quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fé viva em Vila Nova do Ceira e em Góis

Há semelhança dos anos anteriores, o povo Cristão das paróquias de Vila Nova do Ceira e Góis, viveram as celebrações religiosas do Corpo de Deus de uma forma bastante participativa e como uma manifestação de verdadeira fé viva.

Em Vila Nova do Ceira


As celebrações do Corpo de Deus, em Vila Nova do Ceira, iniciaram com Missa Solene, realizada na Igreja Matriz, celebrada pelo pároco local, P.e António Calixto, onde participou um elevado número de fiéis.
Durante a Eucaristia tele lugar a festa da Profissão de Fé, na qual oito catequizados professaram a sua fé, e afirmaram quererem viver uma vida guiada pelos ensinamentos de Jesus: Inês Geraldes, Carolina Garcia, Ana Correia, Vítor Dias, Catarina Loureiro, Mariana Garcia e Raquel Moita, acompanhadas pelas catequistas Maria da Graça Simões e Cláudia Pereira.
No final da Missa, para dar continuidade à solenidade litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida de forma popular por Corpo de Deus, teve lugar a procissão, onde o pároco sob o palio, transportou a custódia.
A procissão foi acompanhada foi acompanhada pela Filarmónica Varzeense e percorreu algumas ruas de Vila Nova do Ceira, sobre uma passadeira de flores onde o povo varzeense marcou a sua habilidade, decorando as ruas com bonitos desenhos.
Apanharam-se flores, separaram-se da verdura, cortaram-se, e logo pela manhã alguns varzeenses colocaram "mãos à obra" e iniciaram o trabalho que culminou num bonito manto de flores, que mais parecia um verdadeiro postal ilustrado desenhado no chão das ruas.
No final da Procissão teve ainda lugar um lanche partilhado, entre todos os presentes.


Em Góis
As celebrações religiosas do Corpo e Sangue de Cristo, em Góis, iniciaram pela manhã, com Missa celebrada pelo P.e Carlos Cardoso, na qual se inseriu a Profissão de Fé de dezasseis jovens, todos da paróquia de Góis, das povoações de Bordeiro, Góis e Ponte do Sótão.
Da catequese de Bordeiro, acompanhados pela catequista Maria Celeste da Cunha Cerdeira fizeram a sua Profissão de Fé os catequizados: Inês Filipa Martins, Rúben Marcelo Bandeira e André Daniel Neves.
Da catequese de Góis, acompanhados pela catequista Teresa Leitão fizeram a sua Profissão de Fé os catequizados: Bruno Miguel Rodrigues, Daniela Alexandra da Silva, Daniela Sofia Barata, David Miguel Marques, Linda Inês Figueiredo, Maria Barata Bandeira, Maria Inês Bandeira, Miguel Ângelo Ferreira, Ricardo Alexandre Bandeira, Ricardo José Mourão e Sandra Sofia de Almeida.
Da catequese de Ponte do Sótão e acompanhados pela catequista Cláudia Barata realizaram a sua festa de fé: Leandro Martins e Pedro Martins.
De tarde voltou a ser celebrada Missa, na Igreja Matriz de Góis, seguindo-se a habitual procissão, que percorreu algumas artérias da vila, previamente enfeitadas com um bonito manto de flores.
A Procissão do Corpo do Senhor, centrou-se no palio que foi transportado pelas forças vivas do concelho, dando todo o relevo à Custódia.
Tal como nos anos anteriores, o cortejo incorporou estandartes, irmandades, representantes de Associações locais, Bombeiros Voluntários, inúmeros fiéis, bem como a Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis.
À semelhança dos anos anteriores, esta solenidade tem sido um marco decisivo para a afirmação da fé cristã do povo de Góis.
in O Varzeense, de 15/06/2009

Etiquetas: , ,

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

PROCUREM ESTE CÓDIGO 868100001001 ( CONHECEM ESSA PESSOA DE V.N.CEIRA????)E DEPOIS VÃO PROCURAR O MOTIVO DE EXCLUSÃO... C017Q

CLICAR NO LINK ABAIXO

http://www.dren.min-edu.pt/novid/listasdia13/listaprovexclusao_23.pdf

19 junho, 2009 03:35  
Anonymous Anónimo said...

Ou "maltez" a pessoa a que te referes por acaso nãom é o do Engº. Diamantino Garcia? Tem vergonha e não te escondas no Anonimato, envergonhado alguns que o fazem construtivamente.

19 junho, 2009 12:48  
Anonymous Anónimo said...

Ena tantos! Até o padre também foi! Então mas o tal que não faz funerais, faz procissões? Este padre é mesmo tolo! Acho que ele tem é cagufa dos mortos! Ó menino, cresça e faça-se homenzinho, que os mortos não assustam ninguém!

19 junho, 2009 16:56  
Anonymous Anónimo said...

Pois. Parece que o Mário não soube ou não quiz preencher o formulário como devia ser! E esta!

19 junho, 2009 17:40  
Anonymous Anónimo said...

Olha o Padre trabalhou!!!! Deve se ter enganado!
Bem a verdade é que aquilo não tinha mortos, além da inteligencia dele!

19 junho, 2009 21:14  
Anonymous Anónimo said...

Até o Padre fez alguma coisa, naquele dia não estava doente, nem teve um dos seus famosos ataques...

23 junho, 2009 09:48  
Anonymous Anónimo said...

Aquele vinho das missas é bom até o mete a trabalhar!

25 junho, 2009 02:07  
Anonymous Anónimo said...

Ora nem mais. Funcionar a "vinho" é do melhor! É até mais ecológico!

29 junho, 2009 22:38  

Enviar um comentário

<< Home