terça-feira, 23 de junho de 2009

Oitenta anos de Regionalismo - O traço de União

Ainda debaixo das fortes emoções vividas ao longo dum ano de intenso trabalho, com muitos, altos e baixos pelo meio, algumas hesitações, descrenças intermitentes a deixarem dúvidas, envolvidas dum arreganho feito de persistência de quem acredita e se entusiasma com a iniciativa que quer levar ao fim; vamos agora tentar alinhavar um balanço final desta inesquecível efeméride, promovida pelo Conselho Regional da Casa do Concelho de G6is.
As festividades do octogésimo aniversário do regionalismo goiense, foram levadas a efeito por cidadãos comuns, vividas por pessoas populares e celebradas pelas gentes do povo, sem destaques nem elevações de qualquer ordem pessoal. Teve a colaboração prestimosa da Autarquia do Concelho e um facto; mas acima de tudo, tentava dar oportunidade as Juntas de Freguesia de ajudarem o regionalismo, entre as quais, a maioria, esteve presente numa colaboração apreciável, o que deveras nos surpreendeu, dado o seu habitual distanciamento destas lides. Foram jornadas de afirmação muito positivas, nunca antes vividas, em que as forças regionalistas do concelho não deixaram de estar presentes, com destaque honroso para as colectividades promotoras.
Os factos estão aí para nos dizerem que, quando as pessoas querem, quando os homens metem ombros ao trabalho, a obra realiza-se dentro da normalidade. Com mais ou menos brilhantismo, com mais ou menos solenidade tudo se faz com o colorido da nossa gente, sem nariz empinado que destoa no meio de povo humilde. As festividades foram um êxito inédito, porque o povo das respectivas, freguesias esteve presente e participou de forma espontânea; as festas eram do povo e para e povo, o que fez ressurgir, de novo, a alma do regionalismo. Assim se realizou uma demonstração de fervor a que nunca tínhamos assistido, e disso damos agora conta. Nestas lides, apesar do imenso trabalho, sobressai sempre o lado bom e compensado r das coisas, o qual está acima duma festa, que é a alma dum povo.
Somos um concelho de largo território montanhoso, com as aldeias muito dispersas e distantes. Cada qual com as suas tradições, com seus hábitos e costumes, cujo traço comum e, apenas, a Serra; nem os rios correm para a mesma bacia hidrográfica! Existe então uma serra que une e separa as aldeias, como se fosse um mar revoltoso! Difícil é encontrar outro traço de união entre as povoações. Quando for encontrado um projecto global que ligue estas aldeias no mesmo ideal, então estará resolvido o problema da falta de identidade deste desarticulado concelho. O quê não será fácil! Mas será um desafio enorme que se põe ao poder local que aí vem. Haja coragem para isso!
Curiosamente, a ideia do traço de união, ou de projecto global para o Concelho de Góis, esteve sempre presente na base do programa de trabalho do Conselho Regional e que tão bons resultados deu, pela forma faseada como foi implementado, respeitando sempre as diferenças culturais de cada freguesia. O início foi algo atribulado sem sabermos bem como cozinhar a ideia, não o escondemos. Mas depois encontrou-se o folgo necessário para se ultrapassarem os vários obstáculos que foram surgindo. Trata -'se dum caminho possível que pode levar-nos a encontrar a união deste território administrativo que ainda está muito fragmentado.
Muito embora possa parecer estranho, acreditamos piamente de que as colectividades, em boas mãos, possam dar um bom contributo para se encontrar o tal traço de união, não para meterem tudo no mesmo saco, mas para unir todas as diferenças que as distingue. Aqui pode surgir um novo campo de actuação para as colectividades, cuja chave de entrada estará nas mãos do poder local. Seria um passo grande para que o regionalismo tomasse a dianteira ao bairrismo.
Adriano Pacheco
in Jornal de Arganil, de 18/06/2009

Etiquetas: , ,