quinta-feira, 22 de março de 2007

Projectos de prevenção a incêndios florestais

No ano de 2005, o Município de Góis viu aprovados três projectos de apoio à “Prevenção de riscos provocados por agentes abióticos”, nas áreas dos Penedos de Góis, Carvalhal do Sapo e Chã de Alvares, com a duração de 5 anos, cada um.

Trata-se de um investimento total na ordem dos 874 260.97 euros distribuídos por 5 anos.

Até ao ano de 2008, o Município ainda investirá nestes projectos 321 549,56 euros, tendo já sido investidos, desde 2005, o montante de 552 711,41 euros.

Os referidos projectos de defesa da floresta contra incêndios, têm apoio comunitário na ordem dos 80% e neles são preconizadas as seguintes acções:

- Silvicultura preventiva ao longo da rede viária florestal (limpeza de matos e redução de número de árvores junto das vias rodoviárias), numa largura aproximada de 10 metros, para cada lado da faixa de rodagem;

- Silvicultura preventiva em torno dos aglomerados populacionais (em faixas de 50 metros);

- Construção de pontos de água de combate a incêndios florestais;

- Construção de Parques de lazer;

- Criação de Sistemas de Vigilância Florestal Móvel;

- Manutenção e construção de rede viária florestal e divisional (aceiros);

- Sinalização de estruturas de defesa contra incêndios.

Todos os anos e de acordo com estes projectos, o Município diligência a diminuição dos riscos de incêndio nas suas áreas de abrangência, através das acções atrás descritas.

Assim, temos já construídos 2 parques de lazer, um está localizado entre o Colmeal e o Carvalhal do Sapo e outro na povoação da Chã de Alvares.

É ainda parte integrante destes projectos, um percurso de 3 miradouros, com o objectivo de levar os visitantes à mais imponente região de Góis, os Penedos.

Com o propósito de ajudar na detecção precoce de incêndios florestais, é criada anualmente uma equipa de vigilância móvel e 1ª intervenção, na “Época de risco de incêndios florestais”.

Construímos um ponto de água com capacidade de 100 000l, de abastecimento a meios terrestres e aéreos na Chã de Alvares. Esta construção veio mitigar a inexistência de reservas de água em caso de incêndio, numa região de monocultura de eucalipto, onde as cargas combustíveis são preocupantes, pelo que merece toda a nossa atenção em termos preventivos.

Estão previstos para o ano de 2008 a construção de mais 2 pontos de água, com capacidade de 100 000l, bem como a realização de silvicultura preventiva e beneficiação de caminhos florestais nas áreas dos projectos, numa perspectiva de continuidade do trabalho realizado até aqui.

Esperamos apresentar no terreno, ainda este ano, sinalização de carácter informativo e preventivo junto dos parques de lazer e aldeias integradas nas áreas destes projectos.

Com este e outros projectos de carácter preventivo, pretendemos dar um exemplo, a seguir por todos os cidadãos, uma vez que a Floresta é de todos e todos temos o dever de a defender dos incêndios florestais e assim manter a riqueza que ainda nos assiste.

Este Município tem a honra de convidar todas as pessoas que apreciam a Natureza, para uma visita ao Concelho de Góis e assim desfrutarem dos nossos espaços de lazer e paisagens naturais.

Esteja atento à nossa Floresta, apoie e realize acções de prevenção como por exemplo:
- limpar os matos das suas propriedades e em redor da sua casa;
- não realizar queima de matos em dias de calor ou com vento e quando estiver a realizar a queima, tome todas as precauções para que o fogo não se propague à floresta.

Em caso de dúvidas, contacte o Gabinete Técnico Florestal do Município de Góis pelo nº de telefone 235770110.
in www.cm-gois.pt

Etiquetas: , ,