quinta-feira, 23 de abril de 2009

Plantadas em Aigra Nova e apadrinhadas em todo o mundo

A Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal não podia ter celebrado o Dia Mundial da Terra de melhor forma. Na aldeia de Aigra Nova, várias crianças plantaram 60 árvores.


É de pequenino que se aprende a amar a natureza. Mas, como só se ama aquilo que se conhece, é preciso ensinar às crianças a linguagem da terra. Ontem, na aldeia de Aigra Nova, concelho de Góis, foram elas que plantaram 60 árvores de espécies da floresta autóctone portuguesa. "Num mundo tão complicado há coisas simples que nos acalentam a alma e que nos fazem andar para a frente", tinha dito, minutos antes, Marli Monteiro, da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT). "É um orgulho poder promover noções muito perto do nosso coração e, ao mesmo tempo, renovar o tecido económico", salientou.
A iniciativa partiu da agência que, em parceria com a Câmara Municipal de Góis, e no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra e da campanha promocional "Centro Experience - Carbono 0", desenvolveu uma acção de promoção ambiental e de desenvolvimento sustentado do território.
Afinal, a assunção de boas práticas em matérias ambientais aplicadas ao sector do turismo representa "um caminho de futuro e um compromisso de responsabilidade social", como referiu Pedro Machado, presidente da agência. "É na excelência e na diferenciação dos produtos que nos queremos afirmar", acrescentou.
A campanha "Centro Experience - Carbono 0" teve "dois momentos de excelência" aquando das mais importantes feiras de turismo internacionais: a FITUR em Madrid (em Janeiro de 2009) e a ITB em Berlim (em Março). Em ambos os certames, os visitantes (oriundos dos mais variados países) foram convidados a apadrinhar uma árvore para depois ser plantada no Centro de Portugal. As árvores foram adquiridas na Maternidade das Árvores da Aigra Nova - aldeia integrada na Rede das Aldeias de Xisto.
Ontem, foi naquela aldeia que muitos se juntaram para plantar as árvores apadrinhadas. Também ontem, cada um dos padrinhos das árvores recebeu, em formato digital, via correio electrónico, informações de que as árvores iam ser plantadas. A partir de agora podem, sempre que quiserem, visitá-las no Centro de Portugal.
Deslumbrado com a aldeia, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, enalteceu o projecto. "Uma prática profundamente sustentável como esta, é aquilo que pode tornar o país diferente em termos de ofertas turísticas".
Antes, o vice-presidente da Câmara de Góis, Diamantino Garcia, tinha lembrado a importância do turismo que "tem que ser uma âncora do desenvolvimento", num concelho com apenas cinco mil habitantes. Em resposta, o secretário de Estado destacou o esforço das autarquias ao "perspectivarem o futuro dos concelhos e das actividades económicas que se podem desenvolver" através de investimento público que permite "criar riqueza na área do turismo mas, sobretudo, combater a desertificação".
in Diário As Beiras, de 23/04/2009

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Palavra de honra que estas m... já começam a cheirar mal. É que aquilo que foi feito não tem jeitinho nenhum,,é só para enhcher jornais. Mas veio um secretário de estado?! Há dias veio um inaugurar um elevador na CM da Lousã, agora veio outro à Aigra plantar (ver) uma árvore. É que há lá poucas, ainda são precisas mais!!!

24 abril, 2009 01:53  
Anonymous Anónimo said...

És mm um CALHAU!
Com comentários destes ficavas bem era no Penedos a ajudar à paisagem.

26 abril, 2009 13:47  
Anonymous Anónimo said...

Tens razão!Sempre servia para alguma coisa. Mas, queres companhia, é? Não me digas que te sentes por lá sózinho no meio dos calhaus?

29 abril, 2009 14:59  

Enviar um comentário

<< Home