segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Góis inaugura percurso pedestre nas Aldeias do Xisto

A Rota das Tradições do Xisto, um percurso pedestre de nove quilómetros abrangendo quatro aldeias do concelho de Góis, é inaugurada terça-feira, prometendo "um Carnaval diferente".

Contando já com mais de oito dezenas de inscrições para a inauguração, este "caminho de xisto" percorre uma vereda tradicional que unia as aldeias de Aigra Nova, Aldeia Velha, Comareira e Pena.

O percurso começa em Aigra Nova, onde os participantes vão poder aprender com os habitantes a confeccionar broa, simples e de carne, à moda antiga, com produtos endógenos - disse hoje à agência Lusa Sandra Marques, coordenadora da associação Lousitânea, que promove a rota.

Aqui está também prevista uma visita à "maternidade das árvores", um pequeno viveiro de espécies endógenas da Serra da Lousã, em que se incluem, entre outros, carvalhos, sobreiros, castanheiros, azevinho e cerejeiras.

De acordo com Sandra Marques, estas árvores destinam-se a ser replantadas na serra.

Em Aigra Velha, onde vive apenas um casal, realiza-se uma visita ao capril tradicional e ao pastoreio do único rebanho da aldeia.

"O rebanho é libertado de manhã, os animais andam sozinhos na serra e voltam ao final do dia", disse a coordenadora, explicando que os participantes na rota vão poder ensinar os cabritos mais novos a comer arbustos de forma autónoma.

Apreciar a paisagem dos "frondosos penedos" de Góis e alguns fósseis ali existentes e avistar a Serra da Estrela e, caso o silêncio reine durante o percurso, até algum veado ou águia, são outras das hipóteses abertas pela iniciativa, que compreende também a moagem de farinha no moinho da Ribeira da Pena e uma "recepção surpresa" na Comareira.

"Nestas aldeias vive muito pouca gente [cerca de três dezenas nestas quatro povoações], mas as pessoas estão muito abertas ao contacto com os visitantes, são quase os monitores", referiu Sandra Marques.

A inauguração é uma actividade "Carbono Zero", amiga do ambiente, dado que os participantes vão plantar árvores autóctones durante o percurso.

As Aldeias de Xisto integram 24 povoações distribuídas por 14 concelhos do Pinhal Interior, na região Centro.

A Lousitânea é uma associação sem fins lucrativos, cujo objectivo é dinamizar a Serra da Lousã no seu todo e, em particular, o concelho de Góis.
in http://sic.aeiou.pt

Etiquetas: