terça-feira, 4 de novembro de 2008

Veradora Helena Moniz faz balanço do seu mandato e divulga projectos a realizar

A Vereadora responsável pelos pelouros da Cultura, Turismo, Desporto e Acção Social, na Câmara Municipal de Góis, Maria Helena Antunes Barata Moniz, fez um balanço geral, focando algumas benfeitorias realizadas no concelho, nos últimos anos e divulgou alguns projectos que gostaria de ver concretizados a curto/médio prazo.

Na área da Cultura, do que ainda está por concretizar, a vereadora anseia pela Casa da Cultura, dotada de equipamento cultural e que permita a realização de espectáculos com condições dignas.
É ainda intenção da autarquia, conforme disse: "abrir um espaço, no início do próximo ano, para expor ao público parte do espólio deixado pelos irmãos Dr. Armando e Dr. Alfredo Travassos, pela Enf.ª Fátima Neves e pela Arqt.ª Margarida Coelho, sendo que, parte desse mesmo espólio não será fácil expor ao público, dado do seu grande valor e as consequentes condições de segurança que seriam necessárias.
"Também a Casa Museu Alice Sande é outro projecto que gostaríamos de ver aberto ao público, já no próximo ano, mas o edifício terá ainda que sofrer algumas intervenções físicas, de modo a permitir a circulação dos visitantes.
Referindo-se ao que já foi feito, falou dos eventos que se realizam anualmente, nomeadamente: GoisArte, FACIG, Feira dos Santos, Feira do Livro, Concerto de natal, o Ciclo de Teatro, bem como outros em que a Câmara Municipal também está envolvida, como sejam: o Dia da Floresta, o Dia de Criança, a concentração Mototurística, entre muitos outros que vão surgindo de parcerias com as diversas instituições do concelho.
A vereadora lembrou as actividades que se têm desenvolvido na Biblioteca, nomeadamente: a hora do conto, visionamento de filmes e ateliê de artes plásticas e divulgou que, a partir do mês de Novembro, a Biblioteca Municipal irá funcionar também aos sábados da parte da manhã.
Outra mais-valia, conforme referiu, foi a implementação, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira (antigo Largo do Pombal) de um Ponto Municipal de Banda Larga - HotSpot, que consiste numa zona de acesso livre à internet sem fios (Wi-Fi).
A vereadora realçou ainda a geminação realizada com Oroso que, segundo afirmou, tem tido "bons frutos", não se limitando ao âmbito da arte e do intercâmbio cultural mas que, conforme acrescentou, "ainda este ano foi muito produtiva, nomeadamente com a realização da Conferência Ibérica de Protecção Civil", que surgiu de uma iniciativa da Câmara Municipal de Góis e do Governo Civil do Distrito de Coimbra e que visou sobretudo uma troca de experiências e programas de prevenção na área da Protecção Civil.
Ainda no âmbito da geminação Góis/Oroso a edil focou a criação de uma Associação que une os dois países através da Arte e da Cultura (Associação da Amizade e das Artes Galego-Portuguesas) e ainda a intenção de promover um Intercâmbio Juvenil, que conforme acrescentou "pretende levar a Oroso um grupo de jovens goienses e receber em Góis um grupo de jovens de Oroso, permitindo o convívio e o conhecimento de culturas e tradições diferentes".

