sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Abriu em Vila Nova do Ceira um dos melhores lagares do país

A Cooperativa Silvo Agro Pecuária de Vila Nova do Ceira já tem a laborar, desde o passado dia 20 de Novembro, o Lagar da Mata.
Vila Nova do Ceira, pode orgulhar-se, pois tem um dos lagares mais modernos e evoluídos do país. Trata-se de um Lagar de extração de azeite a frio, com duas fases e no qual, não há produção de águas russas, ou seja, não há poluição, uma vez que o material que resulta é apenas uma massa mais ou menos seca que é encaminhada para um silo, e que, posteriormente, é vendida para industrias transformadoras.
No Lagar da Mata a capacidade de extração é superior a mil quilogramas por hora, o que permite que sejam transformadas cerca de dez toneladas de azeitonas por dia.
Segundo informação do presidente da direcção da Cooperativa, Eng. Diamantino Garcia: "este ano houve algum atraso no início da laboração, o que se deveu única e exclusivamente à necessidade de afinar a nova maquinaria, processo que só foi possível efectuar quando houve azeitona disponível para o efeito".
Na data de saída do nosso jornal, o moderno lagar de Vila Nova do Ceira já tinha laborado cerca de 100 toneladas de azeitonas, e o azeite que tem sido estraído supera todas as expectativas, em termos de qualidade.
A Cooperativa de Vila Nova do Ceira tem leccionado também cursos de olivicultura para todos os interessados e dispõem ainda de pessoal especializado a quem os olivicultores podem recorrer para obter informações sobre todas as técnicas que permitem melhorar a qualidade e a quantidade do azeite.
in O Varzeense, de 30/11/2006

Etiquetas: