sexta-feira, 31 de outubro de 2008

FEIRA DE TODOS OS SANTOS AMANHA EM GOIS - O ponto de encontro de todos os “filhos da terra”

A Feira dos Santos regressa amanhã a Góis. Tal como manda a tradição, no dia em que familiares e amigos rumam aos cemitérios para homenagear e recordar entes queridos já falecidos, o Parque do Baião assume-se como o ponto de encontro privilegiado da população de Góis e de todos aqueles que neste dia regressam à sua terra natal. À tradicional feira, juntam-se o mel, as castanhas e a água pé.

A Feira dos Santos há muito que se assumiu como um ponto de encontro privilegiado da população de Góis. Promovida pela Câmara Municipal, esta feira atrai anualmente ao Parque do Baião muitos visitantes que aproveitam este dia para reencontrar amigos, para conviver e para matar saudades da sua terra natal.

“Este é o grande momento de confraternização e de encontro de Góis. Todos os anos, neste dia, reencontram-se aqui amigos que muitas vezes estão o ano todo sem se verem”, sublinha Helena Moniz, vereadora da Câmara Municipal de Góis.

Promover uma feira o mais diversificada possível é um dos objectivos da autarquia que, nesse sentido, procura reunir neste espaço os mais diversos produtos, sobretudo os mais característicos da região da Beira Serra. Assim, à Feira dos Santos junta-se a Feira do Mel e da Castanha, um certame que promove não só o mel certificado da Região Demarcada da Serra da Lousã, mas também a castanha e outros frutos secos típicos de Góis. Em destaque estarão também muitos produtos confeccionados à base destes ingredientes, como o bolo de mel, a aguardente e os licores.

Participam neste certame cerca de 20 apicultores, vários artesãos do concelho e da região, instituições locais e feirantes que aproveitam este dia para divulgar as suas actividades e realizarem o seu negócio.

A Feira abre amanhã às 7h00. O programa decorre durante todo o dia, com as mais diversas actividades de lazer e de animação. Em termos desportivos, vai disputar-se, às 10h00, o V Torneio da Malha Inter-Colectividades e, às 14h00, abrem as inscrições para o “Tiro ao Alvo”. A animação é assegurada pelo Rancho Folclórico “As Sachadeiras da Várzea” da Casa do Povo de Vila Nova do Ceira (11h00) e pelo Rancho “Os Mensageiros da Alegria” de Vila Nova do Ceira (15h30). Da parte da manhã, às 11h00, serão descerradas as novas placas toponímicas.

Destaque ainda para o Concurso de Doces/Concurso de Mel, uma iniciativa que, a partir das 14h30, irá apresentar e seleccionar os melhores doces confeccionados à base de mel, castanha e noz. Aberto a qualquer pessoa que tenha jeito para a culinária ou que goste de cozinhar, este concurso tem como requisito único a utilização na receita de um destes três produtos endógenos da região.

A Feira encerra com o tradicional magusto, oferecido pela autarquia a toda a população e onde não faltará a água pé.

Com décadas de história, a Feira dos Santos surgiu com a matança do porco, mantendo-se até agora a tradição dos torresmos à moda de Góis e das febras assadas na brasa. Os agricultores levavam o porco e matavam-no na feira, para grande satisfação de todos aqueles que aí, num ambiente de grande convívio e onde não faltava a música ao desafio, saboreavam a carne do porco caseiro, acompanhada da broa e do vinho da região.

“É pena que esta tradição não se possa manter actualmente. A ASAE nunca o permitiria”, lamenta Helena Moniz.

De facto, hoje, por questões de higiene e segurança alimentar, essa tradição não se mantém. Mantém-se, no entanto, a romaria da população e visitantes para o Parque do Baião onde sabem que encontrarão, com certeza, muita animação e convívio.

A autarquia espera que esta feira contribua para a valorização e promoção das potencialidades naturais do concelho de Góis e sirva de incentivo à produção e comercialização do mel, da castanha e da noz.


Onze restaurantes promovem pratos tradicionais

Onze restaurantes do concelho de Góis aderiram ao 1.º Fim de Semana Gastronómico, um evento promovido pela Câmara Municipal com o intuito de divulgar o que de melhor tem a gastronomia desta vila.

“O Retiro dos Sabores”, “Progresso”, “Primavera”, “Chave D’ Ouro”, “Taberna Ti Maria do Augusto”, “A Tranca da Barriga”, “Beira Rio”, “Caçoila”, “Caravela”, “Encosta da Seara” e “O Cantinho” são os restaurantes que irão apresentar nestes dois dias alguns dos pratos típicos de Góis e da região, onde se destacam os famosos torresmos e a sopa serrana.

Apesar de não se poderem confeccionar no recinto da Feira dos Santos, como acontecia antigamente, os torresmos vão ser confeccionados em todos os restaurantes aderentes, assumindo-se como um dos pratos especiais para estes dois dias.

“Queremos revitalizar esta tradição da torresmada. Lançámos o desafio aos restaurantes e eles aderiram. Acredito que será um evento de sucesso e que as pessoas irão apreciar a nossa gastronomia”, realça Helena Moniz.

À torresmada junta-se a sopa serrana, confeccionada tradicionalmente pelas avós. Trata-se, como recorda a vereadora da Cultura, de uma “sopa forte, com carne de porco, feijão e couve”.

Estes são apenas dois dos pratos tradicionais que estarão em destaque este fim de semana. Não faltarão também à sobremesa os doces tradicionais e o bom vinho.

Helena Moniz lança o convite para que todos os visitantes se deixem seduzir pela beleza do concelho de Góis e para que “saboreiem aquilo que a sua gastronomia tem de mais tradicional”.
in O Despertar, de 31/10/2008

Etiquetas: