grande procura», é a de Ribeira de Sinhel, em Alvares, «onde se juntam centenas de pessoas daquela região e se possível também será candidata aos referidos galardoes».

Reconhecimento a autarcas e a governador civil

Para Pedro Machado o facto da apresentação do guia ter decorrido na praia das Canaveias serviu, de certa forma, para «chamar a atenção para o que já era uma realidade», ou seja, «para as belíssimas paisagens que o concelho de Góis tem», reconhecendo que aquela praia «tem uma afirmação muito própria no conjunto das praias da Região de Turismo do Centro».
Para o presidente da RTC, com a distribuição deste guia ajuda-se não só «a promover o que temos de melhor na região, mas também a dar um contributo para que pessoas de outras regiões quando confrontadas com esta informação se desloquem até estas praias», sublinhou.
No que respeita ao lançamento deste folheto, Pedro Machado explicou que a ideia surgiu do facto de a Região Centro ter «uma riqueza que não gostaríamos de deixar desperdiçada», até porque as praias fluviais «representam um factor de animação nos concelhos do interior para aquelas pessoas que não querem ou não podem ir a praias de mar ou que gostam mais de água doce». Nesse sentido, entendeu que «era obrigação da RTC lançar este guia das praias fluviais e praias de mar».
O dirigente deixou ainda um «reconhecimento» aos autarcas na pessoa de Girão Vitorino pelo «esforço que as autarquias fazem na requalificação, consolidação e arranjo destes espaços», admitindo que a atribuição destes galardões, «resultam muito desse esforço e do trabalho que têm em garantir a qualidade da água, do espaço envolvente à água e também no conjunto de infra-estruturas que é preciso desenvolver».
Uma palavra também para o governador civil de Coimbra que definiu como sendo «um actor atento a todos os fenómenos que se passam em relação à região e no que concerne ao Turismo da Região Centro», considerando que Henrique Fernandes «tem tido para com a RTC uma atenção particular», uma vez que esta já não é a primeira iniciativa que promovem em conjunto. O governador civil de Coimbra reconheceu o mérito da RTC que «ao sublinhar de forma eficaz aquilo que são destinos possíveis de quem nos visita ou de quem está nos locais, os ajuda a usar melhor o seu tempo livre», referiu.
in Diário de Coimbra, de 29/07/2007

Etiquetas: , , ,