segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Convívio teve grande adesão em Estevianas

Estevianas continua fiel aos seus princípios. Foi com grande adesão, que mais uma vez, o povo de Estevianas esteve unido em grande escala. O dia 28 de Outubro, foi sem dúvida, uma boa data, o tempo esteve bom, o que ajudou. Tudo o que presenciámos é sem dúvida uma experiência a repetir, por mais anos.
No convívio estiveram muito acima de uma centena de pessoas, só quem teve o prazer de estar junto de nós, o pode confirmar. Foi uma pena, os nossos jornais regionais não esterem estado no local para poderem noticiar.
Pelas 9 horas iniciámos o programa, com missa em memória de todos os sócios e amigos de Estevianas, já falecidos.
Pelas 11,30 horas foi feita a recepção aos convidados e amigos, onde estiveram também: o presidente da Câmara Municipal de Góis, o presidente da Junta de Freguesia de Alvares, representantes e amigos da Comissão de Melhoramentos de Amiosos do Senhor e da Comissão de Melhoramentos de Mega Cimeira.
Logo de seguida, pelas 12h, percorreram-se alguns dos locais onde há necessidade de serem efectuados alguns melhoramentos, nomeadamente, na ponte da Redinha, que é o nosso símbolo, símbolo da nossa bandeira e que se encontra em estado degradado o acesso à costa da Redinha. Estes locais também fazem parte da nossa terra e estão inseridos na nossa aldeia. São caminhos que exitem desde a sua existência e não podem ser colocados ao abandono.
Pelas 12,30h fizeram-se as homenagens, seguindo-se o almoço convívio, onde não faltaram as castanhas, a feijoada e a torresmada.
Pela tarde ainda houve animação, com a presença do nosso amigo Ernesto, que com a sua concertina proporcionou uma agradável tarde.
O homem não deve viver só de momentos tristes mas também deve incluir na sua vida momentos de grande confraternização.
As senhoras que confeccionaram a refeição estão de parabéns pelo delicioso manjar.
A Comissão de Melhoramentos de Estevianas agradece a todos os que estiveram presentes, bem como, aos que colaboraram na realização deste encontro.
O convívio valeu a pena. Voltem sempre.
Comissão de Estevianas homenageou pessoas da terra
Conforme o discurso efectuado pelo presidente da Comissão de Melhoramentos no convívio, os presentes assistiram a um acto de homenagem ao sócio e amigo João Lopes, pessoa que sempre será recordada e que pelo que foi referido no citado discurso: "fez parte da colectividade desde o seu início, foi fundador, e até Novembro do ano 2005 fez parte dos corpos directivos".
Continuou: "Caros sócios, amigos e convidados, este homem que hoje aqui homenageamos foi um exemplo, pela sua dedicação e apoio que sempre deu às direcções cessantes e à presente", mais acrescentou ainda que: "João Lopes sempre desempenhou com competência os diversos cargos nos mandatos para que foi sufragado. Sempre disponível para a defesa de uma causa comum, nunca regateou esforços no desenvolvimento da sua terra."
Desta forma, João Lopes foi caracterizado como "uma pessoa aberta e sem preconceitos".
O discurso prosseguiu e foi frisado o facto de que "todos os que o visitavam, ficavam seus amigos e que era nas Estevianas que ele os recebia, e esse mérito deve ser reconhecido. Estevianas para ele era a sua grande terra".
No discurso foi justificado que "é por isso que o homenageamos: por ser um grande estevianense".
Foi ainda afirmado pelo orador que: "todos os familiares presentes se devem orgulhar, pelo ente querido que perderam, mas que é reconhecido, como um homem de bem, que ficará na nossa memória para sempre."
Num momento tão nobre, e ainda no desenrolar do discurso o presidente da Comissão lembrou também Bernardino Antunes Caracol e agradeceu à D. Amélia Antunes Lopes Caracol, pelo gesto de generosidade que teve em doar um espaço ao povo de Estevianas, o que fez também em memória do seu marido.
Com um agradecimento final a todos os presentes encerrou o discurso com um "Viva às Estevianas".
in O Varzeense, de 30/11/2006

Etiquetas: