sábado, 17 de fevereiro de 2007

Solar beirão da Quinta da Capela


A Quinta da Capela, situada já fora de Góis, era pertença dos Barreto Chichorro, uma das mais importantes famílias da vila no século XVII, que possuía um outro imóvel no centro da localidade e que hoje é a sede do município.
A Quinta da Capela deverá ser uma construção contemporânea da casa da vila, embora haja notícia de uma campanha decorativa do interior já do final da centúria seguinte. Trata-se de um imóvel de planta composta, em L, que acompanha os desníveis do terreno. Caracteriza-se pela depuração das suas linhas, com fachada principal marcada pela abertura, ao nível do andar nobre, de um conjunto de janelas de sacada encimadas por cornija. Correspondem-lhe no piso térreo, embora não em simetria, igual número de vãos que se dividem entre portas e frestas rectangulares. A fachada posterior, de piso único, forma um L, com porta de entrada no ângulo.
A capela, que conferiu à quinta a designação pela qual é conhecida, encontra-se num plano mais elevado, sendo antecedida por escadaria. De planta hexagonal, pauta-se igualmente pelas suas linhas muito depuradas, com portal principal de verga recta, encimado por óculo elíptico.
in www.ippar.pt


Etiquetas: ,