quarta-feira, 24 de junho de 2009

A SAGA DO INVIANDO

Foi com enorme satisfação que verifiquei que as obras da estrada do Inviando foram finalmente retomadas. Interrompidas em 2006 alegadamente por falta de acordo com um dos expropriados, esta obra teve a particularidade de expor os residentes desta povoação e do Linteiro a três longos anos de pó, lama e maus acessos que estes trabalhos sempre provocam. No entanto, tudo parece estar resolvido, havendo até um "bode expiatório" – "um proprietário".

Do poder autárquico, ainda não se ouviu uma justificação, um “mea culpa” para este facto. Mas compreende-se: quer o executivo quer a oposição têm "culpas no cartório" e assim sendo, nada há a fazer. Também o silêncio ao longo de todo este tempo por parte da imprensa local foi notável, diria mesmo sintomático. Felizmente que as eleições têm a vantagem de obrigar os políticos a decidir porque muitos deles, lamentávelmente, só o fazem quando são obrigados a isso ou, o que é o mesmo, quando os seus interesses se encontram ameaçados…
Luis Oliveira

Etiquetas: ,

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ninguém quer saber do Inviando, esta Saga já cheira mal...
Já chega!

25 junho, 2009 02:02  
Anonymous Anónimo said...

No Inviando vivem pessoas e é para elas que os autarcas trabalham. Tem de haver respeito por elas. Gois não é só paisagem, paisagens maravilhosas como se retratam nos albuns fotográficos! Gois é gente, pessoas que reclamam por dignidade e que elegem os autarcas - e lhes pagam - para zelar pelos seus intetesses. O que a autarquia fez com o Inviando é inadmissível. Mais ainda a tentativa de abafar toda a incapacidade dos responsáveis com a conivencia da imprensa local que pura e simplesmente ignorou o facto.
Isto tem de ser denunciado.

25 junho, 2009 13:39  
Anonymous Anónimo said...

Caro Comentarista refª 25 Junho, 2009 02:02
O que cheira mal é a pocilga e essa é outra questão. O pó não cheira mal mas é constituído por particulas finas que vagueiam na atmosfera e são um perigo para a saúde pública. Esta situação é proibida por lei (DL 78/2004 e portaria 80/2006 )mas, segundo o que foi referido, manteve-se por três anos!
A autarquia esteve-se borrifando para isso e para aspessoas do Inviando. Nunca lá ví sequer uma cisterna de água a regar de forma a mitigar o efeito do pó na saúde dos habitantes.

25 junho, 2009 14:40  
Anonymous Anónimo said...

Não longe do Inviando, morrem pessoas sozinhas, sem rendimentos, vivendo da ajuda dos outros, configurando contextos sociais graves e que nem sequer constam da lista de prioridades da acção social da Câmara. Sabem onde é Vale de Egas? pois não, ninguem quer saber. Este desgraçado tinha um nome - Alcindo ou Bidalinda - , apesar de ser referido na imprensa apenas como "um homem". Representa o abandono a que a periferia de Gois, está sujeita por parte da autarquia e da elite da Vila.

25 junho, 2009 15:00  
Anonymous Anónimo said...

Deixem o "vidalinda" em paz.
Era um homem com a dignidade suficiente para não mendigar favores de ninguém, nem aceitar esmolas. Bem pelo contrário, reagia muito mal a quem, por piedade o quisesse ajudar. Tenham também, vós, a dignidade de não manchar a sua memória sujando-o no chiqueiro das politiquices. Apesar de ter sido um homem humilde aos olhos dos homens, sempre viveu livremente no cume da sua consciência. Algumas vezes o levantei do chão, mas, a seu pedido, o deixei seguir sem a vergonha que outros lhe apontavam. Não será agora, que vou ficar indiferente a quem o quer usar depois de não poder impôr a sua vontade própria. Aliás, LIBERDADE, é o respeito pela dignidade e vontade dos outros, e não a imposição do que a maioria acha correcto.

26 junho, 2009 01:34  
Anonymous Anónimo said...

Apenas quiz referir que há miséria e hipocrisia em Gois. Há dois tipos de paisagens antagónicas neste concelho: aquelas que vemos nas fotografias, como as que enviam para este blog, por exemplo, os eventos sociais que vemos anunciados no Varzeense a que todos correm a reclamar autoria, e as outras, as que não se publicam porque não interssam, porque dão trabalho e não trazem votos e que o nosso querido amigo Bidalinda mesmos sem o querer - porque tinha orgulho suficiente para nada quer de nós - lamentávelmente protagonizou.
Não quero usar o nome nosso amigo Bidalinda em vão, não é essa a minha intenção, mas penso que todos temos de reflectir sobre isto e perguntarmo-nos para que servem, afinal, todos aqueles que nos governam.

26 junho, 2009 08:42  
Anonymous Anónimo said...

Se tivessemos um Jaime Soares a liderar a nossa Câmara, o assunto da estrada estrada já estava resolvido.

26 junho, 2009 17:24  
Anonymous Anónimo said...

Chegou-me aos ouvidos,que esta ultima assembleia de freguesia de V.N.Ceira,não correu nada bem.
Vamos aguardar e envestigar o que se passou.

01 julho, 2009 13:01  
Anonymous Anónimo said...

Pois! Do ps só faltaram três membros! Se não fossem os dois do PSD, não havia assembleia por falta de quorum! Digam lá que a rapaziada do PSD não é gente responsável?!!!

02 julho, 2009 22:40  
Anonymous Anónimo said...

Até o Duilio foi "expilicar" aquela assembleia como é que se suja a àgua das Canaveias. Só um aviso aos pais dos jovens que lá andam a tomar banho: vejam bem no que os vossos filhos se metem! Depois não digam que não foram avisados...

03 julho, 2009 23:35  
Anonymous Anónimo said...

A nossa freguesia está assim.
Como estamos em campanha eleitoral até os funcionarios da junta me disseram foram aumentados nos seus vencimentos.
Quando quiserem água vão ao chafariz do Largo tem muita água da nascente do sr. Monteiro

03 julho, 2009 23:52  
Anonymous Anónimo said...

Meu Deus mas ainda andam a falar no Inviando, mas aquilo é um buraco ao lado da Varzea Pequena, se já ninguém liga a VP quanto mais ao Inviando, que a única coisa que jeito que tem é o estadio da bola, onde os Gajos levam na Pá!

06 julho, 2009 09:25  

Enviar um comentário

<< Home