terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Área Metropolitana de Coimbra - Os líderes distritais do PS e do PSD estão a preparar uma lista única

Os líderes distritais do PS e do PSD estão a preparar uma lista conjunta para a Assembleia da Grande Área Metropolitana de Coimbra, cuja eleição está marcada para o próximo dia 28, às 19h00, e decorrerá em simultâneo nas assembleias municipais de 16 concelhos.
Como aconteceu com o anterior sufrágio, a CDU irá apresentar um elenco próprio, ficando de fora do acordo entre os dois partidos maioritários.
A lista de 49 nomes que se encontra a ser negociada entre Victor Baptista (PS) e Jaime Soares (PSD) deverá estar já alinhavada, a fim de as estruturas de ambos os partidos dêem o respectivo aval.
Os 49 membros da Assembleia da GAMC são eleitos, através do método de Hondt, por 330 autarcas com assento nas assembleias municipais dos concelhos de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova, Penela, Poiares, Soure e Tábua.
A correlação de forças no seio do colégio formado pelos autarcas eleitos para as assembleias dos 16 municípios pouco se alterou em Outubro de 2005.O Centro-Direita (PSD-CDS/PP) desfruta actualmente de 159 assentos no âmbito desse colégio (menos quatro do que no quadriénio 2002/2005), cabendo 149 mandatos ao PS, 18 à CDU e quatro ao Bloco de Esquerda.
Quanto à Junta Metropolitana, onde o PSD desfrutava de maioria, há a registar um empate na nova composição (oito presidentes de câmaras social-democratas e oito do PS).