terça-feira, 18 de agosto de 2009

Acto de Vandalismo em Vila Nova do Ceira

Atentado a memoria do Conselheiro Dr. Octávio Dias Garcia

Este ano quando cheguei de ferias a Vila Nova do Ceira – Várzea Pequena, fiquei feliz e grato a quem se lembrou de dar ao Conselheiro Dr. Octávio Dias Garcia uma rua com o seu nome, pois devemos isso aos que se destacaram entre o melhores.
Os grandes vultos devem ser lembrados e relembrados, pois as vezes a história é cruel para com aqueles que partem. O tempo vai passando e, naturalmente, os seus nomes são menos convocados, menos lembrados, menos revividos. Não perdem a relevância, mas a saudade adocica-se e distende-se.
Para mim esse é o caso do Dr. Octávio, ele está naquele patamar de “injustiça” que nos roubam as pessoas que fazem falta, que alimentam projectos e ideais, que vivem no optimismo do dia seguinte.
Por isso é bom existirem pequenas lembranças desses vultos, mesmo que seja só uma pequena rua no lugar que o viu nascer e crescer, é reconfortante por instantes relembramos aquele amigo, mesmo que dure pouco, pois enquanto dura é como o sol: aquece e marca. Eu pessoalmente tenho muitas e boas recordações deste grande homem.
Mas fiquei triste, envergonhado e revoltado, por saber que alguém tinha destruído e arrancado a placa da parede, ficando só quadro buracos e a maldade de quem praticou tal acto de vandalismo.
A toponímia tem uma grande significado e importância como elemento de identificação, orientação, comunicação e localização dos imóveis urbanos e rústicos, a toponímia é também, enquanto área de intervenção tradicional do poder local, reveladora da forma como o município encara o património cultural.
A toponímia representa um eficiente sistema de referenciação geográfica que o homem necessita e que utiliza para localizar as actividades e os eventos no território.
Além de servirem para reconhecimento público por alguém que de destacou e fez história… Destruir uma placa de identificação de uma rua é crime punível por lei. Assim e segundo a lei ao abrigo do artigo 39.º, n.º 2, alínea a) e artigo 51.º, n.º 4, alíneas f) e g), ambos do Decreto-Lei n.º 100/84, de 29 de Março, na redacção da Lei n.º 18/91, de 12 Junho, disciplina de atribuição de denominação às ruas encontramos no CAPITULO III Contra-ordenações Artigo 15.º Coimas
1 – Constituem contra-ordenações as infracções ao disposto no presente Regulamento puníveis com coima de 25 euros a 250 euros por cada infracção verificada.
2 – A aplicação das coimas a que se refere o número anterior compete ao presidente da Câmara Municipal, revertendo as receitas provenientes da sua aplicação par a Câmara Municipal.
Coimas pequenas para quem comete tal acto de vandalismo e falta de respeito pela cultura, história e tradição de um povo…

Henrique Tigo

Etiquetas:

31 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A mim cheira-me que foi algum "carteiro"...

18 agosto, 2009 23:06  
Anonymous Anónimo said...

Quando li este "post" a tarde não quiz acreditar, meti-me no carro e fui lá ver com os meus olhos, e não é que é verdade!!!
Alguem (que não foi dificil descobrir quem) arrancou mesmo a placa.
Só quero saber se a CMG vai ficar de braços cruzados e não vai fazer nada, como de costume...

18 agosto, 2009 23:15  
Anonymous Anónimo said...

