segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Colmeal em festa na Casa do Concelho de Góis

Enquadradas nas comemorações do octogésimo aniversário do regionalismo goiense, ocorreram no dia 31 de Janeiro, na Casa do Concelho de Góis, as festividades representativas da Freguesia do Colmeal, organizadas pela União Progressiva, em colaboração com a Junta e com todas as restantes colectividades desta Freguesia.
Como é do domínio público, trata-se dum evento cultural que tem vindo a ser apresentado pelas freguesias do concelho, projectado e coordenado pelo Conselho Regional, cujo sucesso ascensional tem ultrapassado as melhores expectativas, tendo-se, desta feita, atingido êxito memorável, quer em exposição de artesanato regional e de fotografia, quer pelo conteúdo do seu programa, quer ainda pela avultada assistência que registou, não esquecendo que se trata duma região em acelerada desertificação.
Mais do que falar da evolução do programa e das belas prestações que foram ocorrendo, somos - por razões emocionais - impelidos a descrever o que os nossos sentidos foram captando ao longo de mais de quatro horas de espectáculo, durante o qual nos detivemos perante gentes do Portugal profundo, tão igual a nós onde tudo cheira a povo verdadeiro, de mãos calejadas, de quem atitudes da mais pura sinceridade, quer através duma fotografia que nos toca pela sua autenticidade, quer através duma saudação de alguém que nos cumprimenta com alegria, quer ainda pelas manifestações folclóricas ancestrais, inocentes e genuínas.
O povo genuíno tem este lado encantador e misterioso da vida e quando não se descaracteriza, tem aquela matriz homogénea, igualitária, onde o mais humilde e simples cidadão tem uma prestação tão apreciável como a do mais destacado intelectual.
O exemplo vem-nos da Tocata, tal como dos contributos de escalões diversos que não destoam, antes se complementam. Não se confrontam, antes de unem. Não se destacam, antes de uniformizam na mais completa harmonia, o que nos mereceu a melhor das atenções pelo seu empenhamento e entrega. Destaque-se a geração jovem bem representada pelo Henrique Miguel Mendes.
Toda a evolução da festa nos mereceu o melhor interesse, numa Casa (salão, corredores e cave) que se tornou pequena para acolher duas a três centenas de pessoas. Por nos parecer bastante interessante, destacaremos a projecção de fotografia, algo criativo a apropriado para nos mostrar o que de mais belo existe em cada aldeia. Não só pelas imagens de cor e beleza, não apenas pelos recantos culturais e recortes admiráveis das serranias, mas pelo valor apreciável dum trabalho, em grupo, que transmitiu uma ideia segura de união e solidariedade, que já vai rareando nos tempos que decorrem.
Estamos a falar dum concelho extenso e disperso, pobre de recursos, mas muito rico de gentes e tradições multi-culturais onde a solidariedade, o amanho das terras e a pastorícia formam uma base de conhecimento inigualável, mas que deixa a nu um outro campo de necessidades, criador da demanda para outros destinos, onde emergiu o regionalismo pulverizado de saudade, tema, aliás, bem tratado na intervenção da Dr.ª Lisete Matos.
Se mais nenhum interesse tivesse este encontro com a história, bastar-nos-ia o impacto que teve ao reacender... da brilhante chama regionalista nesta Freguesia, onde, ao que nos foi dado a conhecer, os níveis de entusiasmo e relação de entreajuda estavam quase a roçar o desalento! Razão pela qual o Conselho Regional dá por muito bem empregue o esforço que tem vindo a desenvolver e espera concluir o programa que se propôs cumprir.
Por mera falta de espaço, ficarão sem menção outros assuntos de relevante interesse, apenas indicaremos a seguir os elementos da Mesa de Honra. Começando pelo destacado e entusiasta dirigente da União Progressiva, Dr. António Domingos Santos, Dr.ª Lisete Matos e os autarcas: Presidente da Junta de Freguesia Henrique Brás Mendes, Sr.ª Vereadora D. Helena Moniz, Presidente da Assembleia Municipal Sr. José Pereira de Carvalho; bem como a representante da ADIBER Dr.ª Maria de Lurdes Castanheira e os anfitriões Sr. José Santos e Dr. Luís Martins. Todos os elementos se mostraram encantados com o êxito do evento.
Adriano Pacheco
in Jornal de Arganil, de 19/02/2009

Etiquetas: , , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Afinal o Adriano Pacheco sabe escrever alguma sem ser sobre ele proprio.
Nunca conheci ninguém como este homem que é um mestre na auto-promoção.

24 fevereiro, 2009 19:18  
Anonymous Anónimo said...

Não liguem este gajo não interessa a ninguém, tem a mania, mas só a mania, está bem com Deus e com o Diabo, já prometeu apoio a Drª e ao Eng. pois assim quem vencer as eleições paga-lhe mais um livrinhos.

25 fevereiro, 2009 10:46  
Anonymous Anónimo said...

quem não é nada tem dor de corno

05 abril, 2009 19:26  

Enviar um comentário

<< Home