sábado, 27 de janeiro de 2007

Sopas de Portugal

Há décadas, ou talvez séculos que a sopa é o prato principal e até o mais substancial das mesas dos portugueses. Existem para todos os gostos e paladares. As sopas potuguesas contam-nos histórias e lendas e até a evolução do nosso povo.
Em alturas e situações mais críticas da nossa vida social e económica a sopa foi a única refeição, comia-se a "bela" sopa e em alturas um pouco mais favoráveis a mesma sopa era acompanhada de conduto que podia ser: Bacalhau, peixe, carne ou simplemente acompanhada de um pedaço de pão de milho, centeio ou trigo.
Portugal talvez seja um dos países da Europa onde se consomem mais sopas e onde elas sejam mais variadas, pois temos todos uma panóplia delas: desde as sopas de peixe, as de carne e de vegetais e até temos a sopa da pedra que deu origem a uma das nossas mais belas lendas.
Nós, os portugueses acreditamos que uma refeição que se preze tem de ter obrigatoriamente uma sopa, seja ela a tradicional canja de galinha ou perdiz; sopa de conquilhas, de amêijoa, de pescada, de massinhas ou pão de trigo, temos ainda o lendário caldo verde com chouriço ou salpicão que não pode faltar em qualquer festa ou encontro de amigos, não podemos esquecer a sopa de ervilhas com ovos escafados e a sopa de bacalhau com ovos e espinafres.
Temos feiras, encontros e concursos gastronómicos dedicados a estes "tesouros" nacionais, já foram temas de teses de mestrados e até doutoramentos. Graças às sopas, Portugal até deu entrada no livro dos recordes o "Guiness Book" com a maior sopa do mundo.
Elas andam por aí: criações da culinária popular e local, as refrescantes como o gaspacho do Alentejo, a Açoriana sopa de funcho, existem tantas sopas de peixe quantas praias Portugal tem. Mas as sopas também são criações das cidades, como as sopas Lisboetas, com isto tudo, ainda nem falámos das sopas de panela alentejanas e o transmontano caldo de cebola e ainda aquela grande criação da culinária popular a sopa de tomate de cação. Bem, acho que vou ficar por aqui, embora existam outras dezenas de sopas dignas de menção.
Contudo, devo confessar que a pior sopa que alguma vez comi foi a sopa de meloa e a melhor da qual, tenho uma saudade enorme: era a sopa de feijão vermelho da minha avó Emília, que levava no final um fio de azeite virgem e que era de ir aos céus...
Mas cada pessoa terá a sua sopa preferida conforme o seu próprio paladar e historial, por isso, bom apetite e boas sopas...
Henrique Tiago
in O Varzeense, de 15/01/2007
in A Comarca de Arganil, de 23/01/2007