Isto só visto,o sr, Monteiro teve a pouca vergonha de querer vender o jazigo do Comendador Monteiro Bastos que nos ofereceu um Hospital para Vila Nova do Ceira e os camarads do sr,Monteiro só dão vivas a estas ideias,modar o nome das ruas outra borrada do sr. Monteiro,e Mario Garcia,mas o povo um dia vai abrir os olhos

19 agosto, 2009 00:39  
Anonymous Anónimo said...

por mero acaso averiguaram se alguem contactou o proprietário de que iam por uma placa na sua parede? Acham que o Dr Octávio Dias Garcia merece que coloquem uma placa com o seu nome, sem qualquer cerimónia pública? Por acaso averiguaram se foi a única que desapareceu? Por acaso acham bem que uma escadaria se chame "rua das botelhas"? Por acso sabem se este assunto foi discutido em assembleia de freguesia? por acaso sabem as implicações que tem para os moradores a mudança de nome de uma rua? por acaso sabem que a rua matos cruz tinha sido designada rua da regada há menos de 7anos a pedido dos moradores? Por acaso sabem o que fez o homenageado da murtinheira? e a marquinhas do adro? que pena o sr rafael já ter morrido e não poder dizer as condições em que sobrevivia num cubículo quando trabalhava para essa senhora...Por acaso não deveriam apenas falar daquilo que sabem? estão cá 8 dias e já mandam?

19 agosto, 2009 09:21  
Anonymous Anónimo said...

O sr. Mario e Sr. Monteiro é mandam na freguesia.
Depois vem estas broncas.
Devia vir uma inspecção para ver as contas da Junta.

19 agosto, 2009 21:12  
Anonymous Anónimo said...

Então se o Mario e o Monteiro fizeram asneira isso justifica os actos de vandalismo e destruição de propriedade pública, em alturas de eleições ficam todos cegos, não tem qualquer respeito por ninguém, mas depois das eleições vou voltar a ver todos amiguinhos novamente...

20 agosto, 2009 10:55  
Anonymous Anónimo said...

Sr. anónimo de 19 Agosto, 2009 00:39, muito gostaria que me elucidasse sobre a responsabilidade do Mário nestes actos. Pelo que sei, esses assuntos são discutidos e votados em Assembleias. pelo que sei o Mário é um "funcionário" da Câmara, SEM DIREITO A VOTO. não estará o caro anónimo a confundir os "Garcia"? é que quem tem mandado nestes últimos anos, nesses pelouros, e votado, inclusivé nos nomes das ruas, chama-se "Diamantino" e não "Mário".

20 agosto, 2009 19:36  
Anonymous Anónimo said...

Tomaram vocês que o Mário quisesse voltar a estar à frente da Freguesia. Muita "merda" não se faria devido à ignorância e à inércia do Sr. Monteiro.
Mas, tanto mal falam do homem... que vamos ficando com o que merecemos...

20 agosto, 2009 20:21  
Anonymous Anónimo said...

Mas o que interessa se foi o "Diamantino" ou o "Mário"?
Interessa sim que vocês não tem respeito por ninguém e por causa de eleições e tachos fazem coisas horriveis e acham tudo bem!
Mas a verdade é que fazem metade das coisas porque quem está no poder não os têm no sitio!

21 agosto, 2009 08:48  
Anonymous Anónimo said...

Vamos falar verdade
Sr.Dr Mario Garcia mais o irmão para desenvolvimento do nosso concenho montaram uma fabrica no Polo Industrial de Gois,passado 5 anos toca a fechar deixando o pessoal no desemprego é verdade ?
Ganhou um bom lugar na C.M.Gois por este espertesa saloia é verdade ?
O empreendimento da Sra. Cadosa outro cancro onde o sr.Mário esteve metido até ao pescoço é Verdade ?
Passa horas na Junta de Freguesia com o sr. Monteiro explicando como fazer os mapas etc,etc, e ninguem votou no Mario é verdade ?
Mudar o nome das ruas sem consultar o povo.
Tambem não sei o que estão a fazer os elementos da junta,desde PS ao PSD
Vamos avançar com um baixo assinado para repor a legalidade e tradição nesta freguesia
O Melro
OBRIGADO

22 agosto, 2009 11:14  
Anonymous Anónimo said...

Tudo isso pode ser verdade (algumas até concordo) também não gostamos dele... Mas o que isso tem haver com o assunto de destruirem um placa, patrimonio de todos nós e faltar ao respeito e a memória de uma pessoa de bem, que merece o nosso respeito esteja ele onde estiver, que acima de tudo é um filho da Terra, quando não temos respeito aos nossos vamos ter a quem?

