quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Alentejo-Góis: Encontro Inter-PROGRIDE's

O Projecto "Progredir em Igualdade e Cidadania", promovido pela Câmara Municipal de Góis e pela Santa Casa da Misericórdia de Góis recebeu a visita do Projecto congénere de Arraiolos: "Participar - Inovação para a Inclusão em Arraiolos", no passado dia 10 de Outubro.
Este Encontro Inter-PROGRIDE, no qual estiveram presentes cerca de 40 Parceiros de ambos os Projectos, teve como objectivo a troca de experiências e saberes, bem como permitir aos visitantes de Arraiolos aprofundar os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento das Acções do Projecto "Progredir em Igualdade e Cidadania".
Os participantes visitaram o Centro Cívico e Cultural de Góis, onde visualizaram o funcionamento de um atelier temático de pintura e trabalhos manuais destinado à população idosa da comunidade e das IPSS's, dinamizado pela Dr.ª Sónia Conde e que funciona semanalmente, contemplando os utentes do Centro Social Rocha Barros, Lar de Alvares, Cortes, Vila Nova do Ceira e do Centro de Dia da Cabreira.
Mais tarde visitaram o futuro Centro de Dia de Corterredor, acção desenvolvida em parceria com a ADIBER, que é proprietária do imóvel.
Os Parceiros e Técnicos do Projecto "Participar - Inovação para a Inclusão em Arraiolos" enalteceram a complementaridade de dois Programas de apoio para facilitar e colocar um funcionamento uma estrutura de apoio aos idosos.
Este Intercâmbio permitiu confirmar diferenças e reforçar semelhanças entre dois concelhos que beneficiam da Medida n.º 1 do Programa PROGRIDE e visam prioritariamente promover a inclusão social em áreas marginalizadas e degredadas, combater o isolamento, a desertificação e a exclusão em zonas deprimidas.
As diferenças encontram-se mais ao nível do tipo de territórios, pois o concelho de Góis insere-se numa zona montanhosa, enquanto que Arraiolos situa-se numa zona de planícies e planaltos. Contudo, as semelhanças verificam-se ao nível da taxa demográfica e do tipo de população que em ambos os Concelhos é reduzida e carece de população jovem e activa.
Houve tempo ainda para um passeio a alguns pontos de interesse do concelho: Lagar da Cabreira, situado junto ao rio, moinho do Corterredor, Parque do Cerejal e Praias Fluviais de Sto. António e Peneda.
Este Encontro Inter-PROGRIDE culminou com um Ceira de Honra, que decorreu no Centro Cívico e Cultural de Góis, no qual os participantes puderam saborear alguns dos produtos endógenos da região da Beira Serra: a broa, o mel, o requeijão, o queijo da serra, antes dos agradecimentos pelo bem receber.
No final da tarde e antes da viagem de regresso a terras Alentejanas, os visitantes manifestaram o interesse em receber brevemente a visita dos Parceiros e técnicos do Projecto "Progredir em Igualdade e Cidadania", em Arraiolos.
in O Varzeense, de 30/10/2008

Etiquetas: