sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cinema: "Aquele Querido mês de Agosto" estreou esta semana em França

O filme "Aquele querido mês de Agosto", de Miguel Gomes, estreou esta semana nos cinemas franceses e foi elogiado no diário Le Monde como sendo "discretamente revolucionário".

De acordo com a produtora O Som e a Fúria, a longa-metragem de Miguel Gomes estreou em mais de uma dezena de cidades francesas, entre as quais Paris, Grenoble, Lyon, Nantes, Angoulême e Marselha.

A propósito da estreia em França, o Le Monde refere-se ao filme de Miguel Gomes como um "objecto não identificado com alto teor poético e popular" que apresenta uma "infiltração permanente de registos", entre documentário e ficção.

O filme mereceu ainda referências no Libération, que o compara "ao doce caos de um baile de 15 de Agosto", Les Inrockuptibles, L´Humanité e Cahiers do Cinema.

"Aquele querido mês de Agosto" não tem passado despercebido pelos vários festivais onde já foi exibido, tendo sido premiado, por exemplo, no Festival Internacional de Guadalajara (México), no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, Argentina, e Festival Internacional de Cinema de Viena, Áustria.

O filme, estreado em 2008 nos cinemas portugueses, centra-se num triângulo amoroso entre pai, filha e sobrinho, músicos de uma banda de música popular que percorre em Agosto várias festas populares do norte do país.

"Aquele querido mês de Agosto" adopta o título de uma canção do cantor Dino Meira e foi rodado em aldeias de Arganil, Oliveira do Hospital, Góis e Tábua durante as festas de Verão e com actores não profissionais.

O argumento é de Miguel Gomes, Mariana Ricardo e Telmo Churro e do elenco fazem parte Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Joaquim Carvalho, Andreia Santos, Armando Nunes, Manuel Soares, Emmanuelle Fèvre, Paulo Moleiro e Luís Marante.

Esta é a segunda longa-metragem de Miguel Gomes, 37 anos, depois de "A cara que mereces" (2004) e de várias curtas-metragens como "Entretanto", "Inventário de Natal", "Kalkitos" e "Cântico das criaturas".

De acordo com a produtora, estão confirmadas estreias do filme no Brasil, Espanha, Argentina, Paraguai e Chile.

O filme será ainda exibido num festival de cinema de Los Angeles, nos Estados Unidos, nos dias 26 e 28 de Junho.
in http://aeiou.expresso.pt

Etiquetas: ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei muito de ver o filme cá em Góis. A vereadora da cultura foi impecável em ter tido a ideia de colocar um ecrã gigante, no Pombal, para uma sessão espacial. Como numa freguesia de Arganil aconteceu.

22 junho, 2009 01:38  
Anonymous Anónimo said...

lol!! eu tb gostei.somos todos uns lerdas para esta gente

22 junho, 2009 14:38  

Enviar um comentário

<< Home