22 agosto, 2009 20:31  
Anonymous Anónimo said...

Acredito que deviamos apresentar uma queixa crime no Supremo Tribunal de Justiça, conta um atentado a uma figura publica, pois o Dr. Octavio foi Presidente do Supremo Tribunal e por isso merece respeito e quem fez isto deve ser condenado por isso!

22 agosto, 2009 20:34  
Anonymous Anónimo said...

Sim condenado o sr. Monteiro,tem razão

23 agosto, 2009 00:58  
Anonymous Anónimo said...

Ainda gostava dse saber o que ´´e o tal juiz desembargador fez pela sua terra enquantO POR "LÁ ANDOU". Nada de certeza, pois se tivesse feito ninguém se lembrava dele...

23 agosto, 2009 18:45  
Anonymous Anónimo said...

Fez mais o "Carteiro" e quem o faz mexer atrás da cortina...
Infelizmente agora nem na minha terra nem respeito pelo mortos temos...
As vezes tenho vergonha dos Varzeenses, mas da malta da Varzea Pequena o que mais se pode esperar...

23 agosto, 2009 20:13  
Anonymous Anónimo said...

O "tal Juiz". Andou por lá a fazer o que olhos cegos não vêm, porque quem trabalha na sua Terra é escorraçado e apontado como criminoso.
Só se pode fazer algo por esta terra, fora dela, e longe do conhecimento de certos frustrados.
É por isso que o Anónimo das 18:45 não vê nada feito pelo Exmo. Sr. Doutor Octácio, nem por outros. E feito por si? O que tem para mostrar?

23 agosto, 2009 21:26  
Anonymous Anónimo said...

Exmo Sr. MELRO (espero que de bico amarelo, para não parecer amorfo) é lamentavel tanto barbaridade e tanto ódio. Existem na sociedade locais onde se tratam de assuntos de interesse dos municipios e das freguesias e dos cidadãos que se sentem de alguma forma lesados, no caso a Assembleia de Freguesia onde o Sr, deveria manifestar o seu descontentamento. Mas para lhe poupar algum esforço fique também a saber que a responsabilidade de colocação da nova toponimia (que é de extrema importância) é de uma comissão, denominada "comissão de Toponimia" que é tutelada pela C. Municipal e que obedece a legislação especifica.
Quanto aos outros assuntos, diga-nos por favor que mais valia mesmo por poucos anos já prestou ao nosso concelho.
Desculpe a frontalidade e bem haja.
(outro passaro!!)

24 agosto, 2009 15:26  
Anonymous Anónimo said...

O Monteiro e Mario podem ser uma dupla de Palhaços o Pobre e o Rico, mas a memória do Dr. Octávio merece respeito!

24 agosto, 2009 23:13  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal quem é que o estorva de ter respeito pela memória do homem? Faça favor...

25 agosto, 2009 20:07  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal o que é que o Mário tem a ver com o Monteiro?
O Mário não é, simplesmente, funcionário da Câmara, como mais uns 200 cidadãos, em Góis?

26 agosto, 2009 22:45  
Anonymous Anónimo said...

Sr. anónimo das 23:13h, Sabia que QUEM TEM PODER para votar nas placas e noutras coisas é o Sr. Eng. Diamantino, juntamente com que foi eleito por nós.
Que poder é que tem o Mário, para qualquer decisão? Quer explicar? Ou também é dos que falam por falar...

26 agosto, 2009 22:51  
Anonymous Anónimo said...

Cidadãos responsaveis que escolhem o Sr. Alcindo para Secretário duma Junta de Freguesia, político, pois as Juntas de Freguesia já dispõem de funcionários administrativos, possibilitam a existencia de "outros" capazes de procederem a este tipo de vandalismo e de outros.

29 agosto, 2009 11:13  
Anonymous Anónimo said...

Quem é o ignorante que pensa que o Secretário da Junta é para fazer o serviço administrativo?
Só se for para colocar o "serviço administrativo" a fazer alguma coisinha para valer o que ganha ao fim do mês.
Valha-o Deus!

30 agosto, 2009 14:34  
Anonymous Anónimo said...

oh... oh... oh...
espero que o anónimo das 11:13, não faça parte de nenhuma lista... porque se faz, vamos passar de um "baldas" para um "burro" que não faz a mínima ideia das actividades hierarquicas atribuídas aos elementos de uma Junta de Freguesia.
Se assim for... vamos de mal para muitoooo pior!
A "preguiça" atrasa.
A "ignorância" destrói.

30 agosto, 2009 14:42  
Anonymous Anónimo said...

Óh "entendidos" em política!!!!
A referêrncia feita ao Sr.Alcindo, foi como membro "Secretário" da JUnta como político não como trabalhador do Órgão Autárquico.

31 agosto, 2009 17:57  
Anonymous Anónimo said...

A Placa com o nome do sr.Dr. Octavio Dias Garcia,devia ser colucada com uma pequena ceremónia que a esposa e filhos estivessem presentes.
Junto ao Café do sr. Antonio Paiva foi colocado o nome do Largo do Prof. Antão pai do Dr. Octávio que a Associação dos Amigos da Varzea Pequena colaborou na ceremónia ,estiveram presentes ,presidente da Camara,presd. Junta de Freguesia e Pres. A.A.Varzea Pequena tudo bem
Agora a situação é outra,segundo o sr. Monteiro é a crise não se pode gastar dinheiro.
Vandalismo de ideias tem o sr. Monteiro o jazigo de Comendador Monteiro Bastos estava para ser vendido,mas se fosse do Sr.Dr. Cabeças cuidado.
O Comendador Monteiro Bastos ofereceu um Hospital que tem o seu nome que podem lá visitar neste momento está a entrar em ruinas,isto é vandalismo politico do seu Partido que o sr,abraçou com alma e carinho ,mas os varzeenses esse que se lixaram.
Muitas doenças foram ali tratadas inclusive tuberculoses.
O sr. sabe muito bem quem deu o arrebenta no hospital diga o nomen não tenha medo.
Tenha postura e deixe-se de copos,tambem gosto de vinho mas bebo regradamento
O Melro

01 setembro, 2009 13:02  
Anonymous Anónimo said...

Tenham respeito pelo Homem e deixem-se de politicas... A verdade é que a placa foi arrancada e ninguém ainda fez nada e todos sabemos bem quem o fez... Anda tudo Cego/Parvo ou querem nos atirar areia para os Olhos!

02 setembro, 2009 01:32  
Anonymous Anónimo said...

Não dá nada.
A familia concorda
Nos tambem sabemos quem arrancou,e que levou a placa ao Sr. Presidente da Camara de Gois sabia disso ?
Ainda temos pessoal com eles em Vila Nova do Ceira.

Amigo abra os olhos não somos CEGOS/PARVOS

02 setembro, 2009 13:55  
Anonymous Anónimo said...

"Ganda" homem. Então arrancou a placa e foi levá-la ao presidente da Câmara?! Ora toma que vais em bolandas...
Só fez uma coisa mal. Devia, antes, ter dado com ela em cima das cabeças "iluminadas" da Comissão de Toponímia e do presidente da Junta.
Assim, sempre tinha servido para alguma coisa o dinheiro que a Câmara gastou a fazê-la...

02 setembro, 2009 19:20  
Anonymous Anónimo said...

Isso quer dizer que o Presidente da Câmara sabe e não fez nada, nem ao Monteiro nem ao Carteiro???
Já sei não pode fazer nada é um homem doente...

03 setembro, 2009 01:54  
Anonymous Anónimo said...

Longe vai o dia de festa na Varzea Pequena para colocar uma placa na casa onde nasceu, teve a presença dum representante do então Presidente da República,e já poucos se lembram das palavras dirigidas ao Desembargador doutor Octávio.

03 setembro, 2009 11:18  

Enviar um comentário

<< Home