quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Góis – Homenagem aos irmãos Bandeira

A antiga Rua da Lavra denomina-se agora Rua Irmãos Bandeira. A homenagem aos dois irmãos que apostaram no concelho para criar e expandir os seus negócios surgiu de uma acção que a autarquia está a levar a cabo na vila.

Por pressão dos Correios de Góis, a Câmara está a iniciar um trabalho em que visa dar nomes a ruas que não têm designação, e as que têm atribuir nova indicação.
A placa foi descerrada pelo presidente da autarquia, José Girão Vitorino, por um dos irmãos vivos, Augusto Bandeira e pela mais nova da família, Tatiana Cunha. “Tínhamos obrigação de homenagear estes homens e esta empresa, que foi uma escola para muitos jovens do nosso concelho”, começou por dizer o autarca, enaltecendo depois a atitude dos dois irmãos. “Foram pessoas que em vez de criticarem, construíram”, disse, lembrando que depois de virem de Angola fixaram-se em Góis e apostaram na formação da empresa. Considerando uma homenagem “justíssima”, que nas suas palavras só pecou por ser tardia (daí ter apresentado um pedido de desculpas à família), enalteceu o “bem que fizeram pelo concelho” em termos de trabalho. Em declarações ao Jornal de Arganil, sublinhou a figura humana dos homenageados, elogiando o facto de terem instalado uma oficina de serralharia (na rua que tem agora os seus nomes) e iniciarem-se no ramo da construção civil, ajudando “muitos jovens a fixarem-se”, devido a preços especiais.
Augusto Bandeira recordou o início do negócio, que por insistência do irmão foi instalado em Góis, falando de algumas dificuldades por que passaram. “Onde quer que ele esteja, está muito satisfeito neste dia e nesta hora por isto se ter concretizado”, acrescentou o sobrinho de Eugénio Bandeira, Fernando Cunha, falando do tio.
Este foi o primeiro descerramento de placas de um conjunto de mais de dez, na vila, que irão ocorrer até final de Julho de 2009, homenageando figuras que engrandecem o concelho, em variadas áreas. “Todas as pessoas foram figuras ilustres no concelho e é sempre bom lembrar os que fizeram por Góis. Elas merecem o nosso respeito”, vincou José Girão Vitorino. A pintora e miniaturista Alice Sande (falecida em 2005) será uma das personalidades que terá o seu nome inscrito na toponímica goiense, no bairro Pé Salgado, aquando da edição do Góis Arte.
in Jornal de Arganil, edição electrónica

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns aos Irmaãos Bandeiras. E uma nota de pesar ali para os lados do Pé Salgado. Então ó Sr. Vala Coelho, o meu caro amigo faz a rua e a Câmara, para rematar, atribui-lhe o nome da Alice Sande!!! Boa! Parecem o cuco. Não fazem ninho, mas põem os filhos a criar na casa dos outros...

14 novembro, 2008 21:29  
Anonymous Anónimo said...

Ao gestor do BLOGÓIS

Solicito que corrijam na peça o meu parentesco com os "Irmãos Bandeira" que é de sobrinho dos Sr. Eugénio Bandeira e Augusto Bandeira e não de "sobrinho-genro" como erradamente vem no texto.
Já solicitei também o desmentido ao "Jornal de Arganil".

Aproveito o espaço e o texto para publicamente agradecer ao Sr. Girão Vitorino - Presidente da Câmara de Góis pela iniciativa e aos Vereadores Engº Diamantino Garcia, Prof. Daniel Neves e Drº Graça Aleixo pelo apoio. O meu agradecimento e a minha amizade com todos vós.
Um abraço de amizade para todos os bloguistas de Góis.

Fernando J. Bandeira da Cunha

19 novembro, 2008 17:36  
Anonymous Anónimo said...

Axo que sim estes gajos que estão fartos de se encher a custa de todos nós e o Girão ainda lhes faz homenagens, o que não faz ter o cartão do Partido, infelizmente o meu é mais laranja.

28 novembro, 2008 14:51  

Enviar um comentário

<< Home