quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Povo varzeense comemorou dia de N.ª Sr.ª das Candeias

No passado dia dois de Fevereiro, os paroquianos de Vila Nova do Ceira deslocaram-se até à capela Situada no cerro da Candosa para celebrarem o dia de Nossa Senhora das Candeias.
Esta tradição baseia-se na bênção das velas e na celebração da Santa Missa.
Ao se acenderem as velas, a Igreja Católica relembra Jesus Cristo apresentado como a luz que veio para iluminar os povos.
Conhecida pelos devotos como festa de Nossa Senhora das Candeias, é comemorada desde há muitos anos, a servir de motivo para reunir inúmeros cristãos na capela de Nossa Senhora da Candosa.
Segundo a antiga lei, todo o filho varão devia ser apresentado ao Templo, após quarenta dias do seu nascimento, onde a mãe era submetida a um ritual de purificação. Nossa Senhora também se submeteu a essa lei, apresentando o menino Jesus no Templo Sagrado.
Esta festividade era acompanhada por pequenos luzeiros e por isso foi denominada "Candeias". Actualmente, o ritual dita que sejam as velas o símbolo dessa iluminação, pelo que, os fiéis continuam a comemorar o dia de Nossa Senhora das Candeias levando nas mãos as referidas velas acesas, as quais são benzidas.
in O Varzeense, de 15/02/2007