Na área do turismo, Helena Moniz focou a mudança do Posto de Turismo para o Largo do Pombal, "um espaço moderno e com melhores condições de atendimento", onde foi criada uma nova galeria para exposições. Segundo a edil: "o local já acolheu três mostras e está já preenchido até ao final do ano". A vereadora congratulou-se pela mudança pois tem-se deparado com um maior número de visitas e procura do Posto de Turismo desde que este se encontra no novo espaço, o que também contribui para a revitalização do centro histórico.
Ainda, como incentivo ao turismo, a autarquia lançou o primeiro roteiro do centro histórico, um documento que já estava elaborado há algum tempo, e que pretende servir de guia aos turistas, despertando o seu interesse para os elementos patrimoniais de maior relevo existentes no centro da vila. Segundo confessou a vereadora: "quando fiz o percurso com o auxílio do roteiro reparei em pormenores interessantíssimos que nos dia-a-dia, ao passar pelo mesmo local me escapavam".
O guia foi lançado, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2008, e apresenta um mapa do centro histórico, onde estão sinalizados os diversos pontos dos elementos patrimoniais notáveis, complementarizado com fotografias e com uma breve descrição de cada monumento.
A vereadora informou também que, no próximo ano, existe a intenção de lançar novos roteiros, como por exemplo: o da fauna e flora, o das aldeias do xisto do concelho de Góis e o dos lugares de culto, onde, quiçá poderiam inserir-se as Capelas, Igrejas e Alminhas, visto que, "existe um vasto e interessante património que se poderia inserir neste roteiro", acrescentou.
Ainda inserido no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2008, foi lançado pela autarquia um concurso de fotografia sobre o património do concelho de Góis, com a finalidade de sensibilizar a comunidade para a preservação e valorização dos patrimónios humano, natural e cultural do concelho, estimulando a aproximação e ao envolvimento da população com os patrimónios, e fomentando o gosto pela fotografia.

Na área do desporto, no que se refere a grandes obras de equipamento desportivo foram realizadas, segundo informou Helena Moniz, o 1.º Polidesportivo da freguesia de Alvares, em Cortes e o Polidesportivo, com relva sintética, do Baião, em Góis.
Indo de encontro ao sonho dos nossos jovens, a vereadora pensa ver instalado ainda antes do final do ano, também na Quinta do Baião, um parque de skate. Esta obra resultará através do Projecto Progredir em Igualdade e Cidadania, do qual a Câmara é entidade promotora e a Santa Casa da Misericórdia a entidade executora, cabendo à Câmara Municipal não só a cedência do espaço mas também todo o trabalho de implementação.
Helena Moniz acrescentou também: "temos um outro projecto para ser concretizado logo no início de 2009 que é a requalificação do Campo de Ténis", visto que, o piso se encontra muito degradado, pelo que "urgia que fossem criadas condições para a prática do referido desporto".
Para a realização de tal obra foi elaborada uma candidatura, que por sua vez, já foi aprovada, acrescentou a edil, obtendo uma comparticipação do IDP (Instituto do Desporto de Portugal), outra parte caberá ao Clube de Ténis de Góis, mas a "fatia" maior da verba a investir será da responsabilidade da autarquia.
Outra aspiração da vereadora é, sem dúvida, a intervenção a realizar no Campo de Futebol, com melhorias nos balneários e implementação de relvado. "Este ano já sofreu um alargamento para cumprir os requisitos exigidos em termos de dimensões, mas estamos a trabalhar no sentido de conseguir a relva e a melhoria nos balneários", concluiu.
Ainda na área do desporto, a vereadora falou da vasta programação oferecida através do Pavilhão Gimnodesportivo, como por exemplo: Exercício, Saúde e Bem-Estar na 3.ª Idade, manutenção física, musculação, ténis, actividades no Circuito de Manutenção, e Polidesportivo do Baião bem como a oferta feita aos jardins-de-infância da prática de natação, na Piscina Municipal da Lousã, através de um Protocolo entre os dois Municípios, assegurando também o transporte das crianças.

