segunda-feira, 25 de maio de 2009

800 milhões aceleram fibra óptica

O Governo quer acelerar os investimentos previstos para as redes de nova geração (fibra óptica), que garantem velocidades de internet até 100 megabytes. Nesse sentido, vai assinar quarta-feira um acordo com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para um crédito no valor de 800 milhões de euros.

Vários operadores nacionais já começaram a instalar redes em fibra óptica mas trata-se agora de facilitar os investimentos de forma a acelerar projectos para estimular a economia e a criação de emprego.

Só para manter a infra-estrutura e os serviços que ela potencia, os operadores calculam que seja necessário criar cerca de 20 mil postos de trabalho directos.

Esta tecnologia permite, por exemplo, ver televisão com grande qualidade e descarregar um filme da internet em alguns minutos.

Para que todo o País esteja coberto – e não apenas os 173 concelhos que já são servidos por outras redes – vão ainda ser lançados seis concursos públicos para a instalação de redes de nova geração em 135 concelhos, entre os quais Góis.

Entre hoje e quarta-feira, o primeiro-ministro, acompanhado pelo ministro Mário Lino e pelo secretário de Estado Paulo Campos, participa em várias iniciativas de promoção desta aposta nacional, que culmina com a assinatura do acordo com o BEI e a formação de um cluster (grupo de empresas especializadas).
in www.correiomanha.pt

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E tomou a bica da manhã em Góis,por isso se mais não ficou a assinalar a sua passagem valha-nos este pouco..... contudo a um pedido do Presidente Girão deu uma resposta pronta e ........ para respeitar.

26 maio, 2009 18:44  
Anonymous Anónimo said...

Sim? Podemos saber qual a pergunta e qual a resposta?

26 maio, 2009 21:34  

Enviar um comentário

<< Home