segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Aldeias do Xisto

São 23 Aldeias do Xisto espalhadas por vários Municípios do Pinhal Interior. É um território de uma enorme beleza natural, rico em património e que oferece infinitas possibilidades de lazer.
Ao longo dos últimos anos, aqueles 23 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística suficientemente dinâmicos, que permitam a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram. Este importante trabalho, nunca perde de vista aquilo que é o seu objectivo primeiro: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.
No concelho de Góis são quatro as Aldeias do Xisto: Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena.

AIGRA NOVA: Parar nesta pequena lomba perdida na Serra da Lousã. Olhar para sul e divisar o Trevim (1204 metros). Veados e javalis abrigam-se no fundo dos vales. Experimente descobrir com os habitantes o seu passado e esta Aigra Nova.

AIGRA VELHA: Além os Penedos de Góis. Ali o Santo António da Neve. Acolá o Trevim. Aqui paredes de xisto cercadas de pastagens são o porto de abrigo de onde partimos para descobrir o Parque da Oitava e a Ribeira de Pena.

COMAREIRA: Há uma varanda para o mundo a que nos podemos agarrar. O silêncio só é quebrado pela sinfonia do rebanho ou por um pássaro que cante algum hino da natureza. Lá dentro, na pequena aldeia, descobrimos que tudo é acolhedor. As gentes e a "Casa da Comareira".

PENA: De penha ou penhasco que lhe fica sobranceiro, na outra margem da ribeira, e onde se pode ver uma cabeça de Leão moldada pela Natureza. Ali ao lado, os Penedos de Góis, são uma aposta de aventura para os mais ousados. Desafio: pernoitar no conforto na Casa do Xisto e partir com ânsia de voltar.

Mais informações em www.aldeiasdoxisto.pt

Etiquetas: , , , , ,