Aldeias do Xisto

Ao longo dos últimos anos, aqueles 23 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística suficientemente dinâmicos, que permitam a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram. Este importante trabalho, nunca perde de vista aquilo que é o seu objectivo primeiro: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.
No concelho de Góis são quatro as Aldeias do Xisto: Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena.
AIGRA NOVA: Parar nesta pequena lomba perdida na Serra da Lousã. Olhar para sul e divisar o Trevim (1204 metros). Veados e javalis abrigam-se no fundo dos vales. Experimente descobrir com os habitantes o seu passado e esta Aigra Nova.
AIGRA VELHA: Além os Penedos de Góis. Ali o Santo António da Neve. Acolá o Trevim. Aqui paredes de xisto cercadas de pastagens são o porto de abrigo de onde partimos para descobrir o Parque da Oitava e a Ribeira de Pena.
COMAREIRA: Há uma varanda para o mundo a que nos podemos agarrar. O silêncio só é quebrado pela sinfonia do rebanho ou por um pássaro que cante algum hino da natureza. Lá dentro, na pequena aldeia, descobrimos que tudo é acolhedor. As gentes e a "Casa da Comareira".
PENA: De penha ou penhasco que lhe fica sobranceiro, na outra margem da ribeira, e onde se pode ver uma cabeça de Leão moldada pela Natureza. Ali ao lado, os Penedos de Góis, são uma aposta de aventura para os mais ousados. Desafio: pernoitar no conforto na Casa do Xisto e partir com ânsia de voltar.
Mais informações em www.aldeiasdoxisto.pt
Etiquetas: aigra nova, aigra velha, aldeias do xisto, comareira, fotografia, pena
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home