quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Sistema Local de Incentivos aos Jovens

No âmbito do Projecto "Progredir em Igualdade e Cidadania", e de acordo com o predefinido na candidatura apresentada em 2005 ao Programa Para a Inclusão e Desenvolvimento, foi recentemente criado o Sistema Local de Incentivo aos Jovens - SLIJ de Góis.
Esta iniciativa, trabalhada ao longo do ano de 2006, visa a criação do "Cartão SLIJ Góis" que se destina a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 35 anos de idade, residentes no concelho, e tem associadas um conjunto diversificado de vantagens que se traduzem em reduções e isenções em produtos e/ou serviços prestados pela autarquia (ao nível habitacional, investimento, lazer, subsídio de casamento e natalidade), bem como descontos ao nível do comércio, serviços e indústria do Concelho de Góis.
A criação deste Cartão não é mais do que a implementação de políticas activas de incentivo à atracção e fixação de jovens, de modo a inverter o acentuado fenómeno da desertificação e, consequentemente envelhecimento da população.
Depois dos contactos efectuados aos comerciantes locais, no sentido de incentivá-los a fomentar descontos dirigidos aos jovens utentes do referido Cartão, encontra-se em fase de elaboração o Guia dos Estabelecimentos Aderentes.
O "Cartão SLIJ Góis" será solicitado através do preenchimento de formulário próprio, o qual deverá ser acompanhado dos comparativos das condições de acesso, sendo entregue na Câmara Municipal de Góis.
Este cartão é atribuído pelo período de um ano, renovável, caso se mantenha válido o pressuposto que conduziram à sua atribuição.
A situação do "Cartão SLIJ Góis" é da responsabilidade de uma Comissão constituída por um representante da Câmara Municipal de Góis, um representante da Santa Casa da Misericórdia de Góis e um representante do Conselho de Parceiros do Projecto "Pregredir em Igualdade e Cidadania".
in O Varzeense. e 15/02/2007