A nível de acção social, Helena Moniz falou da Feira do Emprego e Formação Profissional, realizada no âmbito do Projecto Escolhas de Futuro e que visou a orientação dos jovens a nível de cursos e formações a seguir e/ou portas para o mundo do emprego.
Também no âmbito do mesmo projecto, a revitalização da Associação de Juventude e a criação de um espaço jovem.
No entender de Helena Moniz: "o grupo de Jovens está cheio de boa vontade, já realizou algumas actividades e eu tenho confiança neles e acredito que irão fazer um bom trabalho".
Ainda a nível Social e no âmbito do Programa Escolhas de Futuro a vereadora referiu que foi colmatada a falta de psicóloga que existia na escola para acompanhamento e orientação dos alunos e a realização de formações parentais, esclarecimentos sobre sexualidade, boa alimentação, etc.
Para o futuro, a vereadora focou o 3.º Encontro das CPCJ's (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens) das Beiras, a realizar no dia 31 de Outubro, "na qual teremos oradores de alto nível, como sejam: o ex-ministro da Justiça - Dr. Laborinho Lúcio, o Dr. Rui do Carmo - Procurador da República no Tribunal de Família e Menores de Coimbra, o Juiz Conselheiro jubilado Armando Leandro - presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o conhecido jornalista - Sansão Coelho, a Dr.ª Fátima Martins a dar testemunho daquilo que tem sido a sua actuação quer na CPCJ, quer na Residência de Estudantes, quer enquanto professora, falando do contacto que tem mantido com os jovens do nosso concelho. Pelo que, acrescentou: "tudo indica que será um encontro muito enriquecedor".
Outro projecto em mente, assegurou Helena Moniz, será a abertura da loja social, integrada no Projecto Escolhas de Futuro, do qual a Câmara Municipal também é a entidade promotora e a ADIBER entidade gestora que, conforme referiu a edil, será um Centro de Recolha e Distribuição de Recursos Materiais que, disse: "queremos que seja dinamizado não só por técnicos do programa, mas também pela comunidade em geral, pelo que, já pedimos a ajuda da Associação de Juventude de Góis e da Conferência S. Vicente de Paulo, instituições que já responderam afirmativamente, indo de encontro às dinâmicas de parceria fomentadas pela Câmara Municipal.
Quanto a projectos, a Câmara Municipal, em parceria com a ARCIL e com o apoio da Segurança Social, irá abrir na vila de Góis um Pólo da ARCIL, destinado a contemplar as pessoas do concelho de Góis, portadoras de deficiências não profundas.

Em conclusão, no final de três anos de vereação, Helena Moniz, confessa que houve momentos menos fáceis, muito trabalho há ainda para fazer, mas admite que o balanço é positivo.
Acrescentou que é uma actividade muito dinâmica, mas também muito gratificante, e que está disponível a continuá-la. Helena Moniz considera que, é uma mais valia para o seu trabalho o facto de habitar no concelho e conforme disse: "quando falta a água, também falta em minha casa, quando a estrada está menos boa, o meu carro também o sente, ou seja as dificuldades do povo goiense são também as minhas dificuldades, e a luta constante pelo bem-estar de todos os munícipes é algo que me incentiva no desempenho das minhas funções".
in O Varzeense, de 30/10/2008

Etiquetas: , , , , , , ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Também esta disponível?? Minha Senhora arrume as botas.

07 novembro, 2008 00:03  
Anonymous Anónimo said...

"está disponível a continuá-la. Helena Moniz considera que, é uma mais valia para o seu trabalho o facto de habitar no concelho e conforme disse: "quando falta a água, também falta em minha casa, quando a estrada está menos boa, o meu carro também o sente, ou seja as dificuldades do povo goiense são também as minhas dificuldades"

Eu também não me importava

-KMS PAGOS PARA IR ALMOÇAR A CASA
-500 CONTOS DE ORDENADO POR MES
-CARRO NOVO DA CAMARA PARA EXPERIMENTAR OS BURACOS DA ESTRADA
-TELEFONE
-VIAGENS A ESPANHA, BRUXELAS, CASELHOS TUDO PAGO

tudo isto e muito mais, para quem nunca trabalhou na vida é mesmo muito bom dá vontade de rir quando diz que as dificuldades da sra são as nossas. Se ela ganhasse 80 contos eu tivesse que trazer a sapa na marmita e a tivesse que comer no colo não falava assim.
é preciso não ter vergonha

07 novembro, 2008 02:13  
Anonymous Anónimo said...

Sim ja para nao falar da herança! Mas o Povo está atento.

07 novembro, 2008 16:37  
Anonymous Anónimo said...

Mas que educação, mas que formação têm a domestica para falar em Publico sobre educação!?

28 novembro, 2008 14:58  

Enviar um comentário

